Os profissionais responsáveis pelos serviços de limpeza dos hospitais Socorrão II (Hospital da Cidade Dr. Jackson Lago) e Hospital da Criança, em São Luís, iniciarão uma greve por tempo indeterminado a partir das primeiras horas desta quinta-feira (16). A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC).
A mobilização deve reunir cerca de 200 trabalhadores das duas unidades de saúde, que protestam contra a precarização de suas condições financeiras.
Reivindicações
De acordo com o SEEAC, a decisão de cruzar os braços foi motivada pelo descumprimento de prazos para a regularização de obrigações trabalhistas. A categoria cobra uma solução imediata para:
Atrasos salariais recorrentes (problema que se repete há meses);
Atraso no pagamento do ticket alimentação;
Pendências em outros benefícios garantidos por lei.
Na semana passada, o SEEAC notificou formalmente os responsáveis e concedeu um prazo para a regularização dos débitos. Como os pagamentos continuaram pendentes, a greve foi deflagrada e só será encerrada com a quitação integral das dívidas.
Mobilização
Os trabalhadores se reunirão logo no início da manhã de quinta-feira em frente ao Socorrão II, localizado na Cidade Operária. A paralisação deve comprometer severamente os serviços de higiene e conservação do Socorrão II e do Hospital da Criança, afetando a rotina de atendimento das unidades.
Do O Imparcial

A prefeitura terceirizou todo o serviço de limpeza das escolas e dos hospitais. Anualmente são milhões nas contas das empresas, embora atrase repasses, e nenhuma das empresas quer deixar o contrato. A empresa que tem o contrato da Semus está há mais de dez anos no contrato tendo supostamente vencido mais de uma licitação para este serviço. Dia 03 de junho deveria haver a sessão do pregão da nova licitação, mas na véspera, a sessão foi suspensa para “esclarecimentos” das empresas, e até hoje 15 de julho a sessão não foi remarcada. Há anos os funcionários padecem com atrasos nos salários. Na Semed, NÃO há atrasos nos salários, mas a mesma empresa supostamente já “venceu” as 3 licitações que houve, porém o serviço prestado na maioria das escolas é muito ruim mesmo estando no contrato há 13 anos. A relação entre empresas e políticos não costumam ser muito republicanas e isso explica muita coisa.