Poder

Levantamento aponta situação crítica no tratamento de esgoto no MA

Um levantamento da Associação das Concessões Privadas de Saneamento (ABCON), com base nos números do SNIS 2019 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) apontaram situação considerada crítica no tratamento de esgoto no Maranhão.

Segundo o levantamento, o percentual do esgoto tratado em relação à água consumida é de 13,45%. Além do Maranhão, mais seis estados estão abaixo da linha de 20% de esgoto tratado: Acre (18,78%), Alagoas (16,18%), Amapá (14,8%), Piauí (13,79%), Rondônia (9,55%) e Pará (8,02%).

Em 2019, o Instituto Trata Brasil já havia apontado queda nos serviços de água e esgoto no Maranhão. Dados do SNIS apontaram, por exemplo, que a extensão da rede de distribuição de esgoto caiu 25% entre 2015 e 2017. São quase 400 km a menos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Foragido da Justiça do Ceará é preso no Maranhão

Um homem foragido da Justiça cearense foi preso, na segunda-feira (27), no Maranhão, durante as investigações sobre o assassinato do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, o “João do Povo”. O homem foi detido drogas era foragido da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc). A Secretaria da Segurança do Ceará confirmou a prisão, mas não informou se o homem participou efetivamente do assassinato do prefeito.

João Gregório, de 54 anos, foi assassinado a tiros enquanto caminhava na cidade do interior do Ceará em 24 de dezembro de 2019. No dia 16 de janeiro, o carro utilizado no assassinato do prefeito foi apreendido em uma revenda de carros de Teresina, no Piauí. O veículo iria ser revendido. Duas pessoas foram presas na operação.

A prisão realizada nesta segunda-feira foi realizada durante uma ação da Polícia Civil do Ceará, com apoio da polícia Maranhense. De acordo com o órgão, o suspeito estava utilizando os documento de um irmão. Um outro homem que estava com o foragido também foi capturado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Jovem morre após ser baleado por policiais durante operação em São Luís

Andrade de Melo, de 20 anos, morreu após ser baleado durante uma operação policial realizada no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, na noite dessa segunda-feira (27). A principal suspeita é de que ele teria sido confundido com criminosos que estavam sendo perseguidos pela polícia.

De acordo com o delegado Lúcio Rogério Reis, da Superintendência Estadual de Homicídio e Proteção a Pessoa (SHPP), o jovem estava reunido com amigos na porta da sua residência, quando foi surpreendido por policiais militares que faziam uma perseguição pelas ruas do bairro. Ao ouvir os disparos, a vítima chegou a correr para dentro de casa, mas foi atingido.

Marcos Matheus chegou a ser colocado em um muro e revistado por policiais que, em seguida, atiraram novamente no rapaz. Amigos da vítima chegaram a dizer aos PMs que ele não fosse atingido e que a vítima não era criminoso. Ele chegou a ser levada para o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

“O rapaz estava em via pública, no meio de uma perseguição policial realizada na região do São Cristóvão, quando foi atingido por tiros e infelizmente faleceu. Maiores detalhes devem ser tomados a partir da investigação para tentar descobrir de onde partiu os disparos que mataram a vítima, identificar quem eram as pessoas que estavam sendo perseguidas, se foram presos ou apresentados em algum plantão ou se armas foram apreendidas”, disse o delegado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Madeira discute São Luís com lideranças comunitárias e iniciativa privada

ATUAL7

Pré-candidato a prefeito de São Luís, o juiz federal aposentado Carlos Madeira (SD) iniciou uma agenda de discussões sobre a capital com lideranças comunitárias e empresários. As reuniões só puderam acontecer agora, com a oficialização de sua aposentadoria do serviço público federal, após 25 anos de carreira no Judiciário e no Ministério Público.

Os primeiros encontros ocorreram no bairro Porto Grande, zona rural, uma das principais áreas de São Luís esquecida pelo poder público, e o Bairro de Fátima, periferia da cidade, onde Madeira nasceu e cresceu.

“Estamos conversando com a cidade para discutir e buscar soluções que melhorem a qualidade de vida da população”, publicou nas redes sociais.

Com forte discurso focado em gestão e de combate à corrupção, Carlos Madeira defende parcerias público-privadas para setores importantes da administração Para isto, tem também mantido conversas com a iniciativa privada. O encontro mais recente foi com o empresário André Cutrim de Mendonça, do grupo Lavamatic.

“Concordamos que o Poder Público e a iniciativa privada deverão estar juntos para enfrentar o grande desafio de gerar emprego e renda para a população de São Luís. A ideia é formar um grande mutirão para resolver os problemas da cidade, através de um modelo de gestão compartilhada”, declarou.

Se eleito, tem garantido, fará uma auditoria na Prefeitura de São Luís, com objetivo de confirmar informações sobre “um volume imenso de cargos em comissão” na administração pública —desde 2013 sob comando de Edivaldo Holanda Júnior (PDT), afilhado político do governador Flávio Dino (PCdoB).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Mulher é presa após tentar matar a mãe idosa asfixiada em hospital

Uma mulher identificada como Luciana Paula Figueiredo, de 32 anos, foi presa em flagrante nessa terça-feira (28) por suspeita de tentar matar por asfixia a mãe, a idosa Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos, em um leito no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

O crime foi filmado por acompanhantes de outros pacientes que estavam na mesma enfermaria e perceberam uma movimentação estranha no leito.

No vídeo, é possível ver a idosa sendo asfixiada pelo nariz e pela boca pela mão da filha, que ainda usa um lençol para tentar impedir que a vítima consiga respirar. A idosa, mesmo em condições frágeis de saúde, ainda tenta reagir levantando uma das mãos para tentar conseguir tirar a mão do seu rosto, mas não consegue.

Ana Benedita está internada desde o dia 19 de janeiro com um quadro grave de embolia pulmonar. Nos últimos dias, ela teve uma melhora e foi transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um dos leitos do hospital, quando sofreu a tentativa de homicídio. Por ter passado muito tempo sem respirar, ela teve que ser levada de volta para a UTI.

Luciana Paula Macieira foi presa e autuada por tentativa de homicídio. Em depoimento à polícia, ela negou o crime, afirmou que tem uma boa relação com a mãe e disse que colocou a mão na boca da mãe por outra finalidade.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Após polêmicas em redes sociais, inquérito vai apurar conduta de PM

 

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP), Jefferson Portela, declarou por meio do seu twitter que será instaurado uma apuração do comportamento do policial militar Tiago de Jesus.

O PM usou as redes sociais para fazer apologia de defesa de feminicídio. Ele se referia ao caso do policial Carlos Eduardo que é suspeito de assassinar a mulher Bruna Lícia e o suposto amante José William, que aconteceu no último sábado (25).

Em um de seus comentários, o PM afirmou que se as mulheres traírem os seus maridos poderão também morrer, assim como Bruna Lícia.

O Secretário Jefferson declarou que o feminicídio é um crime e deve ser tratado da mesma maneira por todos que fazem parte do Sistema de Segurança do Estado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Ex-presidente da Câmara de São Luís Gonzaga é condenado por irregularidades

O ex-presidente da Câmara de Vereadores do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão, Raimundo Oliveira de Andrade Filho, foi condenado com base na Lei de Improbidade Administrativa (LIA nº 8.429/92) ao ressarcimento integral de danos causados ao erário, no valor de R$ 116.741,13, acrescido de correção monetária e juros.

Também foi penalizado com a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos; pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano, em favor do erário municipal; e com a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de cinco anos, além do pagamento das custas processuais.

A juíza de São Luís Gonzaga, Selecina Henrique Locatelli, aplicou ao ex-presidente da Câmara Municipal as penas impostas no artigo 12, inciso II, da LIA, deixando de condenar o ex-gestor à sanção de perda da função pública tendo em vista o encerramento do período do seu mandato eletivo.

O ex-presidente foi alvo de Ação Civil Pública por Atos de Improbidade Administrativa, ajuizada pelo Ministério Público estadual (MP) e baseada em julgamento do Tribunal de Contas do Maranhão (TCEMA), que apreciou as contas da Câmara de Vereadores do Município de São Luís Gonzaga do Maranhão do exercício de 2010 e constatou várias irregularidades e ilicitudes cometidas pelo ex-gestor.

Conforme o MP, dentre as irregularidades praticadas destacam-se a “inexistência de documentos processos lastreadores de despesas, montagem de licitação depois da celebração do contrato e despesas com folha de pagamento acima do limite constitucional”.

SENTENÇA – Na fundamentação da sentença, a juíza considerou que a rejeição das contas pelo TCE-MA decorreu de “irregularidades insanáveis que evidenciam reiteradas práticas de atos de gestão ilegais e ilegítimos, e infrações às normas financeira, orçamentária, patrimonial, bem como desvio de recursos públicos e desvio de finalidade”.

A juíza reiterou que o ex-gestor da Câmara Municipal de Vereadores tinha conhecimento da legislação, vez que em seu depoimento pessoal afirmara que tinha ciência da obrigação de fazer os procedimentos licitatórios e que foi devidamente notificado para sanar as irregularidades, sem êxito.

Por fim, concluiu que ficou configurado prejuízo ao erário, diante da ausência de observância aos princípios da competitividade e eficiência, diante da ausência de licitação, e diante da irregularidade na comprovação das despesas, implicando na necessidade do ressarcimento integral dos danos identificados, no valor de R$ 116.741,13.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Idoso é morto a golpes de faca na avenida dos Franceses

Um idoso foi morto a golpes de faca por volta das 21h dessa segunda-feira (27), na avenida dos Franceses, no bairro Alemanha.

A vítima, Américo Mendes Sampaio, de 72 anos, foi encontrada no chão, com perfurações de arma branca nas cortas e no pescoço.

Os suspeitos fugiram após o crime e ainda não foram identificados nem localizados.

As circunstâncias e motivação do assassinato estão sendo investigadas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino visita comunidades e garante apoio em áreas críticas

O vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) cumpriu uma extensa agenda no último fim de semana, percorrendo diversas comunidades da capital maranhense. Mesmo em recesso parlamentar, Umbelino vem visitando bairros e ouvindo as demandas dos moradores.

As ações começaram no último sábado, 25, quando o vereador esteve na comunidade Nova Turiaçu, região da Cidade Olímpica. A área foi castigada com as fortes chuvas que danificaram diversas vias, um problema que vem prejudicando o tráfego de veículos e a movimentação de pessoas. Ciente da situação, o parlamentar foi até o local e junto com os moradores iniciou um serviço emergencial na comunidade.

No mesmo dia, Umbelino visitou os bairros: Santa Cruz, Santo Antônio, Vera Cruz e Vila Embratel, onde participou e apoiou o lançamento de blocos carnavalescos nas comunidades. Na Vila Embratel, o vereador ainda ajudou com a desobstrução de uma galeria que estava alagando uma via da região.

No domingo, 26, Umbelino esteve nos bairros Vila Sete de Setembro e Cantinho do Céu, onde se reuniu com as comunidades para ouvir as demandas dos moradores que solicitaram serviços como a construção de uma feira, praça e quadra poliesportiva.

“Estamos começando mais um ano e é muito importante ouvir quem faz a nossa cidade, apoiar quem decide manter viva a nossa cultura. Nosso trabalho é feito em parceria com as comunidades e juntos acreditamos que iremos conseguir diversas melhorias para nossa cidade”, analisou Umbelino.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Bandidos explodem agência bancária em Buriti

Bandidos, ainda não identificados, explodiram na madrugada deste domingo (26) a agência bancária do Bradesco no município de Buriti, a 332 km de São Luís. Segundo a polícia, durante a ação criminosa na cidade um veículo foi incendiado.

Por meio de nota enviada ao G1, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que uma equipe de peritos já foi acionada para realizar a perícia na agência e no veículo incendiado, e que policiais já estão na cidade a fim de identificar e prender os envolvidos na explosão.

Leia a íntegra da nota

“A Polícia Civil do Maranhão (PCMA), por meio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), informa que uma equipe de peritos já foi acionada para realizar a perícia na agência e no veículo incendiado. Ressalta, ainda, que os procedimentos legais acerca do caso seguem sendo realizados, inclusive, com as forças de segurança da região empenhadas em localizar os envolvidos no crime”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.