Poder

Ruas de Trizidela do Vale são contempladas com operação tapa-buracos

IMG-20170717-WA0018

A equipe da Secretaria de obras de Trizidela do Vale está dando continuidade ao serviço de reparos e tapa-buracos em ruas da cidade.

As ações começaram na sexta-feira (14), e esta seguindo a todo vapor para amenizar os problemas antes existentes na maior parte de ruas do centro e outros bairros. Trechos mais críticos como Travessa Boa vista e Rua da Boa Vista já passaram por este tipo de serviço, que também será desenvolvido em outras vias.

“É um trabalho necessário e ao qual daremos andamento, seguindo o planejamento que vai contemplar os demais bairros o que nessa primeira etapa já vamos resolver os pontos críticos, para facilitar a fluidez do trânsito nas vias de maior movimento”, comentou o prefeito Fred Maia.

IMG-20170717-WA0019


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Trizidela do Vale sedia I Fórum de Cultura

thumbnail_IMG-20170714-WA0024

A Secretaria de Cultura de Trizidela do Vale está promovendo, nesta manhã de sexta-feira (14), o I FÓRUM DE CULTURA, edição 2017. O evento esta sendo realizado no auditório do colégio Frei Germano e tem por objetivo a realização de debates que suscitem em propostas para a gestão cultural do município.

O tema escolhido para esse debate foi à “Municipalização da Cultura” como forma de preservar nossas tradições e manter sempre viva a história.

Se fizeram presentes, o secretário municipal de cultura Junior Oliveira, o vereador Nanô do povo representando o prefeito Fred Maia, o conselheiro estadual de cultura Armando Nobre, o secretário de administração Francisco Rodrigues (Chico da TV), as secretarias Carla Morais (Assistência Social) e Arilene Bezerra (saúde)subtenente Márcio Lobato chefe de instrução do TG 08-008 além de representantes de folguedos locais.

thumbnail_IMG-20170714-WA0025

thumbnail_IMG-20170714-WA0026


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Trizidela realiza audiência para debater plano plurianual

thumbnail_IMG-20170704-WA0016

Em razão da elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Trizidela do Vale, a Secretaria de Planeamento realizará três Audiências Públicas, sendo que a primeira delas terá inicio nessa quarta-feira (5) a partir das 9h da manhã no prédio da Câmara de Vereadores, para traçar metas e diretrizes para os anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

O Plano Plurianual está previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos governos.

As próximas audiências estão previstas para os dias 10 e 20 de julho nos povoados Morro dos Caboclos e Santa Maria dos Ricardos as 19h30min.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Em reunião, gestores discutem implantação do plano de saneamento básico de Trizidela

IMG-20170525-WA0036

Foi realizada, na manhã deste sábado (20), a primeira reunião para discussão de implantação do Plano de Saneamento Básico em Trizidela do Vale.

O evento aconteceu no Auditório do Colégio Frei Germano de Cedrate e contou com a participação de membros do comitê executivo e de coordenação,secretários do governo municipal, agentes comunitários de saúde, estudante o São Miguel e outros convidados.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como parceiras a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal Fluminense (UFF), que firmaram o compromisso de Execução Descentralizada (TED) de cooperação técnica para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), em municípios com menos de 50 mil habitantes, nos Estados do Maranhão e Espírito Santo.

Laecio Dutra, técnico e palestrante da (UFF) esteve durante dois dias ca equipe da universidade esteve ministrando oficinas de capacitação e prestando orientações técnica para as ações de mobilização social, necessárias ao desenvolvimento dos Planos.

IMG-20170525-WA0038

Paralelamente, será disponibilizado um sistema de informações que dará o suporte à elaboração dos diagnósticos, prognósticos e das ações e programas de Saneamento Básico.

A partir destes estudos e projeções, a equipe (UFF) irá preparar uma minuta da lei e dos Planos Municipais de Saneamento Básico, de cada um dos municípios participantes. Com os Planos e as Minutas elaborados, haverá as audiências públicas, onde o Plano será apresentado à população. O que Caberá a FUNASA, disponibilizar os recursos para a capacitação, de forma a instrumentalizar e assegurar as condições necessárias ao planejamento das ações locais de saneamento ambiental e a sustentabilidade dos serviços.

Por meio de seu Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) a FUNASA irá integrar os Comitês de Coordenação do PMSB dos municípios e também monitorar o desenvolvimento dos trabalhos, desde acompanhar os diagnósticos municipais de saneamento, analisar e aprovar todos os produtos previamente validados pelos Comitês e até participar das Audiências Públicas.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Festa do Trabalhador é realizada em Trizidela do Vale

thumbnail_IMG-20170508-WA0031

Ainda em comemoração alusiva a semana do dia do trabalho, a Prefeitura de Trizidela do Vale, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou durante toda a manhã de domingo (07), um evento festivo para homenagear toda classe trabalhadora do município.

O evento que era pra ser realizado no dia 1º, mas não foi possível, pois o prefeito, Fred Maia, não estava muito bem de saúde e disse que só realizaria a festa quando melhorasse, afinal queria está presente na “festa do trabalhador”, que já virou tradição no município.

E como todo evento não pode faltar uma boa música, Chico Cabeludo e sua inseparável sanfona foi a grande atração e fez o público tirar o pé do chão e recordar os clássicos forrós pé de serra.

Durante a festa, foi feito um sorteio que tinha como brindes: Carros de mão, pás,botas,cavadores, enxadas, bombas d’água, arames entre outros prêmios.

Fred Maia destacou seu total apoio a classe trabalhadora e disse que irá contribuir sempre com a categoria mencionando também diversos projetos que virão nos próximos meses através da secretaria de agricultura, cujo intuito será beneficiar a todos.

thumbnail_IMG-20170508-WA0028

thumbnail_IMG-20170508-WA0030

thumbnail_IMG-20170508-WA0029


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Trizidela do Vale implanta sistema de monitoramento em escolas

thumbnail_IMG-20170428-WA0088

Prefeitura de Trizidela do Vale sai na frente e implantará sistema de monitoramento de alunos e professores em escolas da rede pública municipal de ensino.

Na manhã dessa sexta-feira dia 28 de abril o prefeito Fred Maia reuniu-se com técnicos do projeto “mobieduca.me” que tem por finalidade monitorar entrada e saída de alunos ,professores e gestores das escolas da rede pública municipal de ensino, bem como obter diversas as informações de grande importância . Com esse projeto a Prefeitura de Trizidela de Vale, através da Secretaria de Educação pretende dar um salto mais alto em se tratando de ingressa na era digital sendo também este projeto uma grande novidade na região. A partir da implantação do programa de monitoramento todos os alunos e professores receberão um cartão, contendo: fotografia, nome, turno, série, matrícula e tipo sanguíneo.

Veja outras especificações desse programa.

• Todas as frequências são registradas.
• Pais e responsáveis são notificados quanto à ausência de alunos.
• Professores serão notificados da sua falta à sala de aula.
• É registrado o dia letivo.
• Informações de frequência e do contador do dia letivo são disponibilizadas em tempo real para comunidade escolar através do site da escola ou site aberto.
• Setor de merenda recebe a quantidade de alunos presentes na escola.
• É enviado ao ministério publico e ao conselho tutelar os indicadores por escola (Lei 10.287 Art. 1).
• Informações são enviadas para Intranet Escolar para acompanhamento de professores e gestores através da rede interna da escola (wi-fi).
• Professores podem conferir presença de alunos, incluir ocorrências e/ou registrar o diário escolar na própria sala de aula usando seu notebook, celular ou tablete.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeitura de Trizidela do Vale entrega prestação de contas ao TCE

IMG-20170403-WA0024

A prestação de Contas é dever constitucional dos que utilizam, arrecadam, guardam, gerenciam ou administram dinheiros, bens e valores públicos. Em se tratando desse assunto mais uma vez a administração de Trizidela do Vale demonstra total transparência.

É que após vários dias de muito trabalho desenvolvido por uma equipe competentíssima do município, enfim foi dada entrada no Tribunal de contas do Estado do Maranhão-TCE-MA pelo secretário de administração, Francisco Rodrigues. a prestação de contas anual referente ao exercício 2016 que demonstra o compromisso e responsabilidade que faz dessa gestão exemplo para outros municípios do Estado.

IMG-20170403-WA0025


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeito de Trizidela do Vale destaca avanços na educação do município

IMG-20170330-WA0056

Na manhã de quinta-feira (30), ao participar da solenidade de abertura da jornada pedagógica promovida pela Secretaria de Educação Trizidela do Vale, o prefeito Fred Maia parabenizou todos os educadores e fez um pequeno balanço sobre sua administração em se tratando da educação no município.

Fred Maia destacou o trabalho desenvolvido nas escolas, tanto da sede quanto da Zona Rural, e da supervalorização dos professores concedendo-lhes aumento de seus subsídios como forma de reconhecer o grandioso trabalho da categoria, mas lembrou de que ainda é pouco e que há muito para se fazer, pois orgulha-se ter nascido filho de professora e por isso não hesita de dar mais dignidade a essa classe que merece muito mais.

Em meio a seu discurso, Fred Maia disse ainda que mais uma novidade será feita em benefício da educação e que será anunciada amanhã quando se encerra a jornada pedagógica.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Prefeito de Trizidela do Vale se reúne com representantes do Instituto da Previdência

IMG-20170320-WA0025

Preocupado com a situação atual dos servidores efetivos de Trizidela do Vale, o prefeito Fred Maia reuniu com representantes do Instituto da Previdência municipal, na manhã desta segunda-feira dia 20 de março, no auditório Dr.Kleber Carvalho Branco, Bairro Aeroporto.

Na ocasião, foi discutido a arrecadação do fundo previdenciário e os débitos da Previdência, para que fosse garantida uma aposentadoria segura para os servidores.

Além do gestor municipal, estiveram presentes no encontro, o presidente do instituto da previdência municipal Dr.Talyson Medeiros; o secretário de administração, Francisco Rodrigues; secretária de educação Márcia Maia; o presidente do Legislativo, vereador Corró; representante dos agentes comunitários de saúde Carlos Cesar; a presidente do sindicato dos servidores públicos SINDSERTV, Luíza Maria; o procurador do município, Irapoã Suzuki; e a presença do especialista em direito publico Dr.Nelson Nery Costa; advogados que representam a assessoria jurídica do município e demais interessados.

IMG-20170320-WA0020


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.