O filho da prefeita Simplesmente Maria, do município de Arari, Alexandre da Costa Alves, é alvo de uma investigação criminal do Ministério Público do Maranhão (MPMA).
No assunto do Procedimento Investigatório Criminal (PIC), contam : improbidade administrativa, violação dos princípios administrativos e falta de publicização de atos oficiais.
A investigação está sob o comando da promotora de justiça Alessandra Darib Alves. O procedimento foi instaurado em novembro do ano passado.
Alexandre é vereador do município de Arari e ex-secretário municipal de Educação. No dia 4 de novembro do ano passado, ele anunciou sua saída da pasta e retorno à Câmara Municipal.
Em setembro de 2025, quatro vereadores de Arari protocolaram um pedido de instauração da CPI do Fundeb. Os parlamentares alegaram mau uso do recurso federal.
Os vereadores alegaram denúncias no transporte escolar, pagamento desproporcional do piso salarial do magistério, indícios de superfaturamento na manutenção dos ares-condicionados, dentre outras possíveis irregularidades, no exercício 2025, da gestão do Fundeb.
