Engenheiras podem se inscrever até o dia 18 de janeiro
A Alumar abriu as inscrições para o Programa Trainee 2026, iniciativa afirmativa voltada exclusivamente para mulheres, que busca atrair e desenvolver talentos para áreas técnicas e estratégicas da indústria do alumínio. As inscrições estarão abertas de 9 a 18 de janeiro, no site oficial de carreiras da Alcoa.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a representatividade feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens, contribuindo para ambientes de trabalho mais diversos, inovadores e inclusivos.
O programa é destinado a mulheres engenheiras com graduação concluída e experiência profissional na área. As oportunidades são voltadas para a Alumar e para a unidade da Alcoa em Juruti (PA), abrangendo profissionais formadas em Engenharia Civil, Engenharia de Manutenção (Elétrica ou Mecânica), Engenharia de Minas, Engenharia de Processos, Engenharia Geotécnica, Engenharia Química e Engenharia de Segurança.
O Programa Trainee 2026 faz parte da estratégia de equidade de gênero da companhia, além de contribuir para a formação de profissionais que poderão ocupar posições técnicas ou de liderança na empresa. A ação também reafirma o compromisso da Alumar em impulsionar o desenvolvimento econômico no Maranhão e ampliar o acesso às oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Serviço – Programa Trainee 2026
Período de inscrições: de 9 a 18 de janeiro
Público-alvo: mulheres engenheiras graduadas antes de 2023 com experiência profissional na área
Áreas de formação:
• Graduação em Engenharia Civil
• Graduação em Engenharia de Manutenção (Elétrica ou Mecânica)
• Graduação em Engenharia de Minas
• Graduação em Engenharia de Processos
• Graduação em Engenharia Geotécnica
• Graduação em Engenharia Química
• Pós-graduação em Engenharia de Segurança
Inscrições: pelo site oficial de carreiras da Alcoa – www.alcoa.com/careers
(buscar por trainee).
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 86% de seus funcionários são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.
