Poder

Decano discutem sobre sucessão da OAB-MA

IMG-20170609-WA0104

O advogado decano Kleber Moreira e um dos juristas respeitados do estado, Pedro Leonel, estiveram reunidos em restaurante da capital do estado. Um dialogo bem descontraído inclusive sobre a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Maranhão.

No encontro, também, estiveram o procurador do estado e juiz eleitoral, Daniel Blume, o advogado decano Thiago Brhanner, os juristas Eduardo Moreira e Sidney Filho.

Os advogados também falaram sobre a atual gestão e a possível sucessão do presidente THiago Diaz.

Diaz assumiu o cargo de chefia da Instituição no dia 20 de novembro de 2015, e alguns advogados já trabalham para lançar candidaturas à OAB-MA.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Assessora de Marcelo Tavares atua na Casa Civil com OAB cancelada

Chefe-da-Casa-Civil-Marcelo-Tavares-2

Mais uma denúncia de irregularidades no governo Flávio Dino (PCdoB) chega ao Blog do Neto Ferreira.

Após vir à tona o caso do ex-chefe do setor jurídico da Secretária Estadual de Infraestrutura (Sinfra), Eloy Weslem Ribeiro, que estava atuando com o registro da OAB/MA cancelado, (saiba mais), o Blog apurou que a situação não é um caso isolado.

Segundo o Cadastro Nacional dos Advogados (CNA), a chefe do setor jurídico da Casa Civil, Lorena Etienne Silva Correa Pinho Palmeira, está com o registro da OAB/MA 6.908 cancelado, portanto não deveria está atuando no cargo, uma vez que é obrigatória a inscrição na Ordem dos Advogados, segundo o Estatuto da categoria.

A situação é grave! Afinal, os pareceres jurídicos para aprovação de licitações da Casa Civil foram emitidos pela assessora, colocando, assim, sob suspeitas todos os contratos firmados pela pasta.

O ato de nomeação de Lorena como chefe da assessoria jurídica foi publicado no Diário Oficial do Maranhão no dia 09 de dezembro de 2015, após ser exonerada do cargo de assessor especial da Casa Civil.

oab

oab1


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Jato é alugado para transportar presidente da OAB

IMG-20170217-WA0039

Um jato biturbina modelo Howker 800 R teria alugado por R$ 28 mil para transportar o presidente da OAB-seccional Maranhão, Thiago Diaz, membros da instituição, e o presidente nacional da OAB, Carlos Lamchia, até Imperatriz. A viagem faz parte da Caravana das Prerrogativas dos Advogados.

Segundo fontes fidedignas do Blog, Thiago Diaz deu carona para pessoas que não fazem parte da comitiva da OAB, e não levou o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Direitos do Advogado.

O Blog do Neto Ferreira entrou em contato com a Assessoria da OAB-MA, que negou o aluguel da aeronave.

“O avião foi cedido pelo Conselheiro Federal da OAB-MA. Luis Carlos Guterres, portanto não teve custo algum para a instituição” garantiu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Thiago Diaz derrota oligarquia e é eleito presidente da OAB-MA

Thiago Diaz comemora eleição.

Thiago Diaz comemora eleição.

O advogado Thiago Diaz, que estava concorrendo pela chapa 2 ‘Renovar para Mudar’ à presidência da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), acaba de derrotar a oligarquia de Mário Macieira.

Thiago Diaz venceu  a advogada Valéria Lauande, candidata apoiada pelo então presidente da instituição, com mais de 600 votos de diferença.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Advogados definem hoje novo presidente da OAB-MA

Advogados da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) estão nesse momento decidindo quem irá assumir a diretoria para o triênio 2016-2018 da instituição.

Duas chapas concorrem este ano: a chapa ‘Valéria Lauande Presidente’, com a candidata Valéria Lauande, da situação, e ‘Renovar para Mudar’, com o candidato a presidente Thiago Diaz, da oposição.

As votações iniciaram às 9h e prosseguem até 17h, na sede da OAB-MA em São Luís (MA), localizada no bairro do Calhau, e nas subseções em todo o Maranhão.

Na ocasião, serão escolhidos os novos conselheiros federais e seccionais – e seus respectivos suplentes –, a diretoria do Conselho Seccional, diretores e suplentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama) e as diretorias das subseções das cidades de Barra do Corda, Barreirinhas, Chapadinha, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos e Timon, além dos conselhos subseccionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz e Presidente Dutra.

Para as votações em São Luís, as urnas eletrônicas serão dispostas em 11 mesas receptoras. A subseção de Imperatriz conta com duas mesas. Cada uma das subseções de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Codó, Estreito, Grajaú, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos e Timon terá uma mesa receptora.

Advogados que não justificarem formalmente ausência em até 30 dias estão sujeitos a multa de 20% do valor da anuidade de 2015, conforme o Art. 134 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.

A apuração tem início logo após o término das votações.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Instituto nega, mas avaliou eleições da OAB-MA nos fóruns

A empresa Econométrica divulgou declaração afirmando ser falsa a pesquisa divulgada pelo blog na qual apresenta parcial de 2% em favor de Thiago Diaz, candidato a presidente da OAB-MA. Diaz enfrenta a candidata da situação Valéria Lauande da Chapa Avança Mais e Mais.

Partidários da candidata situacionista trataram logo cedo de divulgar a declaração acima, que não desmente o blog, pois a sondagem foi feita, mas recebeu o nome de “tracking” sendo que inúmeros advogados afirmaram, categoricamente, ao blog que foram entrevistados pela Econométrica na segunda-feira e na terça-feira nos fóruns da Justiça Trabalhista e Sarney Costa desta capital.

O instituto que presta serviços à candidata Valéria Lauande, embora sem mostrar os números, informou que é discrepante o resultado encontrado. Se é para mais ou pra menos, ninguém sabe?

Hoje pela manhã, nos corredores dos fóruns, partidários de Valéria afirmaram que ganham a eleição com 200 a 300 votos de diferença, ou seja, mais ou menos 2% do número de advogados do Maranhão e que o apoio do ex-presidente da OAB Raimundo Marques, de Edson Vidigal, do atual presidente da CAAMA Gerson Oliveira em nada mudaria o quadro.

O que chama atenção em tudo isso é que Lauande seguiu calada no tocante a presença de Ulysses Sousa na sua chapa, como candidato a Conselheiro Federal, quando o mesmo foi denunciado por corrupção e formação quadrilha na Operação Navalho, ocasião em que teve prisão preventiva decretada e hoje responde processo criminal na Justiça Federal do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Eleição da OAB-MA pode ter reviravolta

Ulysses Sousa encabeça chapa de Lauande juntamente com Mário Macieira.

Ulysses Sousa encabeça chapa de Lauande juntamente com Mário Macieira.

Parcial da pesquisa da Econométrica mostra o advogado Thiago Diaz na frente com 2%, no geral. No interior do Estado candidato da Chapa 02 lidera a corrida em 11 das 13 sub-seções, sendo acachapante as diferenças em Presidente Dutra, Pinheiro, Caxias e Chapadinha.

Thiago Diaz e Charles Dias.

Thiago Diaz e Charles Dias.

No maior colégio eleitoral do interior do Estado, Imperatriz a diferença pró-Valéria Lauande que já foi de quase 20 pontos caiu pra 5%, em Balsas para 7% quando já foi de mais de 30%. O crescimento nas pesquisas refletiu no apoio do ex-ministro Edson Vidigal e Catulé Júnior da Chapa 36 em Caxias.

O resultado parcial da pesquisa deve gerar clima de insegurança na chapa encabeçada pela candidata da situação Valéria Lauande que afora sua elevada rejeição ainda tem na chapa da o peso do causídico Ulysses Sousa, que recentemente teve denúncia recebida na Justiça Federal do Maranhão por corrupção e formação de quadrilha.

As denuncias foram apuradas na Operação Navalha, inclusive, teve mandado de prisão expedido contra si pelo Superir Tribunal de Justiça (STJ). Hoje o candidato a conselheiro federal na chapa de Lauande responde processo criminal.

O clima se insegurança tornou-se obvio quando 2 advogados de relevo no cenário maranhense deixaram de apoiar a candidata de Mário Macieira. Um é o renomado criminalista e ex-presidente do Sindicato dos Bancários e conselheiro por dois mandatos na OAB MA, Dr. Petronio Alves Macedo; outro foi o advogado Raimundo Marques, ex-presidente da OAB-MA por três mandatos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Áudio revela Mário Macieira usando OAB-MA para promover candidata

O advogado e presidente da OAB Seccional Maranhão, Mário Macieira, usa evento de prestação de compromisso de novos advogados no órgão para promover a candidatura da advogada Valéria Lauande.

Presidente da OAB-MA, Mário Macieira conclama aliados caracterizando uso do órgão para campanha.

Presidente da OAB-MA, Mário Macieira conclama aliados caracterizando uso do órgão para campanha.

Áudio obtido pelo Blog do Neto Ferreira (ouça acima) comprova o ilícito praticado pelo candidato à Conselheiro Federal da chapa Avançar, que é próprio presidente Mário Macieira.

Na conversa, ele arregimenta todos os conselheiros, integrantes da chapa Avançar, para estarem presentes no evento que reunirá 70 novos advogados há uma semana das eleições.

“Companheiros de Conselho, amanhã vamos ter, às 11h, na OAB, o compromisso de mais de 70 advogados, todos eles participarão das nossas eleições. Eu peço com todo afinco e com toda ênfase que o maior número de conselheiros possível se faça presente a esse compromisso. Peço especialmente, aqueles que têm cargo de presidente de comissão, órgãos da OAB, que estejam presentes; amanhã precisamos estar nesse compromisso. São 70 novos advogados a prestarem compromisso há exatamente uma semana das nossas eleições. É um pedido do presidente, do amigo e companheiro, é um apelo que faço” convocou o presidente da seccional.

Os novos advogados já participarão do pleito no dia 20 de novembro. O áudio caracteriza o uso do evento para pedir votos a candidata que briga pela sucessão de Macieira à presidência, Valéria Lauande.

De acordo com o art. 12 do provimento nº 146/2011, entre outras medidas, é proibido uso dos servidores da OAB em atividade em favor da campanha eleitoral de qualquer chapa, bem como serviço e atividades da instituição na eleição.

O abuso de Mário Macieira para macular o pleito será denunciado no Conselho Federal.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Eleição OAB-MA: candidatos igualam na preferência dos advogados

Valéria Lauande e Thiago Diaz: uma disputa igualada.

Valéria Lauande e Thiago Diaz: uma disputa igualada.

Thiago Diaz, do grupo “Renovar para Mudar”, pode estar a caminho de vencer a principal rival, advogada e conselheira federal da OAB, Valéria Lauande, na eleição de presidente da Seccional maranhense, segundo mostram dados de consumo interno.

Uma pesquisa que o Blog do Neto Ferreira teve acesso revela números surpreendentes que iguala – mesmo com 1% atrás de Valéria – a briga pela sucessão do presidente Mário Macieira.

Na mesma pesquisa é avaliado não somente a intenção de votos, mas também o cenário de rejeição perante a ótica dos causídicos do Maranhão. Nesse quesito Valéria Lauande aparece com um número expressivo que chega a quase o dobro em comparação com Thiago Diaz.

Mas, é natural de Valéria possua rejeição elevada, já que é apoiada pelo grupo oligárquico onde o mentor da campanha foi denunciado pelos alunos na Controladoria Geral da União e responde a processo administrativo por faltar aulas na Ufma como professor.

Portanto, a vitoria do candidato a, b ou c partirá, sem sombra de duvidas, da definição dos indecisos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.