Categorias

Promotoria requer anulação de licitações em Porto Rico

00149
Em virtude de irregularidades constatadas em diversas licitações, todas na modalidade de pregão presencial, efetuadas pela prefeitura do município de Porto Rico (termo judiciário da Comarca de Cedral), o Ministério Público do Maranhão expediu, em 19 de maio, Recomendação à prefeita Rosa Ivone Braga, para a anulação dos referidos certames.

Formulou a manifestação o promotor de justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar, da Comarca de Cedral.

Estão sendo questionados os pregões para aquisição de produtos de higiene e limpeza, aquisição de material de expediente, contratação de serviço de limpeza urbana, contratação de serviço de manutenção de iluminação pública, aquisição de alimentação para viagem, contratação de serviço para o acompanhamento da Comissão Permanente de Licitação, locação de veículos e contratação de consultoria contábil.

De acordo com a apuração do MPMA, as licitações restringiram a competitividade e ofenderam os princípios da igualdade, publicidade e moralidade, contrariando a Constituição Federal, a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade), Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações) e Lei nº 9.755/98 (Pregão).

O edital foi publicizado unicamente em veículo de baixa circulação e somente uma empresa participou de oito dos nove certames avaliados. Além disso, foi atestado que somente uma pessoa retirou o edital de licitação e participou dos certames nas licitações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *