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Após pressão, Dnit promete início da duplicação da BR-135 para junho de 2012

Em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, em Brasília, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Miguel Mazzela, garantiram que o cancelamento da licitação para duplicação da BR-135 não inviabilizará a obra.

Reunião para definição da obra de duplicaçõa da BR 135
Reunião para definição da obra de duplicaçõa da BR 135

Os representantes do governo federal prometeram que a duplicação, do trecho de 28 km, entre São Luís e Bacabeira, será iniciada em junho de 2012. “O Maranhão está em uma situação em que não se pode mais esperar”, declarou o secretário durante a reunião.

Na conversa que manteve com os integrantes do Ministério dos Transportes e do Dnit, Max Barros deixou claro que o governo do Estado não concordou com o “cancelamento unilateral da licitação” e exigiu o estabelecimento de prazos rígidos para que não haja mais atrasos na obra.

Na avaliação dele, a data de junho de 2012 é aceitável, levando-se em consideração que a nova pista será construída sobre solo mole e que na região Norte do Estado, de janeiro a junho é praticamente impossível fazer serviços de terraplenagem devido às chuvas.

“O governo do Estado foi tomado de surpresa [pelo anúncio do cancelamento da licitação], mas a licitação já foi cancelada unilateralmente e isso é um fato irrevogável. Dentro desta realidade, o que nos parece claro é que devemos definir, de agora em diante, um cronograma de trabalho rígido, que seja cumprido, porque o Maranhão não pode ficar com essa pendência. São vidas que se perdem todas as semanas nessa rodovia e isso deve ser considerado pelo governo federal”, destacou Max Barros.

Outra preocupação do secretário é com a perda de recursos. Dos R$ 190 milhões deste primeiro trecho, cerca de R$ 60 milhões são oriundos de emendas de bancada. Se não forem empenhados até 31 de dezembro (o empenho só pode ser feito após toda a licitação), esses recursos serão perdidos. “Estamos no limite do prazo”, alertou Barros.

Adequações – Uma solução para o problema financeiro da obra também foi debatido em Brasília. Durante o encontro, que contou ainda com a participação do deputado estadual Alexandre Almeida (PT do B), ficou estabelecido que o Dnit promoverá algumas adequações ao projeto da duplicação. A principal delas diz respeito ao deslocamento da linha férrea que beira a BR-135 no Campo de Perizes. Inicialmente, ela seria deslocada para dar lugar à via, o que não será mais necessário. Segundo os engenheiros do órgão, a solução mais viável e mais barata será criar um sistema de proteção com defensas ao longo da linha e construir a nova pista ao lado dela, usando os trilhos como uma espécie de canteiro central.

Ao fim da reunião, o diretor-geral Jorge Fraxe reiterou que a duplicação está entre as prioridades do Dnit. “Pode-se dizer que hoje é um marco esse projeto de duplicação da BR-135. Essa é uma obra prioritária para o Dnit, e nós nos comprometemos, como exigiu o secretário Max Barros, a estabelecer o prazo máximo de junho de 2012 para o início das obras, após as adequações já propostas nesta reunião”, finalizou.

6 thoughts on “Após pressão, Dnit promete início da duplicação da BR-135 para junho de 2012

  1. NA REALIDADE O GRUPO SARNEY NÃO TEM NENHUM INTERESSE PELA DUPLICAÇÃO DESTA RODOVIA, A BR-135. A PRIMEIRA REMESSA DE DINHEIRO PARA A DUPLICAÇÃO FOI DESVIADA HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS. É MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA DESTA CURRIOLA.

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