Poder

STJ retorna novamente “Nenzim” ao comando de Barra do Corda

Prefeito Nenzim abraçado com a primeira dama no município.

Prefeito Nenzim abraçado com a primeira dama no município.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deferiu o final da tarde desta quinta-feira (21), liminar suspendendo a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) que determinou, na terça-feira (19), o afastamento imediato do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzin” (PV).

A liminar solicitando o habeas corpus foi protocolada na mais alta corte da Justiça brasileira pelo advogado Rodrigo Barbosa de Alencastro, e deferida pelo ministro da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp.

Na decisão, o ministro relator defere a liminar, solicita informações e determina vista do Ministério Público Federal (MPF). A volta do prefeito “Nenzim” ao comando da Prefeitura vai acontecer nas próximas horas, em clima de festa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Políticos prestigiam posse de Aristides Milhomem em Barra do Corda

Antônio Pereira e Aristides Milhomem

Antônio Pereira e Aristides Milhomem

O deputado Antonio Pereira (DEM) participou no final da tarde de ontem (20), acompanhado do ex-pefeito Avelar Sampaio, de correligionários políticos e amigos, da solenidade de posse do novo prefeito do município de Barra do Corda, Aristides Milhomem (PSD).

Aristides assumiu a Prefeitura, substituindo o ex-prefeito Manoel Mariano de Souza, o ‘Nenzim”” (PV), afastado do cargo pelo TJ.

A solenidade de posse foi presidida pela vereadora Fátima Arruda (PV), e contou com a presença dos vereadores Aldo Andrade (PDSC), Bena Almeida (PTB) e Erick Costa (PSC), que cumpriram a decisão do Tribunal.

Reassume

Aristides Milhomem reassume a administração municipal pela segunda vez. A primeira vez foi no último dia 9 deste mês, mas após decisão do ministro do (STJ), Gilson Dipp, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, retornou ao cargo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Candidato à sucessão de Nenzim só agrada a Pedro Teles

Pedro Teles será agraciado com a Secretaria de Finanças.

Pedro Teles será agraciado com a Secretaria de Finanças.

Engana-se quem pensa que a candidatura do vereador Carlito Santos á sucessão do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), seria bem recebida pelos cabos eleitorais, lideranças e vereadores da base aliada.

Na manhã deste sábado (26), o prefeito promoveu um café da manhã em especial para divulgar o nome de Carlito Santos como seu sucessor em Barra do Corda. Na ocasião, era esperada a presença do deputado estadual Rigo Teles (PV), do cabo Alderodo, do empresário Inamar Medeiras, Sandra Teles (filha do prefeito), dos sete vereadores, lideranças e correligionários. Sem sucesso!

Após o café da manhã que contou apenas com a participação de Pedro Teles e da presidente da Câmara dos Vereadores de Barra do Corda, Nilba Barbalho, foi oficialmente anunciado na porta da casa de Nenzim, no bairro da Trizidela, que será o vereador Carlito Santos quem disputará á sucessão no município. Decisão que desagradou ao grupo!

Pedro Teles, o candidato Carlito Santos e o prefeito de Barra do Corda.

Pedro Teles, o candidato Carlito Santos e o prefeito de Barra do Corda.

Carlito ao discursar, agradeceu o apoiou depositado de Pedro Teles e mais: caso consiga se eleger, “será o grande retorno de Teles á Secretaria de Finanças”, disse. Segundo fonte fidedigna, uma pessoa que acompanhava o anunciado ironizou a volta do empresário e disparou. “É realmente vai ser mesmo é a volta da Polícia Federal em Barra do Corda”.

Já o filho do candidato, andou espalhando que Teles não terá vez na gestão de seu pai. Seria isso verdade?

Uma coisa é certa, o acordão selado entre o vereador e Pedro Teles não agradou aos aliados do prefeito, que hoje ameaçam em romper caso Nenzim permaneça alimentando a inexpressiva candidatura do decano.

A decisão de Nenzim e Pedro Teles poderá acarretar sérios problemas políticos no pleito deste ano. Aguardem!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim vai anunciar amanhã vereador Carlito como seu sucessor em Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda

O prefeito da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), vai anunciar amanhã, às 08h, o nome do seu candidato à sucessão na Prefeitura da cidade.

Será durante o café da manhã promovido na residência de Nenzim, que o nome do vereador de Barra do Corda, Carlito Santos vai ser anunciado para as lideranças, cabos eleitores e vereadores da base aliada ao prefeito.

De acordo informações, a indicação do vereador para sucessão, será recebida de forma negativa pelos aliados da família Teles

O anuncio do nome de Carlitos, como candidato a sucessor para Prefeitura de Barra do Corda, é diferente do que se esperava. Até então, o nome cogitado e trabalhado por setores do grupo, seria de Antônio do Cartório.

A indicação do vereador para disputar o pleito de outubro deste ano, se deu pelo forte apoio do empresário Pedro Alberto Teles de Sousa, que terá novamente o comando da Secretaria de Finanças e de quebra, o credenciamento da clinica odontológica de suas filhas Mariana Barbalho Teles e Manoella Barbalho Teles.

Além de Pedro Teles, o empresário Inamar Medeiros, casado com Sandra Teles, ambos os proprietário da Usina Asfáltica de Barra do Corda, firmaram compromisso com o vereador Carlito Santos

Já o cabo Alderodo, permanecerá como segurança de Carlito Santos, ou então, como forma de consolo será agraciado com uma inexpressiva Secretaria.

