Categorias

Renan Calheiros rejeita recurso de Waldir Maranhão e mantém impeachment no Senado

renan

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou nesta segunda-feira (9) ao plenário da Casa que decidiu dar continuidade à tramitação do processo de impeachment no Senado à revelia do ato do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a sessão que autorizou o enviou para análise dos senadores. A decisão foi tomada após consultas ao regimento interno do Senado e conversa com líderes partidários na residência oficial em que mora.

Após o anúncio de Calheiros, os senadores iniciam uma intensa confusão questionando a decisão do parlamentar em manter o processo no Senado Federal.

“Decidir de acordo com o atual presidente da Câmara é sair da imparcialidade”, assim falou Renan Calheiros sobre a decisão de Waldir Maranhão, durante a sessão no Senado quando senador Linderbeg Farias disse que ele estava agindo igual ao deputado Eduardo Cunha.

A Secretaria-Geral da mesa diretora do Senado recebeu, às 11h37 desta segunda, ofício do presidente interino da Câmara dos Deputados pedindo que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos àquela Casa. Cabia a Renan Calheiros decidir se devolvia ou não o processo aos deputados federais.

A decisão de Renan Calheiros de dar continuidade à tramitação do processo de afastamento. Com isso, será lido no plenário do Senado, um resumo do parecer da comissão especial do impeachment do Senado que recomenda a instauração do processo pelo Senado.

Após a leitura, o resumo será publicado no “Diário Oficial do Senado” e começará a contar o prazo de 48 horas para que o relatório possa ser votado pelos senadores.

One thought on “Renan Calheiros rejeita recurso de Waldir Maranhão e mantém impeachment no Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *