Categorias

Prefeitura de São Bernardo também vira alvo da PF por contratar “barbearia” de Teresina

A operação Mustache, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (12) também atingiu a Prefeitura de São Bernardo. Os policiais já haviam feito buscas na Prefeitura de Paço do Lumiar, região Metropolitana de São Luís (reveja).

Segundo as investigações, as gestões municipais maranhenses usaram o endereço de uma barbearia de Teresina (PI) para fraudar licitações e desviar verbas públicas federais da saúde e educação.

O inquérito policial foi instaurado após levantamentos realizados pela CGU (Controladoria-Geral da União), em 2020, constaram a participação de uma empresa suspeita de pertencer a “laranja” em contratações destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Piauí.

Diante disso, as investigações foram aprofundadas e os auditores identificaram a participação de outras empresas e pessoas que atuariam de forma coordenada em contratações públicas, especialmente dissimulando concorrerem entre si, resultando em contratações com preços superfaturados.

Foram identificados indícios de pagamentos de vantagem indevida a agentes públicos ligados a determinados municípios contratantes, bem como a prática de lavagem de dinheiro.

Os contratos sob investigação incluem repasses destinados aos respectivos Fundos Municipais de Saúde e Fundos de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Operação Mustache consiste no bloqueio de bens e valores de até R$ 11.732.845,19 milhões pertencentes aos investigados, bem como no cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão em municípios piauienses e maranhenses. O trabalho de campo conta com a participação de 12 servidores da CGU e de 55 policiais federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *