Categorias

Polícia Militar forma 432 policiais para o Maranhão

O Governo do Estado convocou mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldado de Polícia Militar e soldado Bombeiro Militar para ampliar o efetivo do sistema de segurança pública e renovar a tropa militar maranhense. Deste contingente de convocados, 432 chegaram à sexta etapa do concurso, que consiste no curso de formação, realizado pelo Centro de Formação de Praças (CFAP) da Polícia Militar.

A convocação dos policiais militares está entre as primeiras medidas anunciadas pelo governador Flávio Dino para garantir mais segurança à população. “Cumprindo o compromisso assumido no dia 1º de janeiro, vamos ampliar cada vez mais a presença da polícia na vida da população, visando garantir a paz e o respeito às leis”, afirmou o governador Flávio Dino.

O coronel Aucerir Becker, comandante do CFAP, frisou a preocupação do governo em garantir a segurança do maranhense, mas sem deixar de formar corretamente o policial que irá atuar nas ruas. “Sabemos da necessidade urgente de policiais trabalhando pelo bem da sociedade, mas não podemos jogar o aprovado no concurso no confronto direto das ruas de qualquer maneira. Ele precisa conhecer uma série de princípios para, só assim, preservar pela idoneidade do cidadão e também a dele”.

O curso de formação dura sete meses e meio. O início ocorreu no dia 23 de maio e encerra dia 22 de dezembro. Após o término, o governador irá nomear os aprovados e, então, a turma poderá reforçar as tropas militares. “Temos que ter policiais que entendam o conhecimento jurídico ao atendimento do cidadão, além de primeiros socorros, ou situações de conflitos. O CFAP está aqui para preparar o aluno da melhor forma possível sem oferecer risco de vida para o cidadão que recebe o atendimento”, afirmou o coronel Becker.
O curso de formação possui aulas teóricas, realizadas em salas de aula, e práticas, que ocorrem em campos de futebol localizados dentro do Centro de Formação. Disciplinas como, Saúde e Segurança aplicada ao trabalho policial, Teoria Geral da Segurança Pública, Noções em Direito Penal e Processual, Conhecimentos em Defesa Pessoal, são algumas disciplinas lecionadas no CFAP por professores com ampla experiência no mercado, como delegados e promotores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *