Categorias

Desembargadora Joseane Bezerra é diplomada em sessão solene do TJ

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, nesta quinta-feira (30/7), Sessão Solene de Diplomação e entrega da Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense, ao desembargador Flávio Vinícius Araújo Costa e à desembargadora Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, em cerimônia conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, na Sala das Sessões Plenárias do Palácio Clóvis Bevilácqua, em São Luís.

No mês de junho, Flávio Costa foi escolhido para a vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional, enquanto Joseane Bezerra ascendeu ao cargo pelo critério de merecimento, em lista exclusivamente feminina, conforme a política nacional de incentivo à participação das mulheres nos tribunais.

A solenidade teve início com a entrada dos homenageados no Plenário. Flávio Vinícius Araújo Costa foi conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, e pela corregedora-geral do Foro Extrajudicial, desembargadora Angela Maria Moraes Salazar. Em seguida, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra foi conduzida pelo desembargador Gonçalo de Sousa Filho e pela corregedora-geral do Foro Extrajudicial.

Em seu pronunciamento, a desembargadora Joseane Bezerra destacou o simbolismo de sua chegada à Corte como magistrada de carreira e ressaltou a importância da representatividade feminina no Judiciário. Segundo ela, a conquista vai além de sua trajetória pessoal e representa o reconhecimento da atuação de mulheres que abriram caminhos na magistratura.

“Tenho plena consciência de que esta conquista transcende a minha história pessoal. Ela pertence também às mulheres que enfrentaram obstáculos, venceram preconceitos silenciosos e demonstraram todos os dias que competência, firmeza, sensibilidade e equilíbrio não possuem gênero”, afirmou.

Na oportunidade, Joseane Bezerra destacou que a sua promoção por merecimento representa um compromisso assumido com a sociedade. “Esta promoção por merecimento não representa apenas o reconhecimento de uma trajetória. Representa, sobretudo, um chamado para servir ainda mais. Porque a magistratura não se mede pela grandeza de um cargo. Mede-se pela grandeza do compromisso assumido diante da sociedade. Hoje, assumo uma missão de servir à Justiça com independência, serenidade, sensibilidade e profundo respeito à dignidade humana”, afirmou.

Após 35 anos de atuação na magistratura de primeiro grau, Joseane definiu a diplomação como o coroamento de sua trajetória profissional e destacou que seguirá conduzindo suas decisões com equidade, acolhimento e respeito ao direito.

“Minhas decisões serão, como sempre foram, pautadas na equidade, no acolhimento e no direito em si, dar o direito a quem tem. Essa é a nossa missão principal. Sobretudo, ter um olhar sistêmico em todos os casos, porque, além dos autos, existem vidas, e essas vidas têm que ser olhadas de uma maneira sempre muito especial”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *