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98% dos internautas brasileiros estarão em redes sociais em 2015

Em 2015, 98% dos usuários brasileiros de internet estarão cadastrados em alguma rede social, segundo projeções divulgadas pelo CGI.br nesta quinta-feira (13), durante o I Fórum da Internet no Brasil. Nos dados previstos para 2011, essa porcentagem fica entre 70% e 80%. Os dados foram apresentados por Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e conselheiro do CGI, durante o I Fórum da Internet no Brasil.

Também deve crescer o número de lares com acesso à internet. O CGI.br prevê que 80% dos lares brasileiros tenham conexão à web até 2015 –hoje, esse número fica entre 30% e 40%.

Entre as principais causas apontadas para o alto crescimento estão o Plano Nacional de Banda Larga, a redução do custo do acesso à web e do computador e o aumento das cidades com cobertura de acesso Wi-Fi gratuito. Demi Getschko projeta também um crescimento na habilidade e competência no uso da internet por parte dos internautas brasileiros.

“A gente acha que tem que haver a educação dos usuários, mas isso não é um pré-requisito para o acesso à internet. Mesmo que, eventualmente, esse novo usuário caia em golpes velhos, ele acaba aprendendo”, disse. “O brasileiro é muito afeito a novidades. Nem sempre ele sabe inglês, mas se vira e participa de redes sociais.”

Getschko, que é considerado um dos “pais” na internet no Brasil, conta que o problema de acesso à internet muda de acordo com as regiões do país. “Em São Paulo, o sujeiro quer mais recursos pelo que paga, quer competição e alternativas. Agora, no interior do Maranhão, não há alternativas. Para ele, não é o mais importante que seja banda larga, e sim o acesso básico.”

Para ele, o caminho para a expansão da internet no Brasil deve ser feito por meio da criação de uma estrutura física de fibras: “O wireless é legal para quem já tem a base e quer ter mobilidade.”

Celulares – Dados do CGI de 2010 mostram que já existem 6,3 milhões de usuário de internet via telefone celular no Brasil. De acordo com Getschko, o acesso à web móvel está estável no Brasil, principalmente pela barreira do custo.

Apesar disso, ele conta que, entre 2005 e 2010, houve um aumento expressivo no uso do celular para enviar mensagens de texto e fotos.

(Com informações do G1)

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