Poder

‘Mais Cultura e Turismo’ de férias movimentará fins de semana de janeiro

mais-cultura-e-turismo

Foi iniciada mais uma temporada do programa ‘Mais Cultura e Turismo’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo é garantir cultura e lazer a maranhenses e turistas que estejam na Ilha do Amor durante o mês de janeiro. A programação começa nesta sexta-feira (6) e segue até o dia 29 deste mês, sempre às sextas, sábados e domingos, na Praça Nauro Machado (Centro Histórico), Praça da Lagoa e Espigão Costeiro (Ponta d’Areia).

Com a cidade repleta de turistas e com a população de férias, a intenção é ocupar os espaços públicos da cidade, com programações culturais gratuitas para todas as idades. Às sextas-feiras, a festa será na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com apresentações de DJs e artistas locais. Já aos sábados, a programação é direcionada à criançada, na Praça da Lagoa. Aos domingos, o palco das apresentações será o Espigão Costeiro, onde ocorrerão shows de cantores e cantoras maranhenses.

“Montamos uma agenda para acolher turistas e as pessoas que estão de férias na nossa capital. Vamos ocupar esses espaços com programação cultural de qualidade para todos os públicos”, explicou a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Vanessa Leite.

A festa começa nesta sexta-feira (6), na Praça Nauro Machado, com a alegria do grupo ‘Sindicato do Samba’ e o som da DJ Carol Vieira. No sábado (7), a Trupe Circense fará a diversão da garotada, na Praça da Lagoa. Já no domingo (8), a cantora Rosa Guedes se apresentará no Espigão Costeiro.

Programação de Férias do ‘Mais Cultura e Turismo’

Sexta-feira (6)
Praça Nauro Machado
19h – DJ Carol Vieira
20h – Sindicato do Samba

Sábado (7)
Praça da Lagoa
17h30 – Trupe Circense

Domingo (8)
Espigão Costeiro
17h – Rosa Guedes


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Crime

Dono de agência de turismo é preso por estelionato

528756_336297766455887_1889931171_n-480x640

Nesta quarta-feira (17), um empresário de uma agência de turismo foi preso e indiciado por estelionato, em São Luís.

Segundo informações do delegado Manoel Almeida Neto, da Delegacia do Consumidor, Ronaldo Aguiar dos Santos, 34 anos, vendeu alguns pacotes de turismo e não cumpriu os acordos.

Ronaldo Aguiar é dono de uma empresa de turismo que funciona dentro de um hotel na Ponta do Farol, em São Luís.

As irregularidades na prestação de serviços tiveram início no ano passado, quando alguns clientes começaram a ser prejudicados. Segundo o delegado, até o momento foram identificadas sete vítimas, sendo o prejuízo orçado em cerca de R$ 90 mil. O empresário foi levado à Delegacia do Consumidor no bairro do São Francisco, em São Luís, para ser interrogado e depois encaminhado ao Centro de Triagem de Pedrinhas


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Novos voos de São Luís a Imperatriz entram em operação no Maranhão

A próxima segunda-feira (19) será marcada pelo início da operação de dois novos voos no Maranhão. Os trechos ligarão São Luís e Imperatriz, pela companhias Azul Linhas Aéreas, e São Luís a Recife, pela Gol Linhas Aéreas.

Os voos entre São Luís e Imperatriz, da Azul Linhas Aéreas, terá seis frequências semanais. De acordo com a companhia aérea, os voos partirão de São Luís às 9h40 com chegada em Imperatriz, às 11h. Já o trecho entre Imperatriz e São Luís sai às 19h20 e chega às 20h45.

Os trechos entre São Luís e Recife, operados pela Gol, terão quatro frequências semanais: segunda, quinta, sexta e domingo. As saídas de São Luís serão às 13h20, com chegada em Recife às 15h09. Já o trecho Recife/São Luís, partirá às 10h53 com previsão de pouso às 12h30.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Setur destaca melhorias no turismo de São Luís e traça estratégias para 2012

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) finaliza mais um ano com bons resultados e já volta suas ações para 2012, o ano do 4º centenário da cidade. Projetos considerados essenciais avançaram e, segundo o órgão, outros serão potencializados para que alcancem o objetivo programado.

Assim como nos anos anteriores, as ações de destaque foram a divulgação do São João e outros atrativos de São Luís em várias capitais brasileiras e a captação de novos voos para a cidade – no início da gestão, em 2009, eram apenas três e agora são sete. O titular da pasta, Liviomar Macatrão, enfatizou a entrada de novas empresas e disse que o aumento do número de voos alavancará a chegada de mais turistas, tendo em vista a facilidade no trajeto.

“Focamos na divulgação da cidade e na captação de novos voos como forma de atrair os turistas de todas as regiões do Brasil, principalmente nos mercados prioritários. Neles, destacamos nossos principais eventos culturais, como o São João e os demais atrativos como, por exemplo, o Centro Histórico e a gastronomia local”, disse.

As cidades chamadas prioritárias são Brasília (DF), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Teresina (PI), além de Vitória (ES) e Juiz de Fora (MG), que mesmo não tendo voo direto são grandes emissores de turistas para a capital. Nestas cidades, a Setur realiza palestras, visitas a agencias de viagens, apresentações culturais com grupos folclóricos e artistas locais e distribui material promocional para treinamento dos agentes das cidades visitadas.

Liviomar comentou, também, sobre as festas de fim de ano e do aniversário da cidade em setembro. “Teremos uma ótima programação voltada para o público local, para os turistas e profissionais de outros estados que estão na cidade e esse será apenas um aperitivo das festividades que se seguirão durante o ano, não só da Prefeitura, mas de todas as 15 entidades ligadas ao Comitê Estratégico do São Luís 400 anos”, explicou.

Roteiros e Serviços – Com a chegada de 2012, a Setur reforçará os roteiros e circuitos turísticos, visando aumentar a chegada e a estada de turistas na capital. Dentre eles, destacam-se o Programa de Turismo de Aventura, Roteiro Capital Brasileira do Reggae, Serenata Histórica, São Luís é um Palco, Turismo na Escola, além de projetos gastronômicos e o Museu da Gastronomia, entre outros.

Centro Histórico – A Setur intensificou a limpeza do centro com diversas atividades como a lavagem hidrotérmica (alta pressão), a partir da Aliança pelo Centro Histórico. Houve também a entrega de pontos e monumentos turísticos com iluminação artística. Pedra da Memória e a Praça Maria Aragão receberam a iluminação especial e a Feira da Praia Grande também será beneficiada pela ação que engloba, ainda, mais sete localidades. A Fonte do Ribeirão está entre as beneficiadas.

Atendimento – Desde 2009, a Setur tem trabalhado para melhorar as condições de atendimento em bares, restaurantes, hotéis, clubes, taxistas, entre outros profissionais do setor. Criado em 2009, O Plano de Qualificação Profissional para o Turismo (Qualitur) propõe estratégias de qualificação e capacitação de turismo em São Luís, integrando curso, oficinas e palestras da cadeia produtiva do setor. Até o momento, já foram capacitadas mais de duas mil pessoas em qualidade no atendimento, inglês básico, enfrentamento ao turismo sexual, informações turísticas e gestão de pessoas.

Transparência – A Setur realiza mensalmente o Café com o Trade com o objetivo de estreitar a relação da secretaria com o trade turístico local, para buscar mais parcerias, envolver os profissionais da área e expor aos pares suas ações e projetos.

“Temos dezenas de ações que estão em pleno funcionamento e com muito sucesso. Outras estão em fase de reestruturação, de melhoria e de mudança ideológica. Nossa Secretaria está aberta para novas ideias e estratégias, pois temos a certeza de que só a partir da parceria de todos poderemos melhorar o turismo da cidade”, finalizou Macatrão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.