Poder

Rosário realiza programa de resistência às drogas

thumbnail_IMG-20170516-WA0057-640x427

Foi iniciada nesta terça-feira, 16, mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e desenvolvido pela 7ª Companhia Independente de Polícia de Rosário. O projeto tem por objetivo orientar pais e alunos acerca dos danos causados pelo uso das diversas drogas, incluindo álcool e cigarros.

De acordo com o secretário de Educação de Rosário, Joaquim Francisco de Sousa Neto, todas as atividades do Proerd são realizadas por meio de palestras e reuniões. “É dessa forma que estamos atingindo nossos objetivos e que conseguimos chegar a mais de três mil alunos em nosso município”, afirma.

O projeto trabalha com crianças do 5° e do 6° ano do Ensino Fundamental e tem duração de 8 a 10 semanas. “Durante esse período orientamos os estudantes sobre temas como danos causados pelo uso de drogas, convivência, bullying e outros que fazem parte do cotidiano deles e das famílias”, explica o sargento Dimas, instrutor do Proerd em Rosário.

O sargento conta que as estratégias adotadas durante a realização do Programa têm gerado resultados significativos. Segundo ele, muitos estudantes assimilam tanto o conteúdo que acabam atuando como agentes disseminadores de conhecimento, tanto em família, quanto entre os amigos nas comunidades. “Isso está funcionando, inclusive, para reaproximar famílias, pois as crianças chegam em casa e conversam sobre os riscos do uso de drogas. Já houve casos de pais que abandonaram o cigarro, por exemplo”.

Metodologia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas utiliza uma cartilha, onde há de 8 a 10 etapas, dependendo do tempo de duração que será adotado. Ao final do projeto há uma festa de formatura, onde, além da entrega de certificados, há premiação pela melhor redação, que corresponde à última fase do Proerd.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Esportes

Barcelona contrata garoto maranhense, diz site

Do Globoesporte.com

17218623_1155267814599539_8093570997146366191_o

Considerado uma das principais joias da base do Grêmio desde os nove anos de idade, Emanuel Ferreira, o Manu, deixou o clube. Há pouco menos de um mês, o menino hoje com 11 anos recebeu convite para realizar treinos com o Barcelona e não voltou mais. O Tricolor considera o caso aliciamento e promete ingressar na Fifa contra os espanhóis. O Barça, em posição oficial ao jornal As, da Espanha, afirmou que o garoto não foi contratado e só esteve para avaliação a pedido de um empresário, mas que não interessa ao clube.

Manu não se reapresentou no CT do Cristal, local onde a Escola do Grêmio realiza seu trabalho com as crianças. Nos últimos dias, seu pai, que ganhou um emprego de segurança do clube, também pediu demissão. Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, José Raimundo Ferreira não retornou os contatos.

Manu-ao-lado-das-estrelas-do-Barcelona-Suárez-e-Messi

Segundo o diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, Manu vestirá as cores do Barcelona. Estará por dois anos em uma escolinha ligado ao clube e depois passará a treinar nas canteras, como são chamadas as categorias de base do time de Messi, Neymar e Suárez.

– Ele tem relação federativa com o Grêmio, mas foi aliciado pelo Barcelona. Levaram ele para Barcelona e ele não voltou. O pai se demitiu aqui. O Barcelona já fez isso outras vezes e já foi punido. Ele vai ficar dois anos em uma escolinha e depois se vincula ao clube – explicou o diretor jurídico Nestor Hein ao GloboEsporte.com.

Manu esteve nas dependências do Barcelona em fevereiro. Nas redes sociais, compartilhou diversas fotos vestindo o fardamento do clube catalão. Uma delas, após a classificação épica sobre o PSG, pela Liga dos Campeões, quando os espanhóis aplicaram 6 a 1 nos franceses e reverteram a derrota por 4 a 0 no primeiro jogo.

Desde fevereiro, integrantes da Escola de Futebol, como o coordenador William Mikhailenko, negavam a saída do jovem. Agora, porém, o Grêmio admite ter perdido sua joia. O clube acredita que o garoto se deslumbrou ao conhecer e tirar fotos com os craques do trio MSN.

No Tricolor, há o entendimento que houve aliciamento por parte dos catalães. O clube angaria documentos e promete medida na Fifa entre quinta e sexta-feira. O Barça nega. Segundo o jornal espanhol As, o posicionamento oficial do clube catalão disse que o menino não foi contratado e nem há a intenção de contratá-lo. Segundo a fonte ouvida pelo diário, Manu teria feito um “par de treinos” no clube com garotos de sua idade e “nada mais” para uma avaliação, a pedido de seu agente.

SOBRE A JOIA

O GloboEsporte.com apresentou Manu em 2015, após uma aparição para o grande público. Antes de um jogo do Gauchão, o garoto esteve no gramado da Arena, fez embaixadinhas e bateu bola com outras pessoas. Encantou e chamou atenção pela qualidade técnica.
Natural da cidade de Rosário, no Maranhão, o menino foi aprovado em 20 minutos de teste feito no Grêmio em 2014 e recebeu convite para ficar. Ele disse ter escolhido vestir as cores do clube, já que tinha opções como São Paulo e Atlético-MG.

Na entrevista, o meia falou sobre uma de suas inspirações, o meia Douglas, e também deixou claro, já naquele momento, que tinha o sonho de jogar na Europa. Internamente, os dirigentes da base gremista sempre teceram muitos elogios à qualidade técnica e de drible do garoto, canhoto e bem superior aos companheiros de categoria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Homem é preso acusado de estuprar duas crianças em Rosário

Agentes da Delegacia Especializada da Mulher de Rosário, prenderam, nesta terça-feira (11), um homem identificado como Valdimir Sousa, conhecido como “Cabeludo”, durante a Operação Criança Segura.

Valdimir é acusado de estuprar duas crianças, uma de 11 e outra de 9 anos de idade.

Segundo a polícia, Valdimir era vizinho das vítimas e costumava atraí-las para a sua casa a fim de abusá-las sexualmente.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Rosário, onde ficará à disposição da Justiça.

1476206276-541667608


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Criminosos tocam fogo em ônibus em Rosário e Morros

1475237824-764949402

Na noite dessa quinta-feira (29) foram registrados dois ataques a ônibus nas cidades de Rosário e Morros, no interior do Maranhão.

Segundo informações, na cidade Rosário um ônibus semi urbano da empresa Cisne Branco foi incendiado, por volta das 23h, dentro da garagem da empresa. O coletivo atende cidades da região do Munim e lenções maranhenses.

Já na cidade de Morros, um ônibus escolar foi consumido pelo fogo, também, na noite dessa quinta-feira (29).

Do Imirante

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Criminosos matam idoso após assalto em Rosário

Um idoso morreu em Rosário, após ser assaltado. A vítima morreu a tiros no povoado Nambuaçu de Baixo. Antônio Valdson Ramos Rodrigues teria sacado uma quantia em dinheiro no banco e se deslocou, juntamente com seu filho, nora e um amigo, em um Veículo Renault Clio, de placas NMW 4421, sentido Presidente Juscelino.

Ao chegarem no Povoado Nambuaçu de Baixo, o veículo em que estavam foi alvejado com um tiro na porta, momento em que pararam e foram surpreendidos por dois homens em uma moto de cor preta. A dupla anunciou o assalto. Os criminosos levaram todos os pertences das vítimas e quando empreendiam fuga, efetuaram outro disparo que atingiu Antônio Valdson. A vítima foi encaminhada para o Hospital, mas não resistiu e morreu.

Os bandidos já foram identificados como “Léo” e “Carambanja”. A polícia iniciou as buscas com o objetivo de prender os suspeitos.

idoso-327636


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Paciente é transportado em veículo improvisado em Rosário

rosaro

A cada dia que passa a população de Rosário está mais desassistida. A Prefeitura Municipal, administrada pela prefeita Irlahi Linhares,  não tem ofertado os serviços básicos. Dentre as inúmeras precariedades, destaca-se o descaso com a saúde dos rosarienses. Faltam ambulâncias, equipe médica e um atendimento decente à população.

Na última sexta-feira (9), um homem, que sofreu um acidente de trânsito, foi atendido de forma improvisada pela Guarda Municipal, porque não tinha ambulância para transportá-lo ao hospital. No vídeo, gravado pela própria população, é possível ver o paciente sendo transportado sem maca e sem imobilização.

Segundo informações de moradores, o homem colidiu a motocicleta que conduzia com um carro, e passou um bom tempo estirado no chão com a perna machucada esperando por um atendimento que não apareceu. A vítima foi carregada no banco de trás de uma viatura da Guarda Municipal, com os pés de fora. Com isso, o veículo teve que trafegar com a porta aberta.  Um risco para os guardas e para a vítima. Um verdadeiro absurdo. O fato foi registrado na Avenida Vitorino Freire, no Centro de Rosário.

“Isso mostra como a falta de ambulância coloca em risco a vida dos rosarienses, que já sofrem com o pior sistema de saúde da região e com um hospital municipal quase fechado e constantemente sem médicos. Quando a prefeita Irlahi Moraes assumiu, a cidade tinha nove ambulâncias; agora só se ver uma, mas que tem faltado na hora que o povo precisa. Cadê as ambulâncias de Rosário? Até quando o povo cai ser tratado assim? ” denuncia um morador.

No último dia 4, outro motociclista foi vítima de acidente de trânsito e ficou esperando um bom tempo por uma ambulância para ser trazido para São Luís. O fato lamentável revoltou a população e alguns desabafos foram feitos nas redes sociais. O Blog Neto Ferreira publicou o episódio (Reveja).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Falta de ambulância em Rosário põe em risco a vida de pacientes

Em Rosário, quem precisa de atendimento de urgência nas unidades de saúde enfrenta sérias dificuldades. O município não tem estrutura e capacidade para atender casos graves, e muito menos uma ambulância para fazer o transporte dos pacientes para São Luís. A situação está bem delicada.

No último domingo (4), um morador de Rosário sofreu um grave acidente de trânsito e precisou ser levado para a capital, mas passadas duas horas do acidente, a vítima ainda não tinha conseguido a transferência. O fato lamentável revoltou a população e alguns desabafos foram feitos nas redes sociais.

Em uma postagem, a pessoa identifica a vítima, Pedro Lisboa, explica o ocorrido e torce para que alguém se compadeça do paciente e o leve para a capital. “Deus ajude que um bom filho de Deus possa levá-lo até São Luís para tomar os procedimentos, porque se  depender daqui…”, aponta trecho.

Em um dos comentários sobre a postagem, uma pessoa dispara: “Isso é uma falta de vergonha. Aquilo tá uma calamidade total. Falta de respeito com as pessoas…”, declara. O Blog não conseguiu saber se o paciente conseguiu a transferência e nem o seu estado de saúde.

O município de Rosário é administrado pela prefeita Irlahi Linhares.

IMG-20160905-WA0000


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeita de Rosário é denunciada por interrupção da merenda escolar

irlahi-linhares-moraes-300x224

Irlahi Linhares Moreira, prefeita de Rosário.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moreira, foi denunciada pelo Ministério Público do Maranhão, que pediu, em caráter liminar, a regularização da merenda escolar da rede municipal em cinco dias.

A manifestação, de autoria da titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, Maria Cristina Lima Lobato Murillo, foi motivada por denúncia de vereadores do município, relatando que os estudantes não recebem merenda nas unidades escolares de Rosário desde fevereiro deste ano.

A distribuição de merenda escolar na rede pública está prevista na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como ECA) e Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

Após inspeções realizadas em três escolas do município (Unidade Escolar Bom Jesus, Unidade Integrada Salustiano Santos e Unidade Integrada Henrique Rocha), o MPMA constatou a veracidade do relato dos parlamentares.

O Ministério Público verificou, ainda, no que se refere ao exercício de 2015/2016, a existência de recursos suficientes na conta bancária do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para viabilizar a distribuição da merenda escolar aos alunos.

Por meio do secretário de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, a Prefeitura de Rosário alega que a interrupção no fornecimento da merenda nas escolas é justificada pela ocorrência de problemas no processo de licitação para adquirir a alimentação.

Para a representante do MPMA, o Município de Rosário está desprezando preceitos legais, comprometendo não só o aprendizado dos alunos como também a permanência na escola. “A demora no processo licitatório não pode servir como desculpa para privar os estudantes do fornecimento da merenda escolar”, afirma a promotora de justiça.

No caso de descumprimento do pedido liminar, o MPMA solicita o pagamento, pela prefeita Irlahi Moraes, de multa diária em valor a ser estipulado pelo Poder Judiciário. O requerimento final do Ministério Público é a confirmação do pedido liminar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Padrasto estupra enteada em Rosário

IMG-20160428-WA0095

A Polícia Militar está realizando rondas na região do município de Rosário com intuito de localizar Erisvaldo da Silva Costa. Ele é suspeito de cometer o crime de estupro contra a sua enteada, uma adolescente de 15 anos.

Segundo informações, a vítima estava na igreja, no Povoado Vila Boa Esperança, quando foi obrigada a subir na bicicleta do indivíduo. No trajeto para casa, Erisvaldo amarrou e ameaçou a adolescente de morte e em seguida a violentou sexualmente.

Antes de cometer a ação criminosa, pegou e rasgou todas suas fotos que existiam na residência da sua companheira, que é mãe da vítima, e apagou também as do celular, ficando apenas uma xerox da habilitação.

De acordo com a polícia, Erisvaldo já foi condenado por homicídio e sequestro. Até o momento, o criminoso ainda não foi encontrado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Show de Márcia Felipe em Rosário nesta sexta-feira

A cidade de Rosário receberá, nesta sexta-feira (06), por volta das 22h, o maravilhoso show de Márcia Felipe. O evento acontecerá no Lava jato Vila Pereira e contará também com a participação da banda Furacão do Forró, do cantor Bruno Shinoda e DJ Rogério Mix.

Ainda há ingressos à venda na rede de Farmácias FARBRAS e na Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, em São Luís).

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.