Em um almoço com lideranças da Câmara dos Deputados na semana passada, o ministro do STF Flávio Dino comparou sua atuação em julgamentos sobre emendas parlamentares com um trilho de um trem.
Diante dos líderes de PL, PT, PP, Republicanos, União Brasil, PDT e Solidariedade, Dino afirmou que sua função como ministro não é ser o trem, mas, sim, o trilho, para saber por onde o trem passa e aonde ele vai chegar.
Em outras palavras, o ministro do Supremo afirmou aos deputados que não pretende influenciar na aplicação das emendas. Mas precisa garantir a transparência e a rastreabilidade do uso dos recursos públicos.
Na conversa, Dino ressaltou ainda que, embora tenha sido deputado federal, senador e ministro do governo, hoje integra o STF. Como tal, disse o magistrado, não teria outra posição a adotar.
O almoço de Dino com deputados aconteceu na quarta-feira (19/2), na casa do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia, em Brasília. Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes também participou.
Veja os líderes presentes no almoço:
Altineu Côrtes, líder do PL;
Lindbergh Farias, líder do PT;
Pedro Lucas, líder do União Brasil;
Gilberto Abramo, líder do Republicanos;
Mário Heringer, líder do PDT;
Áureo Ribeiro, líder do Solidariedade;
Paulinho da Força, presidente do Solidariedade;
Elmar Nascimento (União Brasil), 2º vice-presidente da Câmara.
Do colunista Igor Gadelha, Metrópoles