Categorias

Coronel indicado por Flávio Dino desiste após polêmicas

O coronel da polícia militar, Nivaldo César Restivo, informou nesta sexta-feira (23), que desistiu de assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, após ser indicado pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, na quarta-feira (21).

Restivo se pronunciou por meio de nota, expondo como principal fator da desistência a impossibilidade de conciliar a gestão do trabalho com questões familiares de natureza pessoal.

Críticas

Flávio Dino (PSB) tem sido alvo de duras críticas de aliados e apoiadores do presidente eleito Lula, sobre a composição do Ministério de Justiça anunciada no inicio da semana. A própria equipe do socialista, integrantes do grupo de Trabalho de Transição de Segurança Pública e Justiça, assinou uma nota manifestando “constrangimento, decepção e vergonha” pela indicação do coronel Restivo para a Secretaria Nacional de Políticas Penais.

A indignação é motivada pela participação de Restivo na ação policial conhecida como Massacre do Carandiru, na qual 111 detentos foram mortos, em 1992, na zona norte da capital paulista. O oficial é o atual secretário da Administração Penitenciária de São Paulo e também já foi comandante-geral da PM paulista.

O futuro chefe do Ministério da Justiça, cometeu mais uma trapalhada na escolha do nome de Edmar Moreira Camata para o cargo de diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e foi duramente censurado.

A indicação de Camata irritou petistas e outros nomes da transição pelo fato de o policial ter apoiado a operação Lava Jato e a prisão do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O novo nome indicado para comandar a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça ainda não foi divulgado.

Leia a íntegra da nota de Restivo

Hoje, 23, conversei com o Ministro Flavio Dino. Agradeci exaustivamente o honroso convite para fazer parte de sua equipe.

Em que pese a motivação e o entusiasmo para contribuir, precisei considerar circunstâncias capazes de interferir na boa gestão.

Assim, reitero meus agradecimentos ao Ministro Flavio, na certeza de que seu preparado conduzirá ao êxito da imprescindível missão que se avizinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *