Categorias

Leilões e eventos de cavalos viram palanque de políticos

Uma praça em homenagem a um cavalo premiado foi inaugurada em Boituva (SP) em janeiro com a presença de ministro, secretário, deputado federal e até um deputado estadual do Rio de Janeiro.

O evento ficou conhecido pela presença de Juscelino Filho (União Brasil), ministro das Comunicações, que usou um avião da FAB para ir à inauguração do espaço em homenagem ao cavalo Roxão, que pertencia a um sócio, além de outros eventos ligados ao mesmo assunto, conforme revelou à época o jornal O Estado de S. Paulo.

A presença de políticos no universo dos cavalos, porém, vai muito além do ministro. Leilões e premiações do setor viraram palanque para políticos brasileiros.

Há desde políticos proprietários de haras, como a família do ministro Juscelino, a outros que fazem parte de uma espécie de bancada da vaquejada, modalidade esportiva com cavalos muito popular especialmente no Nordeste.

Em Boituva, na inauguração da praça que conta com uma escultura do cavalo quarto de milha, os outros políticos presentes eram o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania), o deputado estadual paulista Itamar Borges (MDB) e o deputado estadual do Rio Rosenverg Reis (MDB).

Roxão, cujo nome oficial era Silver Wild SLN, era de propriedade de Jonatas Dantas, um dos principais criadores e sócio de Juscelino.

O animal, que morreu aos 27 anos em 2021 após uma carreira apinhada de títulos, tinha fãs como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que chegou a montá-lo durante uma competição.

Não raro os eventos são um lugar para ver e ser visto no mundo político. E que rendem um palanque perante um eleitorado influente, uma vez que empresários do agronegócio, construtoras e artistas famosos também fazem parte do grupo de fãs e criadores de cavalos.

No fim de julho do ano passado, o então deputado Juscelino foi o anfitrião dos políticos. Ele organizou um leilão de cavalos mangalarga em São Luís (MA), que teve interrupções entre os lances para que congressistas e líderes locais pudessem ser anunciados e discursar.

O maior espaço foi dado ao senador Weverton Rocha (PDT-MA), que à época era candidato a governador do estado do Maranhão.

O gancho para a fala de Rocha foi a colocação para leilão de um cavalo de Juscelino Filho chamado General Roxo AD, cuja renda seria destinada à unidade maranhense do Hospital de Amor.

Juscelino tomou o microfone e creditou a Rocha a instalação do braço do hospital em Imperatriz (MA), reduto político do então candidato. “Se hoje nós temos o Hospital de Amor aqui no Maranhão, é graças ao trabalho do nosso senador Weverton Rocha, que vai ser o próximo governador do estado do Maranhão.”

Leia mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *