Categorias

A conversa entre Carlos Lula e dono do ICN interceptada pela Polícia Federal

Gravações autorizadas pelo Justiça Federal no âmbito da Operação Pegadores, deflagrada no mês passado contra empresários, políticos e servidores da saúde pública estadual, colocam o secretário de Estado de Saúde, advogado Carlos Lula em uma situação extremamente delicada.

Lula foi gravado em uma conversa ao celular com o dono do Instituto Cidadania Natureza (ICN), Benedito Silva Carvalho, onde tratavam sobre “folha complementar” que continha nomes de apadrinhados, servidores e aliados políticos da base do governo Flávio Dino.

O diálogo obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira foi interceptado pela Polícia Federal em setembro de 2015, quando Lula assumiu a subsecretaria de Saúde e, meses após, tornou-se titular da pasta substituindo o médico Marcos Pacheco.

Na conversa, o secretário afirma a Benedito, que já recebeu a relação do balanço de alguns meses das unidades hospitalares e se mostra interessado em saber a quantidade de profissionais que trabalhavam nos hospitais.

O proprietário do ICN fica surpreso ao saber que números de funcionários não tinham sido encaminhados para Lula e volta a insistir que mandou a lista. Carlos Lula, por sua vez, garante que irá procurar o documento.

Em outro trecho, Benedito comenta que Alana [secretária de Carlos Lula] tinha pedido para mandar a “folha complementar”, na qual saía da Secretaria de Saúde com destino ao ICN para pagar os funcionários. “Outra coisa que eu quero lhe dizer é que… é que… o que ‘cê’ precisar de outros dados… ela tá me pedindo agora, doutora ALANA, pra que eu mande essa relação, dessa Folha Complementar, é… a relação de pessoas daí da Secretaria que mandavam a gente pagar… “

A “folha complementar” é uma peça importante para juntar o quebra-cabeça do esquema que desviou milhões da saúde do Maranhão entre os anos de 2015 e 2017. A PF chegou a pedir abertura de inquérito contra Lula no Tribunal Regional Federa, da primeira Região, após indícios de que o mesmo sabia de todo esquema e deu continuidade a determinados atos nada republicanos, a exemplo de pagamentos a funcionários fantasmas

A trama foi montada com a participação de Organizações Sociais, empresas de fachada, funcionários fantasmas e servidores da Saúde. Para desbaratar o esquema, a PF deflagrou a Operação Pegadores, 5ª fase da Sermão aos Peixes, que apura indícios de desvios de recursos públicos federais por meio de fraudes na contratação e pagamento.

3 thoughts on “A conversa entre Carlos Lula e dono do ICN interceptada pela Polícia Federal

  1. Só vagabundagem nessa saúde comandada por esse imbecil Lulete e seu bando de capetas.
    E porque essa PF nao prende logo esses bandidos da saúde.Tao esperando o quê?
    Tá tudo podre nessa Administração comunista!!!!
    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *