Categorias

Além de Matinha, prefeito de Tutóia faz farra de nepotismo

Engana-se quem pensa que a farra de nepotismo ocorre apenas na gestão do prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, o Beto Pixuta (DEM), que foi obrigado a exonerar 18 servidores, cujas contratações caracterizam prática de nepotismo.

Em Tutóia a coisa não é diferente. Famílias grandes e unidas são exemplos admiráveis. Mas, quando a união extrapola os laços afetivos e ganha contornos de nepotismo configura-se crime, passa a ser motivo de vergonha. Entretanto, no Maranhão, é raro encontrar-se um prefeito disposto a levar a sério o que reza a lei. A cidade de Tutóia contribui com um exemplo emblemático. O prefeito Diringa (PSD) nomeou a esposa, um filho, uma filha, dois sobrinhos e duas sobrinhas.

Detalhe curioso. Jamilson Baquil, sobrinho do prefeito, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Saúde, na legislatura anterior, era vereador e presidente da Câmara Municipal mas foi impedido de concorrer à reeleição porque foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. A solução encontrada pelo prefeito para “manter a família unida” foi “mover” as peças. Dessa forma, Alexandre Baquil que na gestão anterior ocupava o posto de Secretário de Saúde, foi eleito vereador e transformado em presidente da Câmara Municipal. Jamilson Baquil e Alexandre Baquil são sobrinhos do prefeito Diringa.

A lista inclui ainda a Diretora do Departamento de Limpeza Urbana, pessoa que não possui laços de parentesco com o prefeito, mas, graças ao grau de “intimidade” a ao poder que exerce sobre o gestor também é considerada “parente” do chefe do executivo municipal. Família que governa unida permanece unida. Em Tutóia não é diferente. Tá tudo em casa.

5 thoughts on “Além de Matinha, prefeito de Tutóia faz farra de nepotismo

  1. ESSE PREFEITO DE TUTOIA NAO SAI DA ZERO HUM, SO QUER MENINA NOVA O VALOR NAO E PROBLEMA A PREFEITURA PAGA AS ORGIAS COM O DINHEIRO PUBLICO.

  2. Se vc pegar as nomeaçoes de Bacabal,80% dos cargos comissionados são dos familiares do prefeito,pra se ter uma ideia. Procurador geral é a filha,Secretario de Administração é o genro,chefe de gabinete é a sobrinha,Ação Social é a esposa,Secretaria da Mulher é a irmã e por ai vai,e nada de ministerio publico,assim é facil de mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *