Categorias

Prefeito de Coelho Neto reduzirá carga horária de professores

A partir da primeira semana de junho, a Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC implantará nas escolas da rede municipal e Coelho Neto uma nova estrutura de carga horária e abordagem pedagógica.

Soliney Silva, prefeito reeleito em Coelho Neto.
Soliney Silva, prefeito reeleito em Coelho Neto.

As mudanças tem o objetivo de cumprir o que está previsto na Lei 11.378/08 em seu artigo segundo, quarto parágrafo que diz: “Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”.

De acordo com a Secretária de Educação Rosário Leal (foto) as mudanças já foram discutidas com a equipe pedagógica da SEMEC. “Tivemos um momento de apresentação da proposta a nossa equipe e estamos aperfeiçoando para colocá-la em execução a partir do próximo mês”, informou ela.

PROJETO CIRANDA PEDAGÓGICA

Para garantir que os professores do campo e urbano tenham 1/3 da sua carga horário de trabalho fora do espaço escolar, a SEMEC utilizará nesse horário agentes do MAIS EDUCAÇÃO, voluntários, estagiários das universidades, faculdades particulares, agentes do departamento de cultura e agentes da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer para preencher este horário com diversas atividades pedagógicas que partirão de projetos pré-definidos e ordenados respectivamente com os seguintes temas geradores: Lixo, Água e Natureza, Higiene Corporal, Festas Populares, Lendas, Relações Humanas e Cultura de Paz.

A proposta resume-se em alternar as atividades nas seis áreas de atuação descritas acima até que se retorne ao primeiro tema criando-se assim uma ciranda pedagógica. As áreas de atuação devem atender os temas geradores, cumprindo assim o núcleo comum.

PARCERIA

Os agentes do Mais Educação, Cultura, professores de educação física, voluntários e estagiários das universidades e faculdades particulares irão compor os recursos humanos necessários para que a “Ciranda Pedagógica”, gire em conformidade com a infraestrutura e particularidades de cada escola da rede municipal de Coelho Neto.

Teremos também o apoio da Secretaria de Desportos e Lazer que entrar com infraestrutura física de campo de futebol, do ginásio poliesportivo Uiran Sousa, além do apoio técnico, garantindo assim que a “Ciranda Pedagógica”, nunca pare de girar.

PROFESSORES ATENDIDOS

Inicialmente todos os professores do campo e zona urbana da educação infantil e professores do primeiro ao quinto ano, serão beneficiados com um dia e meio de folga por semana que corresponderá a 1/3 da sua carga horária, em local de livre escolha que deverá ser utilizada para reuniões, realização do planejamento pedagógico (obrigatório 4 horas mensais), elaboração de atividades, diário e correção de provas, pesquisas, curso e formação continuada.

Os professores de 6º ao 9º ano, a SEMEC está realizando um levantamento da carga horária de todos os professores, após concluindo organizará uma proposta para os professores que ultrapassaram a carga horária prevista na lei 11.738/2008.

Dessa forma a cidade de Coelho Neto dá mais um passo a frente no que se refere à dinâmica e aos processos que compõe o sistema educacional. É importante garantir o que está previsto por lei, em beneficio do professor sem que se retroceda ou prejudique o aluno e seu aprendizado.

8 thoughts on “Prefeito de Coelho Neto reduzirá carga horária de professores

  1. Neto, esta comendo um jabá grande para divulgar essas ações do prefeito. Essa família do Luís Cardoso estão fazendo e meio de vida com os blogs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *