Maranhão

Deputados prestigiam a posse de Washington Luiz como conselheiro de TCE

washington (1)

A base governista da Assembleia Legislativa, representada pelos deputados estaduais Stênio Rezende (PRT), Alexandre Almeida (PTN) e Hélio Soares (PMDB) foram prestigiar, na manhã desta segunda-feira (2), a cerimônia de posse do ex-governador Washington Luiz Oliveira como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), ocupando a vaga deixada por Yêdo Flamarion Lobão em outubro deste ano.

“Viemos prestigiar a última etapa da escolha do conselheiro do Tribunal do Estado que Assembleia aprovou muito bem um homem como Washington, que tem uma historia de luta, uma historia de vida muito bonita construída ao longo de sua vida pública. Eu não tenho dúvidas de que ele irá desempenhar um ótimo trabalho em prol da nossa sociedade”, declarou Stênio Rezende.

Para Hélio Soares, Washington tem créditos pelo que vem contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão. “O Tribunal acaba de ganhar uma pessoa sensata, que muito contribui para o nosso Estado. Washington é uma pessoa que tem créditos e pessoas que tem crédito são beneficiadas e nós da Assembleia aprovamos o pedido da governadora. Tenho certeza de que assim como contribuiu como vice-governador do Estado, contribuirá muito mais como técnico do TCE, que é um órgão que precisa de pessoas limpas e honestas e ele se enquadra nesse critério”, disse.

O vice-líder do governo, Alexandre Almeida, garante que a Assembleia aprovou a escolha de alguém com muita qualificação, tanto técnica quanto por sua sensibilidade como homem público. “Agora, temos a certeza de que o Tribunal de Contas, que é um órgão auxiliar da nossa Casa, terá uma pessoa muito preocupada em exercer o seu papel nesse contexto tão delicado, que é a gestão pública no Brasil, numa época em que a sociedade clama e exige uma boa gestão pública que anseia por qualidade em todas as áreas, educação, saúde, segurança”, disse Alexandre Almeida

Além dos parlamentares estaduais, auditores, procuradores, representantes das secretarias estaduais, deputados federais, os demais conselheiros, entre outras autoridades, também estiveram presentes na cerimônia, que foi conduzida pelo presidente do TCE do Maranhão, Edmar Cutrim, que em nome do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), saudou os demais membros da Casa Legislativa.

“A Assembleia Legislativa, em nome de Arnaldo Melo e seus pares, fez muito bem em eleger Washington, pela excelente bagagem que traz. Esperamos que ele seja atuante, com o objetivo que nos foi destinado através da Constituição Federal, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da nossa Lei Orgânica. Evitando os desvios de dinheiro publico e facilitando a vida dos mais carentes”, discursou Cutrim.

Depois de passar pela Casa Legislativa, com eleição consolidada pelo plenário e após a etapa final da posse como conselheiro do Tribunal de Contas, Washington afirmou estar tranquilo em relação a nova função que exercerá. Ele garante estar consciente da responsabilidade que assumirá com o Tribunal de Contas e com a própria sociedade. “Agora tenho essa importante missão de exercer esse novo cargo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão para o desenvolvimento do nosso Estado. Meu trabalho aqui não será apenas na fiscalização, mas será um trabalho aplicativo em primeiro lugar nas prefeituras e nas câmaras de vereadores. A intenção aqui é que o dinheiro público seja cada vez melhor aplicado para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado. Sinto-me preparado para assumir essa nova função”, disse.

ELEIÇÃO

Em sessão extraordinária, realizada na última quinta-feira (28), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 016/2013, que formaliza a indicação do nome do vice-governador do Estado, Joaquim Washington Luiz de Oliveira, para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Em votação aberta e nominal, o nome do vice-governador foi aprovado com o voto de 29 deputados; quatro parlamentares votaram contra, oito estavam ausente e uma abstenção.

Joaquim Washington Luiz de Oliveira nasceu em Várzea Alegre, em 24 de dezembro de 1949. É um político brasileiro com base eleitoral no Estado do Maranhão. Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão, exerceu o cargo de deputado federal na legislatura de 2007 – 2011, entre 12 de maio de 2009 a 7 de abril de 2010. Pertenceu ao PC do B até 1987, até filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Elegeu-se vice-governador do estado nas eleições de 2010, na chapa de Roseana Sarney.

Para assumir o TCE, Washington teve que se desfiliar também do PT, mas ele garante que nunca deixará de ser petista, apesar de estar mais distante do cotidiano partidário.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereador também é acusado de falsificação no PT de Barra do Corda

Barra do Corda, Prof. Roberto (PT).

Barra do Corda, Prof. Roberto (PT).

Em nota encaminhada ao Blog do Neto Ferreira, Paulo Lima – aliado do presidente estadual Raimundo Monteiro e do vice-governador do Estado, Washington Luiz, que foi acusado de fraudes no PT de Barra do Corda (reveja), rebateu as acusações e direcionou as irregularidades ocorridas no PT ao vereador Barra do Corda, Prof. Roberto (PT).

Aliado do deputado estadual Rigo Teles, Paulo Lima informou que o vereador filiou-se no PT com assinatura falsa na ficha de filiação abonada pelo próprio presidente do PT Cordino, Clóves Gomes Pessoa.

Ainda segundo ele, a assinatura do vereador, diverge das assinaturas constantes nos registros das atas de reuniões do PT de Barra do Corda, e em uma das reuniões do Diretório Municipal de Barra do Corda, com a presença do membro do Diretório Estadual, Raimundo de França Dutra, que é aliado do deputado federal Dutra.

Para comprovação das irregularidades, o representante da chapa “Geones Barros”, encaminhou cópia da ficha, das atas, e documentos oficias do Partido dos Trabalhadores, que comprovam a filiação que poderá até perder o mandato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Washington: 'A determinação do Governo é prender os culpados'

Washington Oliveira

Washington Oliveira

Diversas autoridades políticas, entre os quais, o vice-governador Washington Luiz, empresários, além da Superitendente do Sistema Mirante de Comunicação, Teresa Murad Sarney, e do diretor do Jornal O Estado do Maranhão, Ribamar Corrêa, estão presentes no velório do jornalista e blogueiro Décio Sá, de 42 anos, que acontece na PAX União, na rua Grande, centro da capital maranhense.

O vice-governador Washington Luiz disse que a determinação do governo do Estado é que a polícia cumpra o seu papel em prender os culpados. Ele aproveitou para elogiar o trabalho do jornalista afirmando que Décio era um jornalista polêmico e incansável na busca da notícia.

– A morte do jornalista Décio Sá causou revolta à sociedade maranhense. Portanto, toda a sociedade tem que contribuir para que possamos localizar essses criminosos – comentou o vice-governador.

Raimundo Monteiro, presidente Regional do PT, disse que Décio Sá deu uma parcela de contribuição muito grande para o jornalismo do Maranhão e do Brasil.

O jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com cinco tiros, ontem à noite (23), em um bar na avenida Litorânea


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fernando Fialho toma posse na Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (18), no Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), tomou posse na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) o engenheiro civil Fernando Fialho.

Secretário Fernando Fialho assina termo de posse.

Secretário Fernando Fialho assina termo de posse.

O ato contou com a presença do vice-governador Washington Luiz, do chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, além de secretários de Estado, prefeitos, empresários e lideranças comunitárias.

Ao tomar posse, o secretário Fernando Fialho destacou a importância do Estado no esforço de reduzir a pobreza extrema, uma das atribuições da secretaria. Tenho grande satisfação de integrar a equipe da governadora Roseana Sarney, pois sei da tamanha responsabilidade de buscar reduzir a pobreza extrema. Vamos otimizar todos os recursos do Governo Federal para que possamos acelerar esse processo no estado. Tenho certeza que conseguiremos, afirmou o secretário Fernando Fialho.

Para o vice-governador Washington Luiz, a presença de Fernando Fialho no governo trará mais qualidade aos projetos e políticas públicas voltadas a melhorar a vida dos maranhenses. Trata-se de um grande especialista, que fez um excelente trabalho no Governo Federal e que agora vem ajudar o Governo do Estado, declarou o vice-governador.

O secretário Fernando Fialho é formado em Engenharia Civil, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); possui MBA Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ISAN-MA). Já exerceu os cargos de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap); e gerente de Estado de Articulação e Desenvolvimento Regional de São Luís.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vice-Governador recebe o Grupo Grita

Vice-governador

Vice-governador

O vice-governador Washington Luiz recebe, nesta quinta-feira (15), na sala de reuniões do Palácio Henrique de La Rocque, os membros do Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), responsável pelo espetáculo Via Sacra, apresentado há mais de três décadas no Bairro Anjo da Guarda.

A marca da produção do Grupo Grita foi sempre a investigação dos temas do cotidiano da comunidade e do Maranhão, entre os quais os conflitos agrários e as discriminações retratadas sob a forma lúdica.

O Grupo Grita, através do teatro, trabalha temas como cidadania e problemas sociais em espetáculos, cursos, oficinas, capacitação para jovens.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Enquanto Roseana passeia em Paris, Washington se aproveita de sindicalistas

Washgiton Oliveira se aproveita de reunião em prol das eleições

Washgiton Oliveira se aproveita de reunião em prol das eleições

O governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, teve encontros com lideranças sindicais, na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio dos Leões. Ele conversou com o presidente da Nova Central Sindical e presidente eleito do Conselho Estadual do Trabalho, Raimundo Henrique da Silva, e com a nova diretoria da Associação de Moradores da Cidade Olímpica.

Durante areunião com Raimundo Henrique da Silva foram discutidas as políticas de geraçãode emprego e renda do Governo do Estado. Também presentes os secretários de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo; e do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy

Eles falaram também sobre a posse da nova diretoria do Conselho, que está marcada para o dia 25 deste mês. O conselho do trabalho é um espaço no qual a sociedade civil organizada tem a oportunidade de discutir as políticas públicas nessa área. É onde se trata da questão da geração de emprego, renda e da qualificação profissional.

“O que eu quero aqui, é ter a oportunidade de fazer nesta gestão um bom trabalho com o apoio do governo e da classe empregadora”, destacou Raimundo Henrique.

Atualmente, o Conselho tem como presidente o secretário José Antônio Heluy, que após a posse do novo presidente passa a ser vice. Raimundo Henrique da Silva assume como representante da bancada do trabalhador e no próximo ano entrega o cargo para um representante da bancada do empregador.

Cidade Olímpica – A presidenteda entidade da Cidade Olímpica, Kênia Delane Pinheiro, apresentou algumas solicitações da comunidade nas áreas de educação e saneamento. “Vou encaminhar as solicitações para as secretarias e órgãos responsáveis, para que seja dado o encaminhamento”, garantiu Oliveira.

O encontro foi uma retribuição à visita feita pelo vice-governador na semana passada. Na ocasião, Kênia Pinheiro também ressaltou que uma reivindicação antiga dos moradores da área é a titularidade dos terrenos. “Os comerciantes ficam impossibilitados de registrar firma, adquirir empréstimos ou mesmo os moradores não conseguem financiamento para melhoria habitacional, pois não têm como comprovar a propriedade do imóvel”, explicou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Arnaldo Melo assume o Governo do Maranhão

Arnaldo Melo Presidente da Assembleia Legislativa

Arnaldo Melo Presidente da Assembleia Legislativa

Confirmado. Washington Luiz Oliveira (PT) governador em exercício até esta segunda-feira, 31, e passará o cargo após ida ao Ceará, para compromissos familiares.

No entanto, quem assumirá o Governo é o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), que deve ficar até quinta-feira, 03 e também irá entregar o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Jamil Gedeon Neto para formalizar a inauguração do novo Fórum da cidade de Caxias na sexta-feira (04).

Com a saída de Arnaldo Melo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcos Caldas (PRB), 1º vice, será o presidente em exercício da casa por temporariamente por três dias.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vice-governador é motivo de desgosto para petistas do Maranhão

Arnaldo ' Companheiro' Silva

Arnaldo ' Companheiro' Silva

O Partido dos Trabalhadores chegou ao Governo do Maranhão através do cearense Washington Luiz. Numa decisão conturbada, ele foi indicado para ser o candidato a vice-governador na chapa de Roseana Sarney. Aqueles que defendiam a aliança acreditavam que seria possível imprimir algo do programa do Partido na gestão de Roseana e ainda fortalecer as bases em todo o Maranhão.

Acreditavam. Hoje o que se vê é uma onda de insatisfação com a conduta do vice-governador. 

O descontentamento é vísivel e toma corpo entre os integrantes do partido que se posicionaram a favor da aliança com o grupo Sarney. O desgosto deixou de ser um assunto de consumo interno e ganhou as ruas. Os petistas já falam abertamente da insatisfação.

No interior, uma das cidades onde o PT tem uma estrutura mais sólida, o eco da frustração é patente nas palavras de um dos pré-candidatos a prefeito, Arnaldo Silva.  Arnaldo ‘Companheiro’ disputa a indicação do PT para concorrer à sucessão do prefeito Lisboa e desabafa que o Partido avançou muito pouco depois da aliança. Continue lendo no blog do Louremar o motivo do PT no Maranhão não avança mesmo estando no Governo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.