Uma idosa identificada como Doracy foi despejada de sua residência no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, após decisão judicial que determinou a retirada dela e da família de casa.
O caso teve origem em 2009, quando a mulher pediu R$ 5 mil emprestados a um agiota, identificado como Itevaldo Pereira Soares, e acabou presa em uma relação de juros abusivos que transformou a dívida inicial em um montante impagável, segundo a defesa da idosa.
O oficial de justiça, acompanhado de policiais militares, cumpriu o mandado de imissão de posse expedido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). No momento da ação, Doracy, os filhos e um neto precisaram retirar os móveis às pressas, sem ter para onde ir.
Ela afirma já ter pago mais de R$ 50 mil ao agiota e acusa o credor de agressões e ameaças. O advogado da família sustenta que o negócio é nulo e fraudulento, pois a casa, registrada em nome do falecido marido da idosa, teria sido colocada como garantia sem o devido consentimento.
Segundo a defesa, o acordo firmado à época simulava uma compra e venda do imóvel, o que teria permitido ao agiota recorrer à Justiça para tomar a casa.
“Trata-se de um caso típico de agiotagem, com juros abusivos e vício no contrato”, disse o advogado. A família agora busca reverter a decisão judicial, enquanto a idosa segue sem moradia e em situação de vulnerabilidade.
Com informações do Portal Marrapá

que pais e esse
Não entendo tenho uma pessoa aqui a 7 anos sem pagar aluguel e usando o imóvel que construí pra comércio e metendo o loco e justiça nada faz será que estão fazendo o certo minha idade k D os direitos 76 anos
Pede a prisão do juíz que deu causa ganha pro agiota pois agiotagem é crime
Agiotagem é crime,portanto, não deve pagar o montante.
Pagar o principal é justificável, porém, tomar uma moradia não tem amparo legal.
Não é o que diz a decisão judicial hehe
Concordo a justiça errou.
Essa e nossa justiça sensata e seguidora da lei . Palhaçada esses juízes so tem conhecimento pra passar em concurso depois se transformam nisso aí que vcs tão vendo. Será que esse assim como tantos outros nao e vendido ?
Esse agiota tem que ser preso e a casa devolvida para a idosa e familiares .
Boa tarde
Agiota não tem segurança nos empréstimos, pois, é ilegal proibido lamentável Deus abençoe a senhora idosa.
Isto acontece nas feiras do Brasil , quando os comerciantes não pagar eles mando matar ,está Senhora tem o direito de mora, em sua casa a justiça tem que rever este despejo tudo tem lei ,será que a OAB do Maranhão tem serviço social..
Eu fico revoltado com uma situação dessa.como pode a justiça compactua com essa situação esse agiota tinha que está preso que justiça é essa só no Brasil mesmo que Raiva coitada dessa idosa misericórdia
Esse juiz ou juíza que ágil dessa forma é mais sanguinário que o próprio agiota
Comprei 1 terreno em 1998. Invadiram meu terreno, construíram 2 casa. Entrei na justiça, gastei dinheiro e tempo e, após 8 anos, o julgador (não juiz), decidiu que o invasor (criminoso) que deveria ficar com o terreno. Portanto, infelizmente, nossa justiça é constituída de seres desonestos e injusto. Justiça brasileira é uma vergonha.
Não e agiota se tem um contrato de compra e venda do imóvel que assinaram como garantia..O agiotavé mesmo um sem-vergonha….mas Deusv está olhando.Mandinga nele !
Então está acontecendo com migo pedir um empréstimo ao um agiota e ele mim pediu uma garantia aí deir um chegue em branco só assinei paguei 3x 700 que ficou com o juros 2.100 pedir meu cheguei ele não devolveu e mim colocou na justiça e a juíza está mim tomado a minha casa esto e do Estado do Rio grande do Norte Parnamirim tenho 65 e sou doente não tenho Ander mora