Crime

Homem é preso acusado de estuprar duas crianças em Rosário

Valdimir foi preso durante a operação Criança Segura.

Agentes da Delegacia Especializada da Mulher de Rosário, prenderam, nesta terça-feira (11), um homem identificado como Valdimir Sousa, conhecido como “Cabeludo”, durante a Operação Criança Segura.

Valdimir é acusado de estuprar duas crianças, uma de 11 e outra de 9 anos de idade.

Segundo a polícia, Valdimir era vizinho das vítimas e costumava atraí-las para a sua casa a fim de abusá-las sexualmente.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Rosário, onde ficará à disposição da Justiça.

1476206276-541667608


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Criminosos tocam fogo em ônibus em Rosário e Morros

1475237824-764949402

Na noite dessa quinta-feira (29) foram registrados dois ataques a ônibus nas cidades de Rosário e Morros, no interior do Maranhão.

Segundo informações, na cidade Rosário um ônibus semi urbano da empresa Cisne Branco foi incendiado, por volta das 23h, dentro da garagem da empresa. O coletivo atende cidades da região do Munim e lenções maranhenses.

Já na cidade de Morros, um ônibus escolar foi consumido pelo fogo, também, na noite dessa quinta-feira (29).

Do Imirante

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Criminosos matam idoso após assalto em Rosário

Um idoso morreu em Rosário, após ser assaltado. A vítima morreu a tiros no povoado Nambuaçu de Baixo. Antônio Valdson Ramos Rodrigues teria sacado uma quantia em dinheiro no banco e se deslocou, juntamente com seu filho, nora e um amigo, em um Veículo Renault Clio, de placas NMW 4421, sentido Presidente Juscelino.

Ao chegarem no Povoado Nambuaçu de Baixo, o veículo em que estavam foi alvejado com um tiro na porta, momento em que pararam e foram surpreendidos por dois homens em uma moto de cor preta. A dupla anunciou o assalto. Os criminosos levaram todos os pertences das vítimas e quando empreendiam fuga, efetuaram outro disparo que atingiu Antônio Valdson. A vítima foi encaminhada para o Hospital, mas não resistiu e morreu.

Os bandidos já foram identificados como “Léo” e “Carambanja”. A polícia iniciou as buscas com o objetivo de prender os suspeitos.

idoso-327636


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Paciente é transportado em veículo improvisado em Rosário

Sem ambulância na cidade, agentes da Guarda Municipal tiveram que fazer o transporte do acidentado.

rosaro

A cada dia que passa a população de Rosário está mais desassistida. A Prefeitura Municipal, administrada pela prefeita Irlahi Linhares,  não tem ofertado os serviços básicos. Dentre as inúmeras precariedades, destaca-se o descaso com a saúde dos rosarienses. Faltam ambulâncias, equipe médica e um atendimento decente à população.

Na última sexta-feira (9), um homem, que sofreu um acidente de trânsito, foi atendido de forma improvisada pela Guarda Municipal, porque não tinha ambulância para transportá-lo ao hospital. No vídeo, gravado pela própria população, é possível ver o paciente sendo transportado sem maca e sem imobilização.

Segundo informações de moradores, o homem colidiu a motocicleta que conduzia com um carro, e passou um bom tempo estirado no chão com a perna machucada esperando por um atendimento que não apareceu. A vítima foi carregada no banco de trás de uma viatura da Guarda Municipal, com os pés de fora. Com isso, o veículo teve que trafegar com a porta aberta.  Um risco para os guardas e para a vítima. Um verdadeiro absurdo. O fato foi registrado na Avenida Vitorino Freire, no Centro de Rosário.

“Isso mostra como a falta de ambulância coloca em risco a vida dos rosarienses, que já sofrem com o pior sistema de saúde da região e com um hospital municipal quase fechado e constantemente sem médicos. Quando a prefeita Irlahi Moraes assumiu, a cidade tinha nove ambulâncias; agora só se ver uma, mas que tem faltado na hora que o povo precisa. Cadê as ambulâncias de Rosário? Até quando o povo cai ser tratado assim? ” denuncia um morador.

No último dia 4, outro motociclista foi vítima de acidente de trânsito e ficou esperando um bom tempo por uma ambulância para ser trazido para São Luís. O fato lamentável revoltou a população e alguns desabafos foram feitos nas redes sociais. O Blog Neto Ferreira publicou o episódio (Reveja).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Falta de ambulância em Rosário põe em risco a vida de pacientes

Desabafo foi feito nas redes sociais pelos próprios moradores.

Em Rosário, quem precisa de atendimento de urgência nas unidades de saúde enfrenta sérias dificuldades. O município não tem estrutura e capacidade para atender casos graves, e muito menos uma ambulância para fazer o transporte dos pacientes para São Luís. A situação está bem delicada.

No último domingo (4), um morador de Rosário sofreu um grave acidente de trânsito e precisou ser levado para a capital, mas passadas duas horas do acidente, a vítima ainda não tinha conseguido a transferência. O fato lamentável revoltou a população e alguns desabafos foram feitos nas redes sociais.

Em uma postagem, a pessoa identifica a vítima, Pedro Lisboa, explica o ocorrido e torce para que alguém se compadeça do paciente e o leve para a capital. “Deus ajude que um bom filho de Deus possa levá-lo até São Luís para tomar os procedimentos, porque se  depender daqui…”, aponta trecho.

Em um dos comentários sobre a postagem, uma pessoa dispara: “Isso é uma falta de vergonha. Aquilo tá uma calamidade total. Falta de respeito com as pessoas…”, declara. O Blog não conseguiu saber se o paciente conseguiu a transferência e nem o seu estado de saúde.

O município de Rosário é administrado pela prefeita Irlahi Linhares.

IMG-20160905-WA0000


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeita de Rosário é denunciada por interrupção da merenda escolar

irlahi-linhares-moraes-300x224

Irlahi Linhares Moreira, prefeita de Rosário.

A prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moreira, foi denunciada pelo Ministério Público do Maranhão, que pediu, em caráter liminar, a regularização da merenda escolar da rede municipal em cinco dias.

A manifestação, de autoria da titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, Maria Cristina Lima Lobato Murillo, foi motivada por denúncia de vereadores do município, relatando que os estudantes não recebem merenda nas unidades escolares de Rosário desde fevereiro deste ano.

A distribuição de merenda escolar na rede pública está prevista na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, mais conhecida como ECA) e Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.

Após inspeções realizadas em três escolas do município (Unidade Escolar Bom Jesus, Unidade Integrada Salustiano Santos e Unidade Integrada Henrique Rocha), o MPMA constatou a veracidade do relato dos parlamentares.

O Ministério Público verificou, ainda, no que se refere ao exercício de 2015/2016, a existência de recursos suficientes na conta bancária do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para viabilizar a distribuição da merenda escolar aos alunos.

Por meio do secretário de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, a Prefeitura de Rosário alega que a interrupção no fornecimento da merenda nas escolas é justificada pela ocorrência de problemas no processo de licitação para adquirir a alimentação.

Para a representante do MPMA, o Município de Rosário está desprezando preceitos legais, comprometendo não só o aprendizado dos alunos como também a permanência na escola. “A demora no processo licitatório não pode servir como desculpa para privar os estudantes do fornecimento da merenda escolar”, afirma a promotora de justiça.

No caso de descumprimento do pedido liminar, o MPMA solicita o pagamento, pela prefeita Irlahi Moraes, de multa diária em valor a ser estipulado pelo Poder Judiciário. O requerimento final do Ministério Público é a confirmação do pedido liminar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Padrasto estupra enteada em Rosário

IMG-20160428-WA0095

A Polícia Militar está realizando rondas na região do município de Rosário com intuito de localizar Erisvaldo da Silva Costa. Ele é suspeito de cometer o crime de estupro contra a sua enteada, uma adolescente de 15 anos.

Segundo informações, a vítima estava na igreja, no Povoado Vila Boa Esperança, quando foi obrigada a subir na bicicleta do indivíduo. No trajeto para casa, Erisvaldo amarrou e ameaçou a adolescente de morte e em seguida a violentou sexualmente.

Antes de cometer a ação criminosa, pegou e rasgou todas suas fotos que existiam na residência da sua companheira, que é mãe da vítima, e apagou também as do celular, ficando apenas uma xerox da habilitação.

De acordo com a polícia, Erisvaldo já foi condenado por homicídio e sequestro. Até o momento, o criminoso ainda não foi encontrado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cultura

Show de Márcia Felipe em Rosário nesta sexta-feira

O evento contará também com a participação de Furacão do Forró, Bruno Shinoda e Rogério Mix

A cidade de Rosário receberá, nesta sexta-feira (06), por volta das 22h, o maravilhoso show de Márcia Felipe. O evento acontecerá no Lava jato Vila Pereira e contará também com a participação da banda Furacão do Forró, do cantor Bruno Shinoda e DJ Rogério Mix.

Ainda há ingressos à venda na rede de Farmácias FARBRAS e na Bilheteria Digital (Shopping da Ilha e Rio Poty Hotel, em São Luís).

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

André Fufuca solicita a criação da Zona Franca de Rosário no Maranhão

Deputado também votou a favor da criação da Zona Franca do entorno do Distrito Federal

Grande esperança para a criação da Zona Franca de Rosário

Grande esperança para a criação da Zona Franca de Rosário

O deputado André Fucuca defendeu e votou favorável a aprovação do projeto de lei 46/15 do deputado Rogério Rosso (DF), que altera a constituição para criar a Zona Franca do entorno do Distrito Federal. Fufuca apresentou projeto semelhante onde também solicita a criação da Zona Franca de Rosário no Maranhão.

O parlamentar argumentou que é dever do legislativo possibilitar Leis que oportunizem impulsionar a igualdade entre os estados no desenvolvimento socioeconômico, que é almejado com a criação de zonas francas de livre comércio. “Quando o governo concede incentivos fiscais para que empresas se instalarem nessas áreas potenciais, pode-se obter um maior desenvolvimento da economia de um estado ou dos estados fronteiriços como acontece no DF e também em Rosário no Maranhão”, disse.

Após a aprovação do Projeto de Rosso, Fufuca ficou mais confiante para viabiliza seu projeto de criação da Zona Franca no município de Rosário, que conforme o deputado, irá impulsionar o desenvolvimento econômico do Maranhão. A Zona Franca de Rosário de acordo com o projeto prevê a criação de três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário, e abrigará projetos voltados á atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo e beneficiamento de madeira, entre outras.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Ex-prefeito de Rosário terá que se explicar na Justiça

Ministério Público Federal move ação contra o ex-gestor por irregularidades no uso de verbas de programas sociais

Marconi Bimba, ex-prefeito de Rosário

Marconi Bimba, ex-prefeito de Rosário

Foram muitas as irregularidades cometidas pelo ex-prefeito de Rosário, Marconi Bimba Carvalho de Aquino, na aplicação dos recursos do Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã, repassados por meio de convênio com o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE), em 2013. O Instituto Socius-Polis de Desenvolvimento Social também foi denunciado por fraude em licitação.

A ação foi movida após uma fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), em Rosário, entre os meses de outubro de 2012 e março de 2013, durante a gestão de Marconi. Segundo o inquérito, no período entre 2011 e 2012, foram transferidos pelo MTE o total de 706.629,00 reais, conforme o Cronograma de Desembolso do Plano de Implementação do Projovem Trabalhador/Juventude Cidadã.

Foram constatadas irregularidades referentes à implantação dos recursos, como divergências entre cursos oferecidos e número de vagas disponibilizadas, índice de evasão superior ao aceitável, infraestrutura inadequada e material pedagógico insuficiente, além da inexistência de transporte para os alunos e baixa qualidade dos alimentos fornecidos.

Referente a contratação do Instituto Socius-Polis foi identificado um superfaturamento de serviço, bem maior que a realidade do município. Não foram realizadas pesquisas dos preços vigentes no mercado local, bem como realização de procedimento licitatório com intuito de dar aparente legalidade à contratação.

A prefeitura ainda é acusada de restringir a publicação do aviso de licitação ao Diário Oficial do Estado do Maranhão e ainda cobrou o valor de cem reais pelo edital, sem justificativa plausível, assim como a falta de pagamento de instrutores, colaboradores e fornecedor de lanche.

O MPF pede na Justiça, que Marconi Bimba se manifeste em 15 dias, para apresentar contestações. Se a decisão for favorável, foi pedida a condenação com base na Lei de Improbidade Administrativa nº 8.429/92, que prevê as penas de suspensão dos direitos políticos, multa civil, ressarcimento ao erário e proibição de contratação com o poder público.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.