Notícias

Flávio Dino é recordista em usar avião da FAB para passar fim de semana em casa

Entre os ministro do governo Lula (PT), Flávio Dino (PSB) é o campeão em usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar o final de semana em casa, que fica em São Luís. A informação é do site Metrópoles.

Dados da Força Aérea Brasileira (FAB) mostra que para alguns integrantes do primeiro escalão federal esses voos viraram rotina.

Em muitos casos, os ministros viajam às sextas-feiras, esticam o fim de semana nas suas cidades e retornam a Brasília, também nas asas da FAB, aos domingos ou às segundas-feiras.

Com direito de voar a bordo de aviões oficiais, ministros do governo Lula vêm aproveitando o privilégio e usando as aeronaves para passar os fins de semana nos seus estados de origem.

O ministro da Justiça e Segurança Pública é o recordista nesse tipo de viagem. Ao todo, ele fez nove voos às sextas e aos sábados para capital do Maranhão, onde tem residência.

O Ministério da Justiça disse que as viagens de Flávio Dino em aviões da FAB estão de acordo com os requisitos estabelecidos em lei — incluindo aquelas realizadas sob a justificativa de “segurança”, uma vez que o ministro sofre ameaças que ensejam até o reforço de sua escolta policial.

A legislação atual prevê que ministros de Estado só podem usar voos da FAB para viajar entre Brasília e as cidades onde têm domicílio quando alegarem motivos de “segurança”.

É comum, no entanto, que os ministros marquem compromissos nas suas cidades de origem e justifiquem os deslocamentos apontando motivos de serviço, o que também abre brecha para que os voos ocorram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *