Categorias

Prefeito Zito Rolim prorroga período de Situação de Emergência por mais 180 dias

Por meio do decreto nº 3.928, de 03 de dezembro de 2012, o prefeito municipal de Codó, Zito Rolim, prorrogou o prazo de Situação de Emergência no município, declarada no decreto nº 3.905, de 04 de junho de 2012, devido a severa estiagem deste ano. A medida foi tomada em razão da continuidade dos efeitos da estiagem em todo o município, constatada desde maio deste ano, atingindo toda a zona rural.

O fenômeno climático provocou a redução ou a total falta de produção e oferta de produtos da agricultura familiar, tanto para o consumo doméstico das famílias, quanto para o excedente de produção, destinado aos programas alim

entares. No Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo, os recursos não chegaram a sua totalidade ao pequeno produtor rural, devido à quebra da safra de 2012.

Mesmo com os esforços e ações destinadas pela prefeitura de Codó à zona rural do município, como o envio de carros-pipa, o número é insuficiente para a demanda de atendimento as localidades constantes no Relatório de Desastres. Em novo relatório apresentado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), foi constatado que 70% dos 586 povoados da zona rural de Codó continuam sofrendo com a falta de recursos hídricos, afetando diretamente 7.410 famílias, o equivalente a 32.820 pessoas.

Apesar das chuvas do fim de novembro e início de dezembro, os efeitos da estiagem permanecem, haja vista a quebra da safra de 2012 e a incerteza de que o índice pluviométrico do período em 2013 será suficiente para render colheitas compensatórias. O relatório descreve que os mananciais naturais como lagoas, rios, riachos e igarapés ainda permanecem

secos, e que a escassez de água em açudes, barragens, poços, assim como os lençóis freáticos que os abasteciam, continua prejudicando agricultores e pecuaristas.

Com base no relatório elaborado pela COMDEC, que recomendou a prorrogação da Situação de Emergência, e pelo vencimento do prazo da primeira declaração do atual quadro de Urgência, no dia 4 de dezembro, O prefeito Zito Rolim assinou o decreto prorrogando seu prazo por mais 180 dias. A Prefeitura Municipal de Codó aguarda os recursos pedidos nos planos de trabalhos junto ao Ministério da Integração Nacional, uma vez que já obteve o reconhecimento federal de sua Situação de Emergência. (Jeferson Abreu Codo Noticias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *