Apreendido pela Polícia Federal na última quarta-feira (4), em São Luís, o valor de quase um milhão de reais em espécie tinha um destino específico.
Interlocutores informaram à reportagem do Blog do Neto Ferreira que a quantia seria entregue a um secretário do alto escalão do Governo Carlos Brandão, cuja identidade ainda está sob sigilo. O valor seria, suspostamente, usado para pagamento de propina.
O dinheiro estava sendo transportado no porta-malas de um veículo, que foi interceptado por agentes federais em conjunto com membros da Controladoria-Geral da União (CGU).
Durante a abordagem, o suspeito que conduzia o veículo teria realizado manobras evasivas, o que levou os policiais a interceptarem o automóvel. Na vistoria, foram encontrados R$ 998.980,00 em espécie. O homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, onde teve a prisão em flagrante formalizada pelo crime de lavagem de dinheiro.
As investigações preliminares apontam que o dinheiro pode ter relação com fraudes em processos licitatórios e desvio de recursos públicos.
A suspeita sobre o possível destinatário da quantia acrescenta um novo elemento ao caso, que pode alcançar integrantes da estrutura do Governo do Maranhão.
A Polícia Federal informou que dará continuidade às investigações para identificar a origem e o destino do dinheiro, além de esclarecer as circunstâncias das movimentações suspeitas.
