Poder

Empresários sabatinam candidatos a prefeito de São Luís

9b24cf2f-5260-4e42-bbd1-be5f0a4cbb4d

Para possibilitar um amplo espaço de visualização de projetos e propostas que visam o desenvolvimento responsável de São Luís, as entidades empresariais do comércio de bens, serviços, turismo, indústria e agricultura do Maranhão realizam na próxima terça-feira (13), às 19h, o Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito de São Luís. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, vai receber os candidatos Edivaldo Holanda Júnior, Eliziane Gama e Wellington do Curso, que são os três concorrentes com maior intenção de votos na corrida eleitoral.

Realizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação de Jovens Empresários (AJE), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), além do apoio do Sebrae, o encontro permite que os empresários comparem e avaliem qual candidato se encontra mais preparado para ocupar o principal cargo do Executivo Municipal. Na ocasião, as entidades questionarão sobre as metas e propostas de cada concorrente para os próximos quatro anos, especialmente as relacionadas ao desenvolvimento econômico da cidade.

Para o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, o evento proporciona um momento de suma importância antes das eleições para que os empresários dos vários segmentos produtivos possam identificar os programas que visam o real crescimento socioeconômico da cidade. “Os empresários precisam se sentir cada vez mais seguros para investir na nossa cidade, e o principal interesse nesse momento é identificar as melhores propostas do plano de governo de cada concorrente, além da possibilidade de abrir um importante canal de diálogo entre os candidatos e a classe empresarial”, explicou José Arteiro.

Segundo as regras estabelecidas pelas entidades empresariais promotoras do encontro, o evento não terá caráter de debate, sendo que cada candidato terá a oportunidade de responder a uma série de perguntas sobre temas como educação básica, indústria, comércio formal, comércio informal, empreendedorismo, infraestrutura, serviços, saúde, turismo, agricultura e abastecimento, demonstrando aos empresários as propostas e projetos que cada um planejou para ampliar o desenvolvimento socioeconômico de São Luís.

A ordem de apresentação de cada candidato será definida por sorteio, na presença dos concorrentes e suas assessorias no dia do evento. O manual de regras do encontro estabelece ainda que as considerações e apresentações de cada candidato devem ser feitas em até cinco minutos aos empresários presentes. No total, serão 11 rodadas de perguntas, cujo teor será o mesmo para os três pleiteantes ao cargo.

De acordo com o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, a realização de mais uma edição do Encontro com Candidatos demonstra que o empresariado de todos os setores está cada vez mais unido em torno de discussões e soluções de questões comuns à categoria. “Vamos discutir em conjunto com os prefeituráveis questões como mobilidade urbana, disciplinamento e ordenamento do uso do solo e educação, que são assuntos que tem impacto direto sobre os nossos negócios. Queremos não só ver o que eles têm a oferecer, mas também mostrar-lhes sugestões e anseios dos empresários”, afirmou Baldez.

Ao final do encontro, as entidades empresariais entregarão aos candidatos o documento “Agenda para o desenvolvimento de São Luís (2017-2020)” elaborado pelas entidades promotoras do evento com suas respectivas reinvindicações, e os três concorrentes deverão assinar um termo de compromisso para, no caso de eleito, responsabilizarem-se com as demandas propostas pelo setor produtivo de São Luís.

“É uma oportunidade de conhecermos os programas de governo e avaliarmos a exequibilidade de cada um, porque a cidade precisa de ações capazes de serem concretizadas e gerarem resultados. Espero que a participação dos candidatos seja de alto nível e que eles tenham propostas efetivas, expostas de maneira ética, fortalecendo esta importante iniciativa da classe empresarial”, destacou o presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro.

O Encontro da Classe Empresarial com os Candidatos a Prefeito é realizado todos os anos eleitorais de forma conjunta pelas entidades empresariais, a fim de discutir os anseios e reivindicações dos empresários e cobrar o compromisso dos candidatos com as promessas realizadas durante a campanha. As expectativas das entidades é que cerca de 400 empresários dos vários segmentos econômicos da cidade estejam presentes ao evento para ouvirem as propostas dos candidatos e, assim, conseguirem avaliar qual o melhor projeto de gestão para a Prefeitura de São Luís.

Saiba mais
De acordo com o Manual de Regras para o Encontro com Candidatos a Prefeito de São Luís, os três concorrentes convidados são os candidatos com o melhor índice de intenção de votos segundo a pesquisa realizada pela Exata Pesquisa de Opinião Pública, registrada no TSE no dia 06 de agosto de 2016 e publicada no dia 12 de agosto de 2016.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.