Entre os anos de 2019 e 2024, o Maranhão registrou um aumento de 37,7% nos casos de feminicídio. Foi o que apontou o Atlas da Violência 2026.
O Atlas da Violência é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ele apresenta uma análise abrangente da violência no Brasil, com destaque para homicídios, violência de gênero, violência racial e vulnerabilidades sociais.
Segundo os dados do sistema de saúde, 3.642 mulheres foram assassinadas no Brasil em 2024, o que corresponde a uma taxa de 3,4 mortes a cada 100 mil mulheres. Esse número representa uma queda de 6,7% das mortes em relação a 2023.
Apesar do recuo, o volume absoluto de casos permanece alarmante e evidencia a persistência da violência letal de gênero no país: entre 2014 e 2024, 46.336 mulheres foram assassinadas no Brasil.
Há uma tendência de redução que vem sendo registrada ao longo da última década. No entanto, o Maranhão é um dos sete estados brasileiros que têm registado aumento nos casos de feminicídio.
De 2023 a 2024, houve um aumento de 12,9% no estado. Ao todo, 296 mulheres foram vítimas de feminicídio no Maranhão, nos dois anos.
