Categorias

Cardozo manda arquivar apuração sobre intimação de filho de Lula

Via G1
cardozo

O Ministério da Justiça informou nesta segunda-feira (11) que o ministro José Eduardo Cardozo decidiu arquivar a apuração sobre o procedimento de intimação de Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a pasta, após cobrar esclarecimentos à Polícia Federal, Cardozo concluiu que não houve irregularidades na intimação.

Em 27 de outubro do ano passado, Luís Cláudio foi intimado a depor à PF para esclarecer as suspeitas de que uma empresa dele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. A suposta fraude em julgamentos e venda de sentenças do Carf é investigada pela Operação Zelotes.

Como a intimação havia ocorrido após 23h, Cardozo, pediu esclarecimentos ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, para apurar se o procedimento ocorreu “fora do procedimento usual”.

Investigação

Em outubro de 2015, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão nas empresas de Luís Cláudio, em São Paulo, por ordem da juíza Celia Regina Bernardes. No despacho que ordenou as buscas, a magistrada ressaltou que a LFT – uma das empresas do filho de Lula – recebeu, em 2014, R$ 1,5 milhão do escritório de advocacia do vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Mauro Marcondes.

O escritório de Marcondes é investigado na Zelotes por ter atuado de forma supostamente ilegal pela aprovação da MP 471, que beneficiou o setor automotivo.

Desde o ano passado a defesa de Luís Cláudio tem negado em nota irregularidades em contratos assinados pelas empresas dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *