Saúde

Hospital de Imperatriz está jogado às traças

Infiltrações nas paredes, teto, instalações hidráulicas e elétricas precárias, péssimas condições de todo o piso, má conservação do mobiliário, falta de limpeza e organização dos ambientes. Esse foi o cenário encontrado pela equipe do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) no Hospital Municipal de Imperatriz, durante inspeção realizada no mês de março de 2015.

A finalidade da auditoria era verificar o funcionamento da unidade hospitalar. Como se percebe, as condições encontradas não foram nada favoráveis. No Relatório, conta que o  hospital funciona em construções prediais inadequadas para a atividade e que grande parte dos espaços internos estão em condições inadequadas de conservação e higiene.

Dentre as inúmeras análises, constam: espaço físico do almoxarifado incompatível com a quantidade de produtos, estando fragmentado em diversos setores; péssimo estado de conservação do abrigo de resíduos de saúde; e o descaso com a coisa pública, uma vez que foi encontrado um equipamento para lavanderia, doado pelo Ministério da Saúde, parado há quase dois anos em um corredor na área externa do Hospital, dificultando o acesso de veículos ao abrigo de resíduos  e ao necrotério.

Também foi constatado que o Hospital Municipal necessita de Alvará Sanitário, das comissões de Revisão de Prontuários, de Revisão de Óbitos e de Controle de Infecção Hospitalar, bem como da atualização cadastral.

O Relatório destacou que parte das não conformidades sanitárias constatadas pela auditoria já havia sido enfocada pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão, no Relatório Técnico de Inspeção, realizado em novembro de 2014.

b


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Saúde

Prefeitura de Itinga usa verba federal em hospital abandonado

A Cidade de Itinga do Maranhão fez 19 anos, nesta terça-feira. Mas, ao contrário do que a palavra aniversário significa, os moradores não tem muitas razões ou motivos para comemorar a data. O município está completamente abandonado, com inúmeras obras paralisadas e com a crise econômica Brasileira a situação pode deixar a população de Itinga ainda pior.

Um grande exemplo dessa situação é o descaso para com o Hospital Municipal Santa Cristina, localizado no centro da cidade.

Segundo denúncias, o Centro Cirúrgico da unidade de saúde está totalmente entregue à ferrugem. A estufa de esterilização dos instrumentos médicos está velha e só funciona através de gambiarras; cama, cadeiras, carinho cirúrgico, todos estão sendo corroídos pela ferrugem.

Sem contar os riscos que as pessoas correm ao entrar em um ambiente desse. Podem adquirir uma infecção hospitalar e o tétano.

Veja abaixo a situação degradante em que se encontram os equipamentos do Centro Cirúrgico do Hospital de Itinga:

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.

Equipamentos enferrujados.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.