Poder

Umbelino Júnior quer incluir testes para recém-nascidos na rede pública de Saúde

O vereador Umbelino Junior (PPS), apresentou na Câmara Municipal de São Luís, o projeto de lei N° 109/2018 que visa incluir o teste de deficiência de G6PD no teste do pezinho. O exame é capaz de diagnosticar a presença de favismo que é uma anomalia hereditária, que afeta o sangue.

A criança que possui a doença não dispõe de uma enzima chamada Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), que tem a função de proteger os glóbulos vermelhos dos danos que algumas substâncias possam provocar, como é o caso de alguns medicamentos, a febre alta ou, principalmente, as favas.

O projeto tem como objetivo oferecer de forma gratuita a realização do exame tanto nos hospitais, quanto nas clínicas e entidades de saúde pública. Em casos de diagnósticos positivos, a unidade hospitalar também deverá informar se a variante é leve, moderada ou severa.

De acordo com o autor do projeto, o vereador Umbelino Junior, a proposta é importante para garantir a detecção de forma precoce. “A deficiência de G6PD é grave e poucas informações são repassadas para a sociedade. Conversei com especialistas sobre o assunto e acreditamos que a oferta do exame na rede pública vai auxiliar no diagnóstico de forma mais ágil e eficaz. Nosso objetivo é garantir que as nossas crianças tenham na rede pública toda uma estrutura de exames”, afirmou o parlamentar.

Umbelino Junior que também é Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de São Luís, solicitou por meio do projeto que o Poder Executivo acompanhe e forneça as diretrizes de tratamento aos portadores da deficiência, através do sistema público de saúde. A proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e deverá ser votada nos próximos dias no plenário da Câmara Municipal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior solicita pavimentação asfáltica para rua do bairro Vila Conceição

thumbnail_IMG-20170925-WA0079

O Vereador Umbelino Júnior solicitou na manhã desta terça-feira na Câmara Municipal de São Luís, pavimentação asfáltica da Rua Moisés Cutrim, no bairro da Vila Conceição.

A solicitação foi realizada e aprovada através do requerimento n°833/17.

Segundo o parlamentar, a referida rua encontra-se em péssimo estado de conservação, o que tem causado diversos transtornos aos moradores e motorista que transitam pela localidade.

“Esta solicitação é por melhorias para todos os moradores da Vila Conceição. Peço ao executivo que esteja atento às necessidades do povo e que dê a devida importância e atenda nosso pedido” concluiu Umbelino Junior.

IMG-20170925-WA0080


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Umbelino Júnior reúne-se com SINDSAÚDE do Maranhão

thumbnail_IMG-20170824-WA0047

O Presidente da Comissão de Saúde do Município, Vereador Umbelino Junior se reuniu na manhã desta terça-feira com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde do Estado do Maranhão (SINDSAÚDE/MA) para dialogar sobre os problemas que os profissionais contratados temporários vêem enfrentando: falta de valorização profissional, contratação, insalubridade, falta de insumos, baixo salário, desconto para previdência do município sem saberem a aplicação, salário a dois meses atrasado, entre outros, foram insatisfações colocadas em pauta pelos profissionais da saúde.

Segundo a Presidente do Sindicato Duce Samento os profissionais trabalham de forma precária, lutam por dignidade na garantia de um salário mínimo, auxílio transporte, auxílio alimentação, adicional noturno e combatem para que não sejam negligenciados os direitos essenciais aos trabalhadores que estão atuando nas unidades complexas do município.

IMG-20170824-WA0046

Diante de tal situação Umbelino Junior se manifestou afirmando que vêm atuando fiscalizando as unidades de Saúde do Município, e que não olha para a saúde avaliando apenas as estruturas físicas das unidades, que é humano e olha para os profissionais que labutam. Afirmou que procurará políticas públicas de valorização para os trabalhadores da área, para estes que são considerados verdadeiros heróis, pois vivem nos bastidores e em meio a precariedade se sobressaem doando sempre o seu melhor para cuidarem do próximo. ” Procurarei viabilizar melhores condições de trabalho, valorização e dignidade. Continuarei e lutarei ao lado da classe” Ressaltou o parlamentar.

Estiveram presentes também dando apoio na reunião os Vereadores Cézar Bombeiro, Chaguinhas e Edison Gaguinho.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior fiscaliza hospital da Mulher

IMG-20170817-WA0097

O Vereador Umbelino Júnior visitou na manhã de ontem (11), o Hospital da Mulher, localizado no bairro Anjo da Guarda.

Em mais uma fiscalização, o Vereador vistoriou as condições estruturais e sanitárias do local, não sendo encontrado irregularidades de atendimentos dado ao grande esforço dos funcionário que fazem até mutirão para adequações estruturais na unidade, coisa que seria de responsabilidade da Prefeitura.

O Hospital da Mulher que contém especialidades de cardiologia, pneumologia, proctologia, ortopedia, ginecologia, endocrinologia, cirurgia clinica e geral, além do serviço de assistência em alta complexidade na especialidade de neurocirurgia funciona em harmonia internamente, apesar da grande demanda nas marcações que são limitadas devido a capacidade de acolhimento que a unidade impõe.

Na visita ao conversar com mulheres que encontravam -se internadas, não foi relatado reclamações dos serviços prestados pela referida unidade.

Desta forma, o Vereador parabenizou a equipe médica e os funcionários que compõem o corpo clínico do hospital.
Após mais esta visita, Umbelino afirmou que continuará com o trabalho imparcial de fiscalização nas Unidades de Saúde Municipais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereadores se unem e fiscalizam Pronto Socorro do Anil

IMG-20170817-WA0096

Em mais uma fiscalização realizada pelo Vereador Umbelino Júnior nas Unidades de Saúde Municipais, foram constatadas que existem deficiências e clamores por melhorias.

Na manhã de hoje(17) Umbelino Junior e o Vereador Estevão Aragão se uniram e fiscalizaram o Pronto Socorro do Anil. Foi comprovado pelos parlamentares que existe uma enorme necessidade de reforma na Unidade.

“O que observei foi que o Posto necessita urgentemente de reforma, a estrutura está precária, insalubre, os móveis encontram-se enferrujados, desgastados, existe uma insatisfação por parte dos pacientes e funcionários relacionado ao ambiente.

IMG-20170817-WA0095

É preciso melhorar para oferecer condições dignas de trabalho e atendimento”, ressaltou Umbelino.

“Estamos aqui para averiguar e cobrar do poder público o que deve ser feito, é nosso papel fiscalizar e buscarmos melhorias para Saúde do nosso município.” complementou Estevão Aragão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior declara apoio à greve dos professores da rede municipal de São Luís

IMG-20170810-WA0008

O Vereador Umbelino Junior participou, na tarde de hoje (09), do evento Grito pela Educação, que tem por objetivo lutar por uma Educação Pública de qualidade, melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial.

Atendendo ao convite da Presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, o vereador contribuiu com sua participação somando na luta da categoria que desde o dia 1 de agosto encontram-se em Greve Geral dos Professores da Rede Pública de São Luís.

IMG-20170810-WA0009

Os professores reivindicam melhores condição de trabalho nas escolas, construção de creches e escolas, melhoria na qualidade da alimentação e transporte escolar, segurança qualificado nos ambientes escolares e ainda reajuste salarial de 7,64% e quitação das perdas salariais de 2012 a 2016 que somam 16,7%.

O Vereador ressaltou que os professores têm que ser valorizados pela gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, defendeu a classe e chamou atenção para os problemas que a educação pública vem passando em nossa cidade.

“É inadimissivel a forma como a gestão vêm tratando a educação do nosso Município, infelizmente o que observarmos é a falta de sensibilidade, descaso e falta de respeito para com a nossa sociedade. escolas sem água para beber, profissionais trabalhando em ambientes insalubres, salas sem ventilação, merenda escolar sem qualidade, tetos desabando, falta de espaços para desenvolvimento das atividades esportivas e longas reformas que resultam em escolas sem aulas.

A Educação Municipal de nossa Cidade pede socorro! Lutarei e estarei ao lado dos professores, das familias e sociedade ludovicense para alcançarmos uma educação digna, pois a educação é essencial na vida de uma pessoa, ela define o futuro de um cidadão”, complementou o parlamentar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior chama atenção para surto de mosquitos em áreas de São Luís

thumbnail_IMG-20170714-WA0016

O Vereador Umbelino Júnior subiu a tribuna da Câmara Municipal na manhã da última terça-feira (11) chamando atenção das autoridades para os problemas que a cidade de São Luís vem enfrentando, dentre os assuntos abordados o parlamentar frisou o surto de mosquitos às margens da Lagoa da Jansen, no bairro da Ponta d’Areia.

Segundo o parlamentar a Lagoa da Jansen é um cartão postal, ponto turístico de nossa cidade, e a algumas semanas, um surto de mosquitos têm tirado a tranquilidade e provocado diversos transtornos aos moradores da região que temem contrair doenças transmitidas pelos insetos.

O surto foi ocasionado em razão da obra de substituição da comporta que permeia a Lagoa da Jansen, obra esta, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA), que estaria causando o surto de mosquitos que invadem as residências ao redor da Lagoa.

Buscando solucionar o transtorno na região, o Vereador pediu ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde a celeridade na obra da comporta e solicitou os carros de fumacê, com bombas de pulverização com Inseticida Ultra Baixo volume (UBV) para combater os mosquitos no local.

“As medidas são necessárias e urgentes, pois a saúde pública é direito de todos e dever do Estado.” Afirmou Umbelino Junior.

thumbnail_IMG-20170714-WA0017


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Vereador Umbelino Júnior consegue obras para o bairro do São Francisco

IMG-20170713-WA0078

O vereador Umbelino Júnior solicitou a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, a desobstrução, limpeza das galerias e bueiros das Ruas cinco, Trancredo Neves e José Sarney, no bairro do São Francisco.

Segundo o parlamentar, a demanda foi repassada ao secretário em caráter de urgência após receber dos moradores denúncias que a situação nas ruas estavam precárias e no período chuvoso, alagavam as residências e os moradores ficavam impossibilitado de sair de casa.

“Recebi dos moradores um vídeo onde após uma forte chuva, com os bueiros entupidos, as ruas ficaram extremamente alagadas a ponto de invadir a casa dos moradores. Diante deste episódio, eu como representante das comunidades, não poderia me omitir, procurei o Secretário Antônio Araújo e repassei á demanda dos moradores, solicitando em forma de urgência uma solução” frisou o parlamentar.

A Semosp atendeu a solicitação e encaminhou uma equipe que deu início as obras.

O Edil afirmou que irá acompanhar o processo realizado pela secretaria até o final, para garantir aos moradores melhorias na qualidade de vida.

IMG-20170713-WA0077

IMG-20170713-WA0079


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior pleiteia melhorias para moradores do bairro da Vila Conceição

thumbnail_IMG-20170713-WA0075

O vereador Umbelino Junior solicitou em forma de ofício (n° 20/2017) no dia 06 de Junho, para a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) o abastecimento de água para moradores da Rua Ministro Sarney Filho, no bairro Vila Conceição.

Segundo o parlamentar, os moradores da Rua estavam a dias sofrendo pela ausência do abastecimento de água na região.

“A água é essencial na vida de uma pessoa, recebi várias denúncias dos moradores e então decidir solicitar em caráter de urgência ao sr Davi Telles, a viabilização no fornecimento da água, fiz questão de pedir a minha equipe para que fossem pessoalmente tratar o assunto na instituição responsável, o que nos trouxe o retorno mais breve possível”, frisou o Vereador.

A solicitação foi atendida, a CAEMA solucionou o problema perfurando um poço que abastece água não somente á rua, mas toda região ao redor.

Esta é mais uma conquista que o parlamentar vem pleiteando em seu mandato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Umbelino Júnior solicita asfaltamento para ruas da Zona Rural de São Luís

IMG-20170614-WA0083

O Vereador Umbelino Junior solicitou por meio de requerimento na Câmara Municipal de São Luís, o pedido de pavimentação e recuperação asfáltica para ruas em diversos bairros da Zona Rural de São Luís.

Segundo o parlamentar as vias públicas de São Luís foram muito afetadas pelo período de chuva e agora a população urbana e rural necessitam mais do que nunca da sensibilidade do poder público para que as pessoas possam se locomover de maneira segura pelas ruas da capital.

As solicitações que foram realizadas pelo parlamentar a Câmara Municipal foram para algumas ruas dos bairros Quebra-Pote, Pedrinhas, Estiva e Vila Sarney, onde a demanda originou-se pelos pedidos da população e pelas visitas feitas aos bairros da Zona Rural, onde Umbelino Junior constatou as reais necessidade dos locais.

Os requerimentos foram aprovados e encaminhados a Prefeitura de São Luís, para que sejam atendidos por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.