Poder

“Você acorda comigo, que você vai permanecer no emprego”, diz prefeita eleita de Axixá

x-12

O Blog do Neto Ferreira obteve, com exclusividade, novo áudio que reforça a hipótese de que a prefeita eleita de Axixá, Maria Sônia Oliveira Campos (PDT), às vésperas das eleições de 2016, comprou votos.

A conversa foi gravada no dia 28 de setembro, quatro dias antes das eleições municipais, durante uma reunião que estava sendo realizada em uma casa, no bairro Cedro, no município de Axixá.

O diálogo se dá entre prefeita eleita, a candidata a vereadora Ana e eleitores. A conversa a seguir mostram que Sônia cometeu crime eleitoral ao comprar votos naquela ocasião oferecendo casa e emprego.

“Isso é sua casa. Sua e da sua irmã. Não é um casarão, mas é uma casa que tenha dois quartos, uma sala, uma cozinha, um banheiro. Isso é um casa digna de qualquer pessoa. Depois vocês aproveitam e vão fazendo, aumentando como todo mundo”, explicou a prefeita eleita.

Nesse mesmo momento, a candidata a vereadora Ana interrompe Sônia Campos e fala: “Aumentando, com salário da filha que vai ganhar, vai ganhar um salário digno”. E a prefeita eleita diz: “Desse entende (inaudível).

Durante a mesma conversa, Sônia insiste para que os eleitores votem nela e afirma que vai garantir o emprego e vai ajudar a fazer a casa de uma das pessoas que está na reunião.

“Deixa eu te dizer, você acorda comigo, que você vai permanecer no emprego, eu ajudo a você a fazer a sua casa através da sua irmã”, garantiu a prefeita eleita.

O Blog já divulgou dois diálogos que foram gravados e que corroboram a tese de que a prefeita eleita de Axixá comprou votos oferecendo emprego e casa. (relembre aqui e aqui)

Em decorrência desses fatos, Sônia Campos foi denunciada na Justiça Eleitoral por tal crime (releia).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeita eleita de Axixá é denunciada na Justiça Eleitoral por compra de votos

Uma ação protocolada na 31ª Zona Eleitoral de Icatu denuncia a prefeita eleita de Axixá, Maria Sônia Oliveira Campos, por crime eleitoral, captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

A denúncia foi formulada com base em áudios que revelam a compra de votos em Axixá às vésperas das eleições de 2016. As conversas foram divulgadas com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira. (Reveja)

A ação versa que com a degravação dos áudios fica concretizado que Sônia Campos atuou ativamente na compra de votos com a intenção de eleger como prefeita.

“De acordo com o Laudo Audiográfico ora anexado – inaugura os blocos das conversas já falando sobre ‘tirar dinheiro do bolso’, vinculando diretamente seu pedido de votos às questões que a moeda pode comprar, abastecer os carentes, mediante mecanismos ardilosos, mas que aqui foram bastantes explícitos”, detalha a denúncia.

Trechos do documento sustentam a tese de que ficou comprovada que a prefeita eleita de Axixá “captou ilicitamente o sufrágio” ao oferecer e entregar valores a eleitores cem troca de votos, além de de prometer vantagens futuras, como empregos públicos e contratos.

Sônia também ofereceu recursos para construção de casas desatrelada de qualquer programa social, apenas como pagamento pelo voto captado de forma ilegal. A gestora, ainda, usou de seu poder econômico para obter vantagens.

“Abusou do seu poder econômico ao declarar expressamente que despende e ainda poderia despender de recursos de seu patrimônio ou do patrimônio público no futuro, que poderia vir a deter e controlar, revelando, assim, transbordamento ou excesso no emprego desses recurso em seu favorecimento eleitoral.”

Por tais condutas ilegais, a ação pede a instauração de inquérito para apurar esses crimes e a cassação dos registros de candidatura de Sônia Campos e de seu vice de chapa Claudemir Almeida Dias.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Sônia de Axixá é novamente gravada corrompendo eleitor com cargo em Prefeitura

axixa

A situação da prefeita eleita de Axixá, Maria Sônia Oliveira Campos (PDT), está a cada dia se complicando mais. Em um novo áudio, obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira, Sônia aparece novamente comprando votos durante as eleições, na tentativa de garantir, a qualquer custo, o cargo do executivo municipal. Tal conduta revela suposto crime e grave infração à Lei Eleitoral.

A conversa foi gravada no dia 28 de setembro, quatro dias antes das eleições municipais, durante uma reunião que era realizada em uma casa, no bairro Cedro, no município de Axixá.

O diálogo se dá entre a então candidata e eleitores. Trechos a seguir revelam que Sônia tentou de todas as maneiras comprar votos naquela ocasião oferecendo casa e emprego.

“Sei que não é fácil uma eleição, mas eu me elegendo, ela vai ter o cargo dela de assessoria, ele vai ter o cargo dele, tua filha vai permanecer no emprego, tu entendeu?”, garantiu Sônia Campos.

Em outro momento, a pedetista afirma que só vai ajudar quem a ajudou. “Por isso tô aqui… e outra coisa, sou muito justa, vou ajudar quem me ajuda. Vou ajudar aquele que me ajudou, entendeu, quem compreendeu, quem se libertou.”

O Blog já havia divulgado outro áudio revelando a conduta ilegal de compra de votos. (Relembre)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Escândalo: prefeita eleita de Axixá foi gravada oferecendo emprego em troca de votos

axixa

Um escândalo está prestes a abalar a pequena cidade de Axixá. Áudio, obtido com exclusividade pelo Blog do Neto Ferreira, revela que a prefeita eleita do município, Maria Sônia Oliveira Campos (PDT), ofereceu a eleitores emprego e casa em troca de votos durante a campanha eleitoral de 2016.

O flagrante foi feito dia 28 de setembro – 4 dias antes do pleito municipal – durante uma reunião realizada em uma residência,no bairro Cedro, reduto eleitoral da candidata a vereadora identificada como Ana, que faz parte da mesma coligação de Sônia Campos. Os diálogos, mostram nitidamente que a prefeita eleita de Axixá cometeu crime eleitoral.

Na conversa a seguir, Sônia garante àquelas pessoas – que estavam presentes naquele encontro- emprego e casa se votarem nela.

“A decisão é de vocês. O que eu quero dizer que se vocês votarem pra mim vocês vão ter emprego e vocês vão ter casa (sic)”, afirmou a prefeita eleita.

No mesmo diálogo, a pedetista diz que é melhor eles se acertarem logo, pois a eleição seria em quatro dias e fala que o certo seria votar nela e na vereadora Ana. “Então, é melhor a gente se acertar aqui. Votar com Sônia, com Ana. A eleição é daqui a 4 dias, já tem prefeita nova na cidade. O que a gente vai fazer, no meu ponto de vista, sua filha (inaudível), mas vinculada com o município”.

Nesse momento, a prefeita eleita é interrompida pela candidata a vereadora Ana, que afirma “ela vai é tirar os contratados que já tem” e Sônia confirma “todo mundo! Principalmente, aqueles que tem salários (inaudível)”.

Em 2008, Sônia Campos que à época era prefeita de Axixá, foi presa pela Operação Rapina da Polícia Federal por fraude em licitações, montagem de documentos, formação de quadrilha, peculato, desvio de dinheiro público, entre outros. Segundo a investigação da época, 11 prefeitos foram presos e a quadrilha agia há 26 anos e teria desviado aproximadamente R$ 1 bilhão dos cofres públicos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Roberta Barreto lidera e vai se reeleger em Axixá, diz pesquisa

prefeita-de-axixa

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Escutec – Pesquisa de Opinião aponta que a prefeita de Axixá e candidata à reeleição, Roberta Barreto (PMDB) lidera a corrida à Prefeitura.

Segundo a sondagem, Roberta Barreto está com 26% das intenções de votos, em seguida vem Sônia com 17,4%. Em terceiro, aparece Tony Campos com 1,5%, em quarto Anália com 0,5%. Ninguém pontuou 3,5% e não souberam responder 49,8%.

O levantamento também apurou a aprovação do governo de Roberto Barreto e 60,2% dos eleitores afirmaram que aprovam a gestão e 34,8% desaprovam. Não souberam atingiu a marca de 5%.

O Escutec ouviu 587 eleitores. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-07223/2016.

thumbnail_img-20160915-wa0125

thumbnail_img-20160915-wa0126


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura realiza evento em comemoração ao dia das Mães em Axixá

IMG-20160513-WA0086

A Prefeitura de Axixá realizou, na última sexta-feira (6), um evento em comemoração ao dia das Mães. A festa aconteceu na Praça Cultural do Município e contou com a participação de diversas mães de todos os Povoados.

O evento começou por volta das 16h e terminou às 23h. Na ocasião, foram sorteados prêmios para as mães e servido lanches. A festa foi animada por uma banda local da localidade Ruy Vaz.

Uma das mães que estavam na comemoração disse que estava saindo do evento muito satisfeita com tudo. “Foi evento diferenciado da festa do ano passado, onde foi realizado em Praça pública. Ficamos confortáveis e não teve nenhum problema. Nos divertimos muito.”, declarou.

IMG-20160513-WA0083


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Antônio Pereira viabiliza recursos para Axixá

IMG-20160404-WA0062

Secretária de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; deputado estadual, Antônio Pereira, e sua assessora de comunicação, Karine Oliveira, durante a reunião.

Em recente reunião realizada com o titular da Secretaria de Alimentação Familiar, Adelmo Soares, na companhia de sua assessora Karine Oliveira, o deputado Antônio Pereira elogiou o empenho da equipe da SAF, que viabilizou a celebração de convênio com recursos oriundos de emenda do parlamentar para a realização do projeto quintais produtivos no município de Axixá.

O objetivo do programa é garantir a segurança alimentar e a geração de renda das famílias beneficiadas através da comercialização dos produtos.

O projeto terá ainda assistência técnica, cursos e todos os recursos materiais necessários à sua implantação, além do apoio à comercialização através de feiras que terão barracas padronizadas doadas pela SAF, que viabilizou todas as etapas do projeto, graças a sensibilidade do Secretário Adelmo Soares e sua equipe.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Axixá entrega cestas básicas para famílias carentes

2b8f323a00234edbe8716f6b88e616b2

A Prefeitura de Axixá tem trabalhado arduamente para fazer com que a população do município tenha mais qualidade de vida.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a prefeita Roberta Barreto entregou mais de mil cestas básicas para famílias que vivem na extrema pobreza.

Essa ação social tem sido realizada desde o primeiro ano de gestão em todos os Povoados da região, onde a renda familiar é baixa. “Nós ficamos satisfeitos e felizes quando vemos a alegria das pessoas quando recebem essas cestas. Se Deus quiser iremos entregar cada vez mais, afinal queremos dar mais qualidade de vida para nossa população”, declarou a prefeita Roberta Barreto.

45cda11e514dbec51955fdf1b1cf41e7

e7fe1adc48904d8be21b488c78df2147


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Axixá realiza ação social no Povoado Centro Grande

fc8481ecfadfdfb5da5e405d99e7bdb5

A prefeita de Axixá, Roberta Maria Gonçalves Barreto (PMDB), realizou uma ação social no Povoado Centro Grande, localizado naquela cidade.

Durante o evento, foram disponibilizados serviços como atendimento médico com vários especialistas como dentista, nutricionista e fisioterapia.

Além disso, todos os idosos foram atendidos de maneira especial. Houve ainda famílias suporte para famílias que recebem Bolsa Família. A Prefeitura entregou também carteirinha dos idosos e emitiu documentos como identidade.

Para as crianças, ação social contou com área para o desenvolvimento de trabalhos recreativos , leituras e brincadeiras. Na oportunidade, máquinas pesadas fizeram o serviço de infraestrutura, melhorando as estradas do Povoado.

ea29f3fc2f54ad3f0492f9be234f8962

fa3a8090017eabde9de9d234f443b66f

7e8314db01563e4aa3ae6d86c3bd9dcd (1)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeita de Axixá e presidente da Caema vistoriam obra no sistema de captação

8c1893c144ce027b16419b7dae7ac226

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Teles, esteve recentemente em Axixá e acompanhou o andamento da reforma para captação de água do Município. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Caema, e a Prefeitura de Axixá.

A reforma no sistema de abastecimento vai melhorar a captação de água no Município, que passará a bombear de 80 a 100 mil litros de água por minuto; proporcionando mais conforto e tranquilidade ao povo axixaense.

A reforma é extremante necessária, pois o sistema apresentava uma infiltração geral, que não permitia o armazenamento da água do riacho do Riachão. Diante da grande dificuldade no abastecimento da água no Município,  a prefeita Roberta Barreto chegou a decretar estado de calamidade pública.

A gestora não tem poupado esforços para resolver o abastecimento de água em Axixá e está articulando para  conseguir a liberação de novos poços. Durante a visita, Davi Telles se comprometeu em liberar a conclusão do poço no povoado de Veneza.

2c1b88b2503c09aa53f1c108cadb8978


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.