Categorias

Recadastramento biométrico em São Luís não será prorrogado, diz TRE

20131120100830512107e

A enorme fila registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Beira Mar, na manhã de ontem, tem se repetido com a proximidade do encerramento do prazo para o recadastramento biométrico obrigatório. Até o momento, 63% dos eleitores no Maranhão já procuraram os postos autorizados para ficar em dias com a Justiça Eleitoral. São nove postos distribuídos na capital, além dos cinco postos espalhados nos municípios do interior. O prazo encerra dia 19 de dezembro, não haverá prorrogação, garante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Quem não recadastrar terá o título de eleitor cancelado”, alerta a supervisora de atendimento do TRE-MA, Silvana Pereira.

Por dia, a média é de 1.500 atendimentos, segundo o TRE, que podem ser feitos das 8h às 18h, diretamente nos postos autorizados ou agendando pelo site do Tribunal e também no próprio local. Os pontos de recadastramento são os Vivas da Praia Grande, João Paulo e Jaracaty; nos shoppings São Luís, Rio Anil e da Ilha; no CSU da Cohab; e Praça Maria Aragão, onde é preciso marcar o dia de atendimento. Já no posto da Associação de Moradores da Vila Janaína e na sede do TRE, na Beira Mar, são atendidos pessoas que agendaram ou que se dirijam diretamente ao local, além das prioridades – idosos, gestantes, mulheres com criança de colo. Os demais postos são em Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, São José de Ribamar e Timbiras.

Os eleitores têm optado pelo agendamento para diminuir o tempo de espera. A dona de casa Elizabeth Oliveira, 35 anos, teve a ajuda da cunhada para agendar e achou bem mais tranquilo o processo. “É melhor porque resolve online e chegando aqui já fica na sala aguardando, sem precisar enfrentar uma enorme fila”, disse ela. Já a doméstica Maria de Jesus Sousa, 54 anos, que veio da Vila Luizão nas primeiras horas da manhã para acertar a situação com a justiça eleitoral, estava feliz por ter recebido o título em dias. “Tem que regularizar, porque se a gente precisa fazer qualquer coisa e pedem o Título e a pessoa não tem, é um problema”, disse ela, que considerou o atendimento “rápido e bem organizado”.

O número de agendamentos ultrapassa os 70% do total de atendimentos – cerca de 1.100 por dia. A supervisão atribui a escolha à praticidade para realização e garantia de atendimento mais rápido. Sem agendar o tempo de espera pode ultrapassar três horas, já agendando, o eleitor pode ser atendido em até uma hora. No Tribunal são 22 atendentes treinados para o recadastramento. O TRE estuda a possibilidade de realizar plantões no fim de semana, a fim de atender toda a demanda até o prazo estipulado. “Mas, não há nada definido neste sentido. A orientação é que as pessoas compareçam no prazo”, alerta a supervisora, Silvana Pereira. Sem o Título de Eleitor, a pessoa é impedida, entre outros, de tomar posse em cargo público e tirar passaporte.

Como fazer

Para agendar, o eleitor pode acessar o site do TRE e será gerado um protocolo com o dia e local de atendimento; no local o usuário apresenta o protocolo e recebe uma senha para realizar o recadastro. Indo diretamente ao local, basta pegar a senha e aguarda na fila para entrar no posto. Um processo um pouco mais demorado e cansativo, segundo avalia a supervisora Silvana Pereira. Os documentos exigidos são carteira de identidade e comprovante de residência originais para o recadastro.

Caso o usuário vá fazer transferência de título ou primeiro cadastramento deve ter em mãos, além dos originais, as fotocópias. Para transferências é exigido o comprovante de residência de três meses antes do processo, a fim de comprovar permanência domiciliar, conforme exige a Lei Eleitoral, sob pena de ter o Título indeferido. Para alistamento levar originais e cópias e quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995). Informações pelo 0800.098.5000 / 2107.8605 (recepção TRE) ou pelo site: www.tre-ma.jus.br.

One thought on “Recadastramento biométrico em São Luís não será prorrogado, diz TRE

  1. QUANDO É QUE VÃO VIM EM CODÓ, PQ AQUI FOI DESCOBERTO A MAIOR FRAUDE ELEITORAL JA EXISTIDA EM TODO BRASIL, PELO BINE FIGUEIREDO E O FILHO CAMILO FIGUEIREDO OS DOIS PROMOTORES VIRAM TUDO E NÃO FIZERAM NADA, ATE AJUIZA DA EPOCA ESTAVA COM OS FRAUDADORES PODE ISO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *