Categorias

CNJ aposenta desembargador Megbel Abdala e afasta juiz José Raimundo Sampaio

Desembargador Megbel Abdala.
Desembargador Megbel Abdala.

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na sessão plenária desta segunda-feira (23/9), a instauração de processo administrativo disciplinar contra o juiz titular do 13ª Juizado Especial Cível de São Luís/MA, José Raimundo Sampaio Silva. Além disso, decidiu pelo afastamento do magistrado de suas funções até o julgamento final do processo.

Além do juiz, o CNJ aposentou compulsoriamente o desembargador maranhense Megbel Abdala. O desembargador Megbel Abdala Tanus Ferreira foi eleito em 6 de março, pelo critério de antiguidade, para a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Stélio Muniz.

Já o juiz José Raimundo era alvo de cinco processos na Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão por supostas faltas disciplinares cometidas em processos em trâmite no Juizado. Ao proferir suas decisões, o magistrado impunha às empresas processadas pesadas multas por eventual descumprimento de decisões.

Em seguida, determinava o bloqueio de bens ou valores das empresas por meio de penhora judicial. A Companhia Energética do Maranhão, a BV Financeira, o banco Santander e a Tim Celular teriam sido algumas das empresas prejudicadas. Os valores levantados eram da ordem de até R$ 7 milhões.

Segundo a Corregedoria local, o magistrado estaria utilizando subterfúgios processuais para impedir o julgamento dos processos disciplinares em que era investigado, por isso os processos foram remetidos para a Corregedoria Nacional de Justiça. Ao todo, 11 instrumentos jurídicos foram utilizados pelo magistrado para postergar o julgamento dos processos, segundo a Corregedoria do TJMA.

O pedido de abertura de processo foi feito pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, relator da Reclamação Disciplinar. Para o corregedor, os indícios já coletados pela Corregedoria local justificam a instauração de processo e afastamento imediato do magistrado de suas funções.

“Ainda que esse Conselho não possa adentrar o mérito do ato judicial para estabelecer qual seria a multa diária que a causa demandaria, resta muito evidente que a intervenção se faz necessária para que apure os motivos pelos quais, em processos sob a presidência do reclamado, o acúmulo da multa acabou por se tornar mais vantajoso ao autor do que a própria solução do litígio”, afirmou o ministro Francisco Falcão.

Segundo Falcão, o processo administrativo disciplinar deve investigar se o magistrado cumpriu com independência, serenidade e exatidão as disposições legais quando fixou e majorou multa diária desproporcional ao conteúdo econômico da demanda, se atuou com prudência ao determinar o levantamento de valores acumulados a título de multa cominatória sem determinar a adoção das cautelas de estilo, entre outros fatos.

“Os cinco procedimentos demonstram o mesmo modus operandi, daí a necessidade de análise em conjunto destes feitos”, afirmou o conselheiro Guilherme Calmon ao proferir seu voto.

2 thoughts on “CNJ aposenta desembargador Megbel Abdala e afasta juiz José Raimundo Sampaio

  1. Eu estava pesquisando na internet sobre o nome Abdala, de um modo especial da minha família no Estado do Maranhão, mas defenido em Codó-Ma.
    Nasci em Codó-Ma, desde de 1976 vim para Fortaleza-Ce., em 1978, meus pais juntamente com minhas irmães chegaram para morar, só um irmão meu seguiu para São Luis-Ma, aonde ele engajou na Marinha, hoje reformado, depois de 25 anos entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul servindo a Marinha.
    Meus avós paternos: Abraão Abdala e Maria Francis Abdala, conhecida como Maria abraão, tinham uns parentes por nomes de Rachid Abdala, pai de Nenê Abdala, moravam em Timbiras-Ma.
    Meu desembargador Megbel Abdala, não sei se temos um parentesco, mas temos o mesmo sobrenome, apesar de existirem várias famílias com o sobrenome Abdala; desejo-lhe em nome de Jesus Cristo, saúde, paz, vida longa, estendido aos seus familiares.
    BREVE JESUS VOLTARÁ!
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *