Categorias

Maranhense tentou matar Sarney ao sequestrar voo 375 da Vasp

Um maranhense armado tomou um voo da Vasp com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto, em Brasília. Desempregado, Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, culpava o governo por sua situação e queria atingir o centro do poder político do país.

José Sarney
José Sarney

O piloto nunca vai esquecer o dia 29 de setembro de 1988, quando o Boeing 737-300 da Vasp que comandava foi sequestrado.

Durante o voo, ele viveu momentos de terror quando o maranhense, armado de um revólver calibre 32, matou seu copiloto, Salvador Evangelista. “Ele levou um tiro na cabeça quando pegou o rádio para responder a um chamado da torre de controle de Brasília”, lembra Murilo. (Veja baixo no vídeo da reportagem do Jornal Nacional sobre o caso na época).

O voo 375 da Vasp fazia o trajeto Porto Velho-Rio de Janeiro, com escala, dentre outros lugares, em Belo Horizonte, onde o maranhense entrou armado. Estavam a bordo 135 passageiros e oito tripulantes.

Comandante Murilo deixa hospital após ter sido baleado na perna no desfecho do sequestro (Foto: José Paulo/AE)
Comandante Murilo deixa hospital após ter sido baleado na perna no desfecho do sequestro (Foto: José Paulo/AE)

“A ação começou quando já estávamos sobrevoando os céus do Rio de Janeiro. Ele gritava: ‘eu quero matar o Sarney. Quero jogar o avião no Planalto!”, diz o piloto.

Cerco Policial – Raimundo Nonato havia perdido o emprego em uma construtora devido à crise econômica que o país enfrentava e acreditava que a culpa era do presidente, na época José Sarney (PMDB), que governou o país entre 1985 e 1990.

Na ação, o sequestrador exigiu que o avião se dirigisse do Rio a Brasília. Como o combustível da aeronave estava acabando devido à mudança de rota, o comandante conseguiu convencer o sequestrador a pousar o Boeing em Goiânia.

“Ao pousar em Goiânia, o avião foi cercado pela Polícia Federal, onde o sequestrador decidiu seguir para Brasília em uma aeronave de menor porte, levando o comandante como refém”.

“Ele tentou subir em um Bandeirante que estava estacionado próximo ao Boeing para fugir. Foi nessa hora que eu corri. O sequestrador foi baleado no quadril pelos agentes da PF e morreu no hospital de infecção, dias depois”.

(Com informações do G1)

6 thoughts on “Maranhense tentou matar Sarney ao sequestrar voo 375 da Vasp

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkk Clemilton, é por pessoas como você que o maranhão é o ultimo vagão do trem brasileiro.

    1. Clemilton….realmente você é parte do atraso do Maranhão, só o teu pensamento já mostra isso…..Muda filho chega de atraso!!!!!!!!!!!

  2. No mínimo esse Clemilton gosta de viver na lama. Comendo das sobras que os Sarneys deixam no Maranhão. É inacreditável do que os maranhenses gostam: POLÍTICOS CORRUPTOS. Meu irmão, vai "catar coco" e vê se o Sarney vai lá te visitar quando tu tiver morrendo por conta das doenças. Aliás, tu pode até morrer, por helicóptero para "saúde pública" agora é usado para viagens particulares, porque o Sarney não é um cidadão comum, igual você. Axa que ele se interessa por você? Vlw!

  3. Nosso povo sofre absurdos, mais infelizmente não posso concordar que gostamos. Essa política inescrupulosa e corrupta que se instalou no Maranhão nos entristece a cada dia e para piorar com Sarney mandando no Congresso Federal a situação do Maranhão e do Amapá são críticas. O Brasil tem que ajudar o Maranhão pois dos políticos maranhenses não podemos esperar nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *