Categorias

“Engarrafados”: a rotina do trânsito em São Luís

Imirante.com

Um dos maiores desafios das grandes cidades brasileiras tem sido a procura por soluções que garantam melhorias da mobilidade urbana. Apesar de o sistema de transporte público ser apontado como prioridade nessa questão – já que a maior parte da população depende dele – melhorar as condições para a circulação de meios de transporte individuais se apresenta como uma tarefa essencial.

Na capital maranhense, por exemplo, o aumento da frota de automóveis e motociletas é evidente ao longo dos últimos anos. Em 2014, entre janeiro e junho, já foram cadastradas 35.821 motocicletas novas. Isso representa 52,49% do total de veículos novos em circulação em São Luís. Em relação aos automóveis, o número é quase a metade: nos seis primeiros meses do ano, foram registrados 16.088 novos automóveis.

Com as vias cada vez mais cheias de veículos, surgem as reclamações quanto à lentidão do trânsito e a demanda por mais infraestrutura nas diversas vias que cortam a cidade. Além dos motoristas e motociclistas, aqueles que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte também lidam com os problemas estruturais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), São Luís possui cerca de 13 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas.

A reportagem do Imirante.com falou com três pessoas que enfrentam diariamente o transito de São Luís para chegar ao trabalho. Todos eles têm em comum o fato de morar na região do Cohatrac e trabalhar no Centro da cidade, mas utilizam veículos diferentes para chegar até lá. Um vai de carro, outro de motocicleta e o outro se locomove por bicicleta. Cada um deles falou sobre sua rotina no trânsito, destacando as vantagens e desvantagens dos meios de transporte adotados.

Entre a rotina, o congestionamento e o stress

Morador do bairro do Cohatrac, o funcionário público Hemetério Pereira viveu na pele as transformações pelas quais o trânsito de São Luís passou nos últimos anos. Desde 2002, ele vai de carro para sua repartição, localizada no Centro da cidade. “O congestionamento aumentou muito, tem muito mais carros na rua”, diz. O funcionário público reclama do stress e dos atrasos ocasionados pelos engarrafamentos diários.

Para Hemetério, que sempre percorre as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Daniel de la Touche, Franceses e Getúlio Vargas no caminho entre sua casa e o trabalho, o principal problema do trânsito é a falta de opções de escoamento e os buracos, que acabam contribuindo para aumentar os congestionamentos. O funcionário público sai de casa às 6h20, conseguindo chegar ao seu destino em 40 minutos. Já a volta, segundo ele, é bastante complicada. Terminando o expediente às 17h, Hemetério chega a demorar cerca de uma hora e quarenta minutos para chegar em casa.

Ele acrescenta, ainda, que motoristas imprudentes contribuem para piorar a situação, pondo em risco a segurança de todos. Hemetério destaca que é preciso ser prudente e respeitar sempre os pedestres e os demais veículos.

Contra o tempo e…os engarrafamentos

Cruzar a cidade de carro pode ser um tormento diário para vários. Mesmo saindo mais cedo, a quantidade de veículos chega a impedir uma viagem mais tranquila para os condutores. Quem opta por utilizar uma moto para chegar ao seu destino, acaba cruzando a cidade de uma forma mais rápida e, assim, evitar transtornos. Como conta Leonardo Jorge Araújo, de 35 anos. “Consigo chegar em 30 minutos”, disse sobre o mesmo percurso feito pelo motorista Hemetério Pereira.

Em meia hora, o motociclista consegue fazer um percurso que, para muitos, chega a ser bastante longo. Porém, para realizar tal “façanha”, Leonardo conta que é preciso fazer sacrifícios, como acordar mais cedo. “Se eu sair em torno das 7h, consigo fazer o percurso em 30 minutos. Se eu deixar para sair depois disso, o trânsito é bem mais intenso”, acrescentou ele ao afirmar que, neste caso, o mesmo percurso aumenta, ficando entre 45 minutos e 1 hora.

“As pessoas esquecem que fazem parte do tráfego de São Luís e acabam todos saindo na mesma hora”, desabafa Leonardo que dirige moto há cinco anos e diz conhecer as “artimanhas” da capital maranhense. Segundo ele, ao retornar do trabalho, acaba saindo às 17h. Quando sai mais tarde, às 18h, ele utiliza as vias alternativas dos bairros para fugir dos enormes engarrafamentos.

Entre os trechos escolhidos por ele para fugir do trânsito difícil de São Luís, estão a Avenida Litorânea e ruas dos bairros do Monte Castelo e Cohatrac. “Utilizo bastante as vias alternativas para fugir do trânsito. Por que, por lá, [o trânsito] é mais folgado”, finalizou.

Opção mais barata e sustentável

Nem bem amanhece e o professor Irinaldo Lopes já inicia sua jornada diária, partindo para o trabalho na companhia de sua bicicleta. Sempre entre as 5h30 e 6h, ele sai da casa dos pais no Cohatrac ou de seu apartamento no Turu e segue até a Rua Rio Branco, no Centro, onde fica a escola em que exerce função de diretor-adjunto. “As pessoas esperam que eu vá de carro, ainda mais que ocupo um cargo de direção”, comenta, criticando o status que o carro representa para muita gente.

Meio de transporte barato e sustentável, as bicicletas têm seu uso regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro, que determina uma distância mínima de 1,5 m dos veículos motorizados, além de obrigar ciclistas a se manterem na lateral direita das vias quando não houver ciclofaixa ou acostamento, tendo eles preferência sobre veículos automotores. “Mas alguns trechos no meu percurso oferecem risco no compartilhamento com automóveis”, ressalta Irinaldo. Entre os fatores que aumentam os riscos, ele menciona a ausência de ciclovias, os motoristas que não respeitam a distância mínima e a existência de buracos, lixo e lama nas bordas laterais das vias.

Os 13 quilômetros de ciclovias informados pela SMTT são distribuídos em apenas três locais: a Av. Litorânea, o bairro do São Raimundo e a Av. São Luís Rei de França, por onde passa Irinaldo em um de seus trajetos a caminho do Centro da cidade. Segundo o ciclista, esse espaço já se encontra bastante deteriorado. Sobre a quantidade de vias destinadas à circulação de bicicletas, a SMTT disse, por meio de nota, que a construção de uma outra ciclovia está prevista no projeto do “Novo Corredor de Transporte”, ligando o bairro do São Francisco à Cohab.

Irinaldo destaca que os ônibus, por exemplo, têm vantagens sobre as bicicletas, sobretudo no que diz respeito à quantidade de pessoas que transporta. No entanto, ressalta que a bicicleta proporciona mais autonomia, além da fuga dos congestionamentos. Ele revela que sempre leva em torno de 40 minutos para completar seu percurso tanto de ida como de volta, mesmo em horários de pico.

18 thoughts on ““Engarrafados”: a rotina do trânsito em São Luís

  1. Mata Roma e Anapurus desligam o sinal da mirante na noite do dia 25/07/2014 pra população não ver a reportagem da prisão dos bandidos Jairo,Zominha e Aguinaldo…isso é uma palhaçada… Fato… mais a população tem outros meios de informação…

  2. Boa Tarde

    e vale lembrar que foram REPASSADOS a Capital de Sao Luis-MA do dia 1 de JANEIRO ate 30 de JUNHO de 2014

    JANEIRO—–R$ 107.904.063,40 FUNDAÇÃO NACIONAL DA SUADE—– R$21.793.416,02

    FEVEREIRO——-R$ 116.335.066,11 FUNDAÇAO NACIONAL DA SAUDE—R$ 23.347.230,45

    MARÇO—–R$ 81.640.357,25 FNS—————— R$ 24.420.557,89

    ABRIL——R$ 88.432.215,55 FNS———– R$22.759.646,11

    MAIO—– R$ 114.202.324,69 FNS—– R$ 25.451.678,06

    JUNHO—-R$ 86.248.706,81 FNS—– R$24.110.028,32

  3. Boa Tarde

    os CONVENIOS

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/ConveniosLista.asp?UF=ma&Estado=maranhao&CodMunicipio=921&Municipio=SAO+LUIS&CodOrgao=&Orgao=&TipoConsulta=0&Periodo=

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=2

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=3

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=4

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=5

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=6

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=7

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=8

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=9

    http://www.portaltransparencia.gov.br/convenios/convenioslista.asp?uf=ma&estado=maranhao&codmunicipio=921&municipio=sao+luis&codorgao=&orgao=&tipoconsulta=0&periodo=&Pagina=10

  4. Boa Tarde

    olha pessoal os REPASSES pra a cidade de Bacabal-MA no mesmo periodo de Sao Luis-MA

    JANEIRO—–R$ 8.703.106,31 FUNDAÇAO NACIONAL DA SAUDE—- R$ 2.079.465,92

    FEVEREIRO—– R$ 11.030.389,44 FUNDAÇAO NACIONAL DA SAUDE— R$ 2.733.585,46

    MARÇO—–R$ 7.177.503,46 FNS———- R$ 3.123.217,18

    ABRIL—– R$ 7.854.985,60 FNS—– R$ 2.675.957,42

    MAIO——– R$ 10.803.277,23 FNS—— R$ 2.623.334,81

    JUNHO—– R$ 7.562.306,04 FNS—- R$ 2.473.956,82

  5. PREFEITURA MUNICIPAL DE BACABAL – MA

    EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATO Nº 007/2014 – SEMADP. TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2014-CSL/SEMADP. CONTRATANTE: Secretaria Municipal de Administração e Planejamento. CONTRATADA: Empresa Bacabal Gás Ltda-ME. OBJETO: Aquisição de gás GLP de 13kg e 45kg, a fim de atender as necessidades da Secretaria Mun. de Administração e Planejamento do Município de Bacabal-MA. VALOR: R$ 51.600,00 (cinquenta e um mil e seiscentos). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 02.02-Sec. Mun. de Administração; 04.122. 0003.2003.0000 – Manut. e Coord. das Ativ. da Secretaria; 3.3.90.30.00-Mat. de Consumo. BASE LEGAL: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. PRENTICIMAR VELOSO GUSMÃO (Chefe de Gabinete-Ordenadora de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO . CONTRATO Nº 004/2014-SEMADP. PREGÃO PRESENCIAL Nº 003/2014-CSL/SEMADP. CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Bacabal. CONTRATADA: Carlos Alberto Maciel Abas. OBJETO: Contratação de prestador de serviços jurídicos de assessoria e consultoria técnica especializada em licitações, compras e contratos administrativos para Prefeitura Municipal de Bacabal-MA. VALOR: R$ 132.633,00 (cento e trinta e dois mil, seiscentos e trinta e três reais). Dotação Orçamentária: 02.02-Sec. Mun. de Administração; 04.122.0003.2003-Manut. das Ativ. da Secretaria; 33.90.39.00-Pessoa Jurídica. Base legal: Lei nº 10.520/2002, e aplicando subsidiariamente a Lei nº 8.666/93 e suas alterações. PRENTICIMAR VELOSO GUSMÃO (Chefe de Gabinete-Ordenadora de Despesa).
    EXTRATO DE CONTRATO . CONTRATO Nº 008/2014-SEMUS. TOMADA DE PREÇOS Nº 001/2014-CSL/SEMUS. CONTRATANTE: Secretaria Municipal de Saúde. CONTRATADA: Empresa Luttyane Duarte do Nascimento-ME. OBJETO: contratação de empresa para manutenção preventiva e corretiva para as ambulâncias e carros da Rede Municipal de Saúde de Bacabal-MA. VALOR: R$ 627.812,00 (seiscentos e vinte e sete mil oitocentos e doze reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 10.122.0006.2109.0000-Manut. do FMS; 3.3.90.3000-Mat. de Consumo; 33.90.39.00-Outros serviços de terceiros; 10.302.0049.20.37000-Manut. do SAMU; 3.3.90.30-Mat. de Consumo; 33.90.39.00-Outros serviços de terceiros. Base legal: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. ANTÔNIO HIDALGO DA SILVEIRA LEDA (Sec. Mun. de Saúde-Ordenador de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATO Nº 009/2014-SEMUS. TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2014-CSL/SEMUS. CONTRATANTE: Secretaria Municipal de Saúde. CONTRATADA: Empresa Concordia Transportes-ME. OBJETO: Contratação de empresa especializada em prestação de serviços de transporte terrestre, destinados a suprir as necessidades dos usuários atendidos pela Coordenação de Transporte Fora do Domicilio (TFD) da Secretaria Mun. de Saúde. VA LOR: R$ 190.800,00 (cento e noventa mil e oitocentos reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 02.02-Sec. Mun. de Saúde; 10. 302. 0059.2191.0000-Auxílio a pessoas carentes e tratamento fora do domicilio; 3.3.90.33.00-Passagens e despesas com locomoção. BASE LEGAL: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. ANTÔNIO HIDALGO DA SILVEIRA LEDA (Sec. Mun. de Saúde-Ordenador de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATO Nº 002/2014-SEMED. TOMADA DE PREÇOS Nº 002/2014-CSL/SEMED. CONTRATANTE: Secretaria Municipal de Educação. CONTRATADA: Empresa Bacabal Gás Ltda-ME. OBJETO: Aquisição de gás tipo GLP para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Bacabal-MA. VALOR: R$ 78.000,00 (setenta e oito mil reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 02.04.12.122.0064.2.013-Manut. das Ativ. da Secretaria; 3.3.90.30-Mat. de Consumo; 02. 11. 12. 361. 0012.2.017-Manut. e Desenv. do Ensino Fund.; 3.3.90.30-Mat. de Consumo. BASE LEGAL: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. WALTERSAR JOSÉ DE MESQUITA CARNEIRO (Sec. Mun. de Educação-Ordenador de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATO Nº 015/2014-SEMADP. TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2014-CSL/SEMADP. CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Bacabal. CONTRATADA: Empresa Marcio A. Santos & Cia Ltda-ME. OBJETO: Contratação de empresa especializada na construção de prédio público, para atender as necessidades da Administração Pública Municipal. VALOR: R$ 406.084,36 (quatrocentos e seis mil, oitenta e quatro reais e trinta e seis centavos). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 02.02-Sec. Mun. de Administração; 04.122.003.2003.0000-Manut. e Coord. das Ativ. da Secretaria; 3.3.90.39.00-Outros Serviços de Terceiros-PJ. BASE LEGAL: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. PRENTICIMAR VELOSO GUSMÃO (Chefe de Gabinete-Ordenadora de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO . CONTRATO Nº 003/2014-SEMED. TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2014-CSL/SEMED. CONTRATANTE: Secretaria Municipal de Educação. CONTRATADA: Empresa R. J. Construções Comércio e Empreendimentos Ltda-ME. OBJETO: Construção de quadra poliesportiva no Povoado Luziana no município de Bacabal-MA. VALOR: R$ 503.248,05 (quinhentos e três mil, duzentos e quarenta e oito reais e cinco centavos). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Const. de Quadra Poliesportiva; 02. 11. 12. 451. 0003.1.038-Const. Quadra Poliesportiva; 4.4.90.51-Obras e Instalações. BASE LEGAL: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. WALTERSAR JOSE DE MESQUITA CARNEIRO (Sec. Mun. de Educação-Ordenador de Despesa).

    EXTRATO DE CONTRATO. Contrato nº 017/2014-SEMADP. TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2014-CSL/SEMADP. CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Bacabal. CONTRATADA: Empresa Telecomserviços e Comercio de Aparelhos Eletronicos Ltda. OBJETO: Contratação de empresa especializada em serviço de manutenção corretiva e preventiva de telefones e centrais da Prefeitura Municipal de Bacabal-MA. VALOR: R$ 41.936,00 (quarenta e um mil e novecen

  6. PREFEITURA MUNICIPAL DE BACABAL – MA
    ATA DE EXTRATO Nº 004/2014 . PREGÃO PRESENCIAL Nº 011/2014 – SEMUS – BACABAL – MA. OBJETO: Registro de preços para aquisição de medicamento de farmácia básica para atender as necessidades da Secretaria de Saúde do Município de Bacabal – MA. DATA DA SESSÃO: 09 de abril de 2014. HORÁRIO: 16:30 hrs. PREGOEIRA: MIKAELA OLIVEIRA CABRAL. ADJUDICAÇÃO: 17/04/2014. HOMOLOGAÇÃO: 29/04/2014
    EMPRESAS DETENTORAS DE PREÇOS REGISTRADOS – COTAÇÃO POR LOTE.
    LOTE: I

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 01ML C/ AGULHA
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    1 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    72.000 0
    ,51
    36.720,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 03 ML C/ AGULHA 25X7
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    2 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    100.000 0,
    51
    51.000,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 03ML SEM AGULHA
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    3 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    100.000 0,
    24
    24.000,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 05ML C/ AGULHA 25X7
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    4 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    100.000 0,
    51
    51.000,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 05ML SEM AGULHA
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    5 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    100.000 0,
    27
    27.000,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    Item
    OBJETO –
    SERINGA DESCARTAVÉL 10ML C/ AGULHA 25X7
    Marca
    Qtd.
    Valor Unitário
    Valor Total

    Vencedora
    R.L VIEIRA – ME
    SR

    1º Classificada
    FAC – DIST. DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE
    SR

    6 2º Classificada
    ZILFARMA PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA
    SR
    150.000 0,
    72
    108.000,00

    3º Classificada
    DISMAHC COM. E REP. DE MATERIAL HOSPITALAR E
    CIRÚRGICO LTDA
    DESCARPACK

    ou esse link:

    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/70741907/doema-suplemento-de-terceiros-12-05-2014-pg-2

  7. O que é isso tudo? Não entendi nada, a postagem é sobre trânsito e a pessoa faz um carnaval de comentários desconexos. Mas, enfim… São Luís cresceu, virou gente grande mas a infraestrutura, a malha viária, o sistema de traânsito não acompanharam esse crescimento. Projetos, planejamentos, investimentos que deveriam ter sido realizados na década de 90, como em outras capitais, não foram feitos. Agora a coisa complicou bastante, mesmo que se comece agora, os resultados só serão colhidos daqui a alguns anos. Não sei como fazer a coisa funcionar efetivamente, sem uma grande reestruturação nas principais avenidas da capital. Isso requer tempo, planejamento e investimentos precisos.

  8. É engarrafado por que São Luís, além de ser uma cidade nao projetada, ainda conta com estas ruas coloniais minusculas que nao há trafego que escoe. Pra completar os motristas sao imprudentes e mau educados.

  9. Toda grande metrópole vive o drama dos engarrafamentos diarios. O inchaço de São Luís e a falta de opções por se tratar de uma ilha, inviabiliza algumas transformações no transito.

  10. Não tem coisa que deixe o transito de Sao Luis mais complicado do que a falta de educação das pessoas. é um unico espaço, que nao tem dono, mas quem ali está o trata como se fosse seu. Nada de gentileza.

  11. As concessionarias daqui vendem mais que coca -cola no deserto! Não tem como escoa toda essa frota gigante de carros novos sem engarrafar em algum ponto. Moramos em uma ilha e isso complica muita coisa. Fora que como todo mundo ja sabe o povo daqui é grosso mesmo, no transito entao, essa caracteristica fica evidente.

  12. Culpa dos congestionamentos é das concessionárias de carros. Facilitam tanto a venda de carros que não tem cidade que aguente. rsrsrsrsrsrs Falando sério! Com certeza a prefeitura está tentando encontrar maneiras de sanar esse problema. Infelizmente, acho que a tendência, por ser uma grande cidade, não irá mudar muito. Acho que agora, deve-se trabalhar a conciência das pessoas quanto ao uso de carros, o chamado rodízio. Talvez seria uma saída pra gente!

  13. Isso é resultado de uma cidade que não teve planejamento algum e quando se falaram em planejamento nunca foi executado, enfim a cidade cresceu o que se tornou mais complicado acompnhar essa densidaidade desse trânsito, pois no minímo há uns 20 anos atrás ja era pare ter tido um preparo!!!

  14. Isso tudo graças as grandes obras que o nosso melhor governo do estado temf eito e melhorado pra gente durante esses 50 anos…. lamentável, não temos nada, nenhuma estrutura, nenhuma obra acabada e útil para amenizar o trafégo de carros tendo em vista o demasiado crescimento dos carros, viva nossa queirida governadora. SQN

  15. Se o problema de mobilidade urbana fosse um problema só de São Luís eu até entendia, mas isso é um problema a nível nacional e se tratando de São Luís, a falta de toda essa estrutura é culpa dos prefeitos anteriores q nunca fizeram nenhum prjeto se quer para mudar essa triste realidade.

Deixe um comentário para Maria Eugênia Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *