Notícias

Equipe do Fantástico vai a Mata Roma para apurar esquema de verbas da Covid-19

Equipe do Fantástico, da TV Globo, está preparando uma grande reportagem sobre o esquema de desvios de verbas destinadas ao combate da Covid-19 no Maranhão montado a partir de repasse irregular de emendas parlamentares .

O trabalho jornalístico está sendo comandado pelo repórter Maurício Ferraz que, na semana passada, esteve na cidade Mata Roma, onde ficou comprovado, pelo Ministério Público Federal, que o município inseriu dados falsos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), em relação aos procedimentos de reabilitação de pacientes pós-covid, no período de janeiro a maio de 2022.

Imagens registradas pelos moradores mostram o momento que a equipe gravava conteúdo e conversava com pessoas buscando mais informações sobre o caso. A matéria do Fantástico deve ir ao ar em breve.

Em novembro do ano passado, à pedido do MPF, a Justiça Federal bloqueou R$ 688 mil da Prefeitura comandada por Besaliel Albuquerque devida a constatação da fraude na obtenção de recursos para reabilitação de pacientes pós-covid.

Segundo a ação cautelar proposta pelo MPF, após as informações falsas serem inseridas no SIA, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) repassou o valor de R$ 743.533,20 mil ao FMS de Mata Roma, para garantir a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com sequelas pós-covid.

“O mesmo procedimento de inserção de dados falsos no sistema do SUS identificado pelo MPF e CGU no repasse irregular de emendas parlamentares foi constatado para o programa de tratamento pós-covid pelo próprio Ministério da Saúde. As fraudes são flagrantes, pois existem vários pacientes que foram atendidos simultaneamente em mais de um município e, algumas vezes, inclusive, a ordem sequencial de pacientes nos municípios é idêntica”, disse o procurador da República Juraci Guimarães, responsável pela ação do MPF.

De acordo com o MPF, a cidade de Mata Roma tem uma população de 17.122 habitantes, com 652 casos de Covid-19 registrados. E, só de janeiro a abril do ano passado, foi informado no SIA do SUS 34 mil procedimentos de reabilitação de paciente pós-covid no município. Entretanto, nesse período, havia apenas 2 fisioterapeutas na cidade, o que faria com que cada um desses profissionais tivessem realizado 258 consultas por dia, considerando sábado, domingo e feriado.

“O MPF instaurou procedimentos para investigar essa fraude em 33 municípios maranhenses, com a finalidade de proteger o erário e responsabilizar criminalmente os autores das inserções falsas e eventual desvio dos recursos públicos irregularmente recebidos”, destacou o procurador Juraci Guimarães.

Mata Roma é uma das 43 cidades maranhenses investigadas por envolvimento em irregularidades no recebimento de emendas parlamentares para incremento da saúde. As cidades teriam recebido dinheiro do orçamento secreto, com base em informações de internações e consultas inexistentes.

One thought on “Equipe do Fantástico vai a Mata Roma para apurar esquema de verbas da Covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *