Poder

Rigo Teles reúne 5 prefeitos com Carlos Lula e cobra melhorias

1c1cdd97-0235-4600-90a3-cf2caa17fe1a

O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia, deputado Rigo Teles, promoveu, na manhã de segunda-feira (27), na Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma grande reunião de cinco prefeitos com o secretário da Saúde, Carlos Lula. Na pauta, urgentes melhorias no setor de saúde pública dos municípios, cobradas pelos gestores e pela população às autoridades constituídas.

Participaram os prefeitos Lahesio (São Pedro dos Crentes), Thiago Dantas (Feira Nova do Maranhão), Joãozinho do Dimaizão (Itaipava do Grajaú), Luciene Costa (Bom Lugar, acompanhado de Rogério Pitbull), e Érika Durans (representando Roni Sousa, de Mirador), que não veio porque está organizando a festa dos 79 anos de Mirador, que será realizada nessa quarta-feira (29).

Na ocasião, o deputado Rigo Teles e os prefeitos apresentaram ao secretário Carlos Lula diversos projetos de melhorias na saúde da população dos municípios de São Pedro dos Crentes, Feira Nova do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Bom Lugar e Mirador, especialmente os de construção de hospitais, unidades básicas de saúde e ambulâncias para atender as comunidades carentes.

9d927f67-b08d-44cb-adfc-bb34d905fbde

LUTA RECONHECIDA

Durante a reunião, Carlos Lula foi muito atencioso com Rigo Teles e com os prefeitos. O secretário disse que é compromisso do governador Flávio Dino (P C do B) promover as melhorias na saúde pública, cobradas pela população, e confiante no projeto de mudança do chefe do Executivo Estadual, que se estende também aos setores de educação, saúde, infraestrutura e outros.

Em nome dos prefeitos e da população, Rigo Teles agradeceu a receptividade do secretário Carlos Lula, apresentou vários projetos dos gestores municipais – que serão analisados e executados por meio da Secretaria da Saúde – e protocolou ofício, disponibilizando recursos das suas emendas parlamentares para melhorias da saúde pública de Itaipava do Grajaú.

Momentos depois da reunião, os prefeitos, seus representantes e os secretários municipais agradeceram a receptividade de Carlos Lula e o trabalho do deputado Rigo Teles, que sempre esteve presente nos municípios, ouvindo a classe política, a população e trabalhando na Assembleia e nas demais esferas de poder para melhorar a qualidade de vida do povo maranhense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Barco sem tripulantes é encontrado em Cedral

img-20170327-wa0060

Uma embarcação completamente vazia, sem nenhum passageiro ou tripulante, atracou nesta segunda-feira (27), na praia do Sassoitá, região litoral do município de Cedral. De acordo com informações, na embarcação foram encontradas apenas bolsas que fediam e várias sacas de arroz.

Segundo informações dos moradores da região, o barco, cujo nome estampado na carcaça é Baraka, não pertence a nenhum pescador da área. Segundo a Marinha do Brasil, ele foi identificado como uma embarcação japonesa.

Na madrugada desta terça-feira (28), uma equipe da Marinha foi destacada para Cedral. O objetivo dessa ação é tentar rebocar a embarcação para São Luís, onde especialistas e peritos devem buscar explicações para o que ocorreu com os tripulantes e com o barco em si.

A primeira impressão, segundo a Polícia Militar, é que tenha havido um saque dentro da embarcação, com isso há a presunção de que o barco foi atacado por piratas, porém, é desconhecida a destinação dada aos tripulantes.

Do Imparcial


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Júnior Verde destina emenda para aquisição de kits de trabalho em Chapadinha

IMG_8784

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) visitou no último final de semana as atividades do Projeto Educa Baixo Parnaíba (PEBAPAR), coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Chapadinha. A iniciativa oferece cursos de capacitação voltados para as áreas rural e urbana, e prevê a entrega de kits adquiridos por meio de emenda do parlamentar. As inscrições iniciam no dia 29 de março.

“A qualificação é um grande passo para o trabalhador se inserir no mercado de trabalho, mercado este que se encontra cada vez mais rígido com seus candidatos. Por isso, a importância destes cursos em Chapadinha, não esquecendo os trabalhadores rurais, que se capacitarão em cursos que ajudarão a aumentar sua produção e renda, tendo uma melhor qualidade de vida”, disse o deputado.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Operador de Computador, Operador de Caixa, Auxiliar Administrativo, Autogestão em Atendimento ao Cliente, Agricultura Familiar, Piscicultura, Horticultura, entre outros. Os cursos da zona rural contarão com a distribuição de kits de instrumentos de trabalho, como pulverizadores costais para aplicações de inseticidas, e para manejo de hortas.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Chapadinha, Jefferson Aguiar, afirmou que o apoio recebido foi indispensável para realizar o projeto. “O caminho para entrar no mercado de trabalho e para aumentar a produção é a qualificação. Agradecemos o empenho do deputado Júnior Verde, que tem se esforçado bastante para realização deste grande projeto e destinado emendas para aquisição dos kits de trabalho que serão distribuídos para agricultores de chapadinha”, disse o secretário.

As capacitações terão duração de uma a três semanas e serão realizadas na Unidade Central do SINE de Chapadinha e em comunidades rurais, com uma média de 25 vagas por turma. Os interessados em participar dos cursos devem ter idade mínima de 16 anos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Ministério Público vistoria escola Darcy Ribeiro após teto desabar

Paulo_Avelar__técnicos_Semed

Na manhã desta terça-feira, 28, o promotor de justiça Paulo Avelar, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, realizou uma vistoria na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro, localizada no bairro do Sacavém, onde o teto de uma sala de aula desabou na tarde de ontem (27), deixando uma professora e dois alunos feridos.

O promotor de justiça conversou com gestores da escola e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para verificar as providências que estão sendo adotadas sobre o caso.

A UEB Darcy Ribeiro foi uma das escolas incendiadas por vândalos em setembro de 2016. Na época, a Prefeitura de São Luís prometeu reformar o prédio, em parceria com o Governo do Estado. Na vistoria, foi verificado que, pelo menos uma das três salas incendiadas, não recebeu nenhuma intervenção, encontrando-se, inclusive, sem teto e com o piso alagado.

Sala_acabada (1)

Segundo o membro do Ministério Público, com a vistoria, a Promotoria de Defesa da Educação buscou acompanhar as ações da Semed, a fim de garantir a imediata reforma da escola, proporcionando segurança à comunidade escolar e a continuidade regular do ano letivo.

Os funcionários da Secretaria Municipal de Educação presentes na UEB Darcy Ribeiro disseram ao promotor que vão aguardar laudo do Corpo de Bombeiros sobre as condições estruturais da escola, para que seja definido se as aulas poderão ser retomadas no local, enquanto é feita a reforma da sala atingida, ou se haverá necessidade de interdição do prédio.

PROVIDÊNCIAS

Dentre as providências que serão tomadas pelo Ministério Público, Paulo Avelar informou que irá requisitar a instauração de inquérito policial para investigar o desabamento do teto da sala de aula, uma vez que houve pessoas atingidas. Um procedimento administrativo com a mesma finalidade será aberto no âmbito do MPMA.

Também irá encaminhar ofício ao prefeito Edivaldo Holanda e ao secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, cobrando esclarecimentos sobre o prazo para conclusão da reforma, a fim de não atrasar o calendário escolar.

O promotor de justiça ainda vai pedir explicações ao município sobre os motivos das salas incendiadas não terem sido reformadas, conforme prometido.

O promotor de justiça irá mencionar no documento a ser encaminhado à Prefeitura de São Luís o Termo de Ajustamento de Conduta, firmado em 2014, pelo qual o Município se comprometeu a realizar a reforma de 54 escolas municipais, que se encontravam em condições precárias de funcionamento. Entre elas estava a UEB Darcy Ribeiro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Construtora de Caxias fatura contrato de R$ 2,1 milhões na Prefeitura de Coroatá

A Almada Construções e Empreendimentos, que tem como proprietário, Genivaldo Almada de Oliveira vai lucrar alto na Prefeitura de Coroatá.

Segundo o Diário Oficial, a Construtora ganhou um contrato no valor de R$2.121.755,52 (Dois milhões, cento e vinte e um mil, setecentos e cinquenta e cinco reais e cinquenta e dois centavos) para locar veículos e máquinas pesadas para fins de uso da limpeza pública de Coroatá.

A empresa, que fica localizada em Caxias, locará os automóveis para a Prefeitura até março de 2018.

coroatá1

coroatá4

coroatá5


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

PRF e DNIT derrubam muro irregular construído em bueiro na BR-222

IMG-20170328-WA0041

Segundo informações colhidas, o muro teria sido construído a mando de um fazendeiro do povoado São Vicente. O pavimento no local havia desmoronado recente e foi totalmente refeito pelo DNIT_

No início da manhã desta terça feira, 28, agentes da PRF e técnicos do DNIT se deslocaram até o km 328 da BR 222, povoado São Vicente, no município de Igarapé do Meio – MA para resolver um problema absurdo criado pelos proprietários da fazenda Santa Bárbara, localizada naquele povoado. Um muro foi levantado obstruindo parcialmente a passagem da água pelas manilhas.
Mesmo vazado, com o tempo o muro poderia acumular material e a força das águas desgastar novamente as laterais do bueiro e por fim danificar a via provocando novo desmoronamento.

A fazenda possui vários criatórios de peixes sendo alguns na área de domínio da União. Uma decisão judicial proferida recente obriga a retirada dos açudes da área de domínio por representar perigo aos usuários da rodovia, além de trazer prejuízo ao patrimônio público, como verificado no último mês com o corte de um trecho da BR. Participaram da ação agentes das delegacias PRF de Santa Inês e Pedrinhas, além de policiais destacados da Operação Lignus II, que se encontram atuando naquela região, servidores do DNIT e terceirizados.

O proprietário da fazenda deverá responder junto a Procuradoria da União pela construção indevida do muro.

IMG-20170328-WA0039

IMG-20170328-WA0043


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Corpo de homem é achado esquartejado e decapitado na Cidade Olímpica

1490708242-310532890

Um corpo de um homem, ainda não identificado, foi achado esquartejado e decapitado por moradores, no fim da manhã desta terça-feira (28), no bairro São Braz dos Macacos, na Cidade Olímpica, em São Luís.

De acordo com informações preliminares, moradores do bairro encontraram a cabeça do homem em um monte de areia e o tronco e os membros espalhados por uma área de matagal do bairro.

A população assim que fez o achado cadavérico entrou em contato com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vivamar Hospitalar lucrou R$ 6 milhões com dispensa de licitação no governo Flávio Dino

emserh6

Fachada da Vivamar Hospitalar, segundo arquivo do Google Earth.

A M.A.Silva Equipamentos Hospitalares, conhecida como Vivamar Hospitalar, localizada no São Cristóvão, em São Luís, vem fazendo fortuna com “certos benefícios” concedidos pelo governo Flávio Dino (PCdoB).

Com capital social de R$ 400 mil (Quatrocentos mil reais), a empresa de equipamentos, cujo proprietário não foi divulgado pela Receita Federal, foi agraciada com 5 contratos em caráter emergencial, ou seja com dispensa de licitação, pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – Emserh, órgão ligado à gestão estadual.

Em 2016, a Vivamar faturou cerca de R$ 6.074.813,65 milhões, segundo documentos obtidos pelo Blog do Neto Ferreira.

Os contratuais foram firmados entre os meses de abril e agosto e findaram em novembro.

Em abril, a Emserh contratou a Vivamar por R$ 159.589,50 mil para garantir Nutrição Enteral, módulos e suplementos alimentares, para atender demandas de usuários atendidos pelas Unidades de Saúde. O contrato findou em julho de 2016.

Já em julho, a empresa faturou outro acordo no valor de R$ 176.378,90 mil para fornecer material de consumo médico hospitalar. O contrato acabou em 16 de outubro.

Antes mesmo que acabasse o segundo acordo contratual, a Vivamar foi agraciada com outro orçado R$ 5.332.151,85 milhões em 11 de agosto para fornecer medicamentos, que terminou em 9 de novembro.

Não satisfeito com enxurrada de contratos milionários concedidos à empresa de equipamentos, a Emserh celebrou mais dois, sendo um 3 dias depois e outro 15 dias após o terceiro acordo nos valores de R$ 369.950,00 mil e R$ 36.743,40 mil, respectivamente, para garantir o fornecimento de Dietas Parenterais e Oligoelementos e medicamentos do tipo oncológico para atender as demandas de usuários atendidos pelo Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho” – HTLF. Ambos findaram em novembro.

Mas o “benefício” concedido à Vivamar pela Emserh não parou por aí.

No início de 2017, a Empresa Maranhense celebrou outro contrato no valor de R$ 2.023.338,00 milhões. O blog chegou a publicar o contrato milionário. (Veja)

emserh1

emserh2-abril

emserh3-julho

emserh4-agosto

emserh5-agosto

emserh


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Construtora fatura 2 contratos avaliados em R$ 4,3 milhões na Prefeitura de Turilândia

A empresa A.F & M Construtora, localizada em Pindaré-Mirim, achou uma mina de ouro na Prefeitura de Turilândia, que é comandada por Alberto Magno Serrão Mendes.

Em fevereiro desse ano, a empreiteira, que tem como proprietários, Anderson Wesley Lima Matos e Ítalo Raphael Lima Matos, foi agraciada com 2 contratos no valor de R$ 4.357.331,38 milhões no Executivo municipal.

Os acordos preveem a prestação de serviços de reforma e ampliação de escolas de Turilândia e locação de veículos.

Para executar as reformas, a A.F & M irá faturar cerca de R$ 2.625.731,38 (dois milhões, seiscentos e vinte e cinco mil, setecentos e trinta e um reais e trinta e oito centavos).

Já para locar veículos, a construtora vai embolsar cerca de R$ 1.731.600,00 (hum milhão, setecentos e trinta e um mil e seiscentos reais).

turilândia

turilândia2

turilândia3

turilândia4


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Após teto desabar, Edivaldo Júnior vistoria escola Darcy Ribeiro

18727_prefeito_vistoria_ueb_darcy_ribeiro_270317_fotobaeta14

O prefeito Edivaldo determinou o imediato início das obras de reforma da Unidade de Educação Básica (U.E.B), Darcy Ribeiro, localizada no bairro do Sacavém. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (27) durante vistoria realizada pelo prefeito Edivaldo à unidade de ensino. O prefeito vistoriou a situação da unidade e pediu celeridade nos trabalho de recuperação do prédio.

A medida é parte do conjunto de providências adotadas pela Prefeitura de São Luís após o incidente ocorrido na tarde de hoje, quando parte do teto da escola não resistiu às fortes chuvas e desabou. De imediato, a Prefeitura de São Luís acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar. Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) também foi deslocada para o prédio em caráter de urgência, com o objetivo de avaliar a situação e prestar esclarecimentos a familiares de estudantes.

edivaldo-2-1024x683

“Durante todo o dia tivemos uma chuva intensa na cidade. Tomamos todas as providências necessárias com a maior rapidez possível, no intuito de dar uma resposta rápida à população da nossa cidade, para solucionar esta questão.

O prédio da escola vai passar por uma vistoria e, logo em seguida, iniciaremos as intervenções estruturais no prédio”, explicou o prefeito Edivaldo. Durante a vistoria nas instalações da escola, ele estava acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; e dos secretários Lula Fylho (Governo), Moacir Feitosa (Educação) e Jota Pinto (Articulação Política).

1490644859-96760108

O prefeito garantiu ainda a continuidade do ano letivo na U.E.B. Darcy Ribeiro, determinando que, enquanto prosseguirem os trabalhos de requalificação estrutural, as crianças sejam alocadas em um novo espaço nas proximidades. Edivaldo ressaltou ainda que a Prefeitura de São Luís segue com o cronograma de requalificação estrutural das unidades de ensino, em curso desde o início da sua primeira gestão.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, afirmou que já nesta terça-feira a equipe técnica da Semed iniciará as providências para que os estudantes sejam realocados em um outro espaço enquanto são realizadas as intervenções na U.E.B. Darcy Ribeiro.

“Daremos celeridade no cumprimento da determinação do prefeito Edivaldo, trabalhando para garantir aos estudantes a retomada das aulas no menor tempo possível”, disse o secretário Moacir Feitosa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.