O deputado estadual Rigo Teles (PV) também declarou apoio a candidatura do decano Carlito Santos.

O clima promete ser tenso durante o café da manhã na casa do prefeito, que fica na Avenida Governadora Roseana Sarney, no bairro da Trizidela. Aguardem!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim divulgará nome do seu sucessor em Barra do Corda no dia 26

Prefeito Nenzim vai relevar nome do candidato ainda nessa semana

Prefeito Nenzim vai relevar nome do candidato ainda nessa semana

Tem data, nome e hora a divulgação oficial do novo candidato pelo grupo do prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV).

A confirmação será no sábado dia (26) deste mês, logo após o café da manhã que reunirá lideranças, correligionários e vereadores na casa do prefeito, e será apresentado cinco nomes de pré-candidatos para votação.

Na última sexta-feira (18), Pedro Alberto Teles de Sousa que foi ex-secretário de Finanças de Barra do Corda e braço direito da administração de Nenzim, promoveu um banquete em especial na sua residência e recebeu varios membros da base do prefeito. Durante o almoço, Teles não escondeu seu entusiasmo com a possível candidatura do ex-secretário do juiz da Segunda Vara, Antônio Filho, mais conhecido como Antônio do Cartório.

Ao ex-secretário de Finanças foi lhe dado a responsabilidade de coordenar a campanha do próximo sucessor de Manoel Mariano de Sousa. Mas, para isso mesmo que ele opte pela candidatura de Antônio Filho, a decisão será mesmo tomada após aceitação de todo grupo que rodeia á administração de Nenzim, em Barra do Corda.

Para alguns aliados do grupo Teles, o nome de Antônio do Cartório é bem visto apenas para contribuir durante a campanha eleitoral, pois sua possível candidatura poderá acarretar prejuízos imensuráveis na sucessão ao prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Liminar garante retorno de prefeito de Barra do Corda ao cargo

Manoel Mariano de Sousa

Manoel Mariano de Sousa

Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), reassume a prefeitura da cidade maranhense de Barra do Corda. Liminar concedida pelo ministro Gilson Langaro Dipp, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), permite o retorno do prefeito ao cargo.

Ele estava afastado do cargo após ser condenado por crime de responsabilidade dos prefeitos previsto no artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº. 201/67, que define como crime “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”. De acordo com a ação penal movida pelo Ministério Público estadual – baseada em relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) – o município de Barra do Corda pagou aluguel de casas para dois delegados de polícia e um comandante da PM no município, em administração anterior do prefeito, no ano de 1999.

O habeas-corpus foi apresentado no STJ pela defesa de Nenzim contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão tomada nos autos de uma ação penal originária na qual foi recebida a denúncia oferecida em seu desfavor pelo suposto ato ilícito.

Ao apreciar o pedido, o relator do habeas-corpus no STJ, ministro Gilson Langaro Dipp, entendeu que, seria preciso solicitar informações do motivo que levou o prefeito a ser afastado. Abaixo a decisão:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Nenzim permanece no cargo de prefeito de Barra do Corda

Nenzim ainda permanece como prefeito

Nenzim ainda permanece como prefeito

Manoel Mariano de Sousa, o “Neniz” (PV), permanece no cargo de prefeito de Barra do Corda, independente da decisão proferida pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão que o condenou, na tarde de ontem, 03, a oito anos e três meses de reclusão e o inabilitou a exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.

Nesta mesma sentença, caberá ainda recurso da decisão tomada por maioria dos desembargadores. Além disto, o tribunal determinou o seu imediato afastamento do cargo.

Nenzim poderá recorrer desta condenação ainda mesmo ocupando o cargo, por dois motivos. O TJ terá que analisar ainda dois embargos, resultando na sua permanência no comando de Barra do Corda.

Com isso, opositores ao prefeito que ontem estavam festejando com a decisão dos magistrados, acordaram nesta sexta-feira, 04, e perceberam que tudo não passou de um sonho.

O gestor chegou a ser condenado após os desembargadores Raimundo Nonato de Souza (revisor) e Raimundo Melo, que haviam pedido mais tempo para analisar o processo (pedido de vista), votarem pela condenação, por considerarem que Nenzim desviou verba pública.

Com isso, os dois embargos dará mais tempo ao gestor em sua defesa no Tribunal de Justiça.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Promotor de Barra do Corda investigará usina de asfalto no município

Fábrica de asfalto

Fábrica de asfalto

Após denúncia titulada “Poluição causada por fábrica de asfalto prejudica moradores de Barra do Corda”, o promotor de justiça Jorge Luís Ribeiro de Araújo da 2ª promotoria de justiça da comarca de Barra do Corda, instaurou procedimento para apurar a degradação ambiental ocasionada pela usina de asfalto localizada no município.

O Ministério Público embasado na Lei Orgânica Nacional e demais disposições legais, investigará os atos de poluição ambiental causado pela empresa de fabricação da massa asfáltica, com características de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) no bairro Trizidela.

Segundo informações, a empresa é de propriedade do genro do prefeito de Barra do Corda, conhecido por ‘Inamar Medeiros’, casado com Sandra Helena Telis de Sousa Medeiros, filha de Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzim”.

As atividades desenvolvidas na fábrica de asfalto, são potencialmente poluidoras, em razão dos elevados níveis de ruídos, vibrações e poluição do ar pela emissão de gases e material particulado, além de matar a vegetação