Após 25 anos de espera, a Rodovia MA-006, que liga os municípios de Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, foi oficialmente entregue nesta segunda-feira (27), trazendo mais conforto, segurança e desenvolvimento para a população local. A obra, realizada pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), contemplou 90 km de pavimentação asfáltica, além de serviços de drenagem, construção e desobstrução de sarjetas, bueiros e meio-fio, garantindo o adequado escoamento das águas pluviais.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Carlos Brandão, da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, do ministro André Fufuca, do deputado federal Aluísio Mendes, das deputadas estaduais Andreia Rezende e Vivianne Martins, além de prefeitos da região e outras autoridades locais.
O deputado Aluísio Mendes reforçou seu compromisso com o Maranhão e parabenizou o governador pela execução de uma obra esperada há mais de duas décadas, que fortalece a infraestrutura e impulsiona o agronegócio na região do MATOPIBA.
“Há mais de 25 anos a população esperava esta obra, ação que hoje se concretiza com o trabalho e compromisso do governador Brandão. Agora a região ganha mais uma importante via de ligação da fronteira MATOPIBA, impulsionando o agronegócio e toda a região”, destacou o parlamentar.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da rodovia para a mobilidade e para o escoamento da produção agrícola da região.
“São 90 quilômetros de asfalto novo, tudo requalificado, com meio-fio, sarjeta e drenagem. Isso facilitará a mobilidade da população e o transporte de grãos da região de Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e do MATOPIBA, com produtos que vêm do Tocantins e do Piauí. Também ajudará a salvar vidas, pois ambulâncias chegarão mais rápido”, afirmou.
A região MATOPIBA, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é uma das mais promissoras fronteiras agrícolas do Brasil, caracterizada por solos férteis e clima favorável ao cultivo de soja, milho, algodão e arroz, além de outras culturas extensivas. A MA-006 se torna uma via estratégica para o escoamento desses produtos, conectando produtores, municípios e mercados internos e externos, consolidando o desenvolvimento da região e fortalecendo a economia nacional.
