Notícias

Vice de Vitorino Freire é empossado como prefeito após afastamento de Luanna Bringel pelo STF

A Câmara Municipal de Vitorino Freire empossou, nesta segunda-feira (11), José Gonzaga de Souza, o Zezinho do Sindicato (PDT), vice-prefeito da cidade, para comandar o Município durante o afastamento da prefeita Luanna Bringel (União).

A gestora foi afastada na semana passada, no bojo da Operação Benesse, deflagrada pela Polícia Federal para apurar supostos desvios de recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destinados à gestão municipal. A decisão pelo afastamento foi do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta segunda, Zezinho do Sindicato participou de sessão na Câmara e tomou posse em ato comandado pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gilvan de Brito Sampaio, o Gil da Judite (União).

Operação Benesse – A Operação Benesse foi deflagrada para apurar obras realizadas pela construtora Construservice, as quais foram contratadas pela Codevasf e financiadas com recursos de emendas parlamentares, algumas das quais foram atribuídas ao deputado federal Juscelino Filho (União), hoje Ministro das Comunicações e irmão da prefeita.

No ano passado, por exemplo, em suas redes sociais Luanna chegou a celebrar a compra de novos veículos, computadores e refrigeradores para os Conselhos Tutelares da cidade e chegou a celebrar a parceria com o irmão, então deputado federal.

A investigação teve início em 2021, com a primeira fase sendo deflagrada em julho de 2022 e a segunda em outubro do mesmo ano. De acordo com a Polícia Federal, esta fase atual da investigação tem como alvo o “núcleo público” da organização criminosa, após o rastreamento da alocação e desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica.

A Polícia Federal destacou que, se as suspeitas forem confirmadas, os envolvidos poderão ser acusados de fraude em licitações, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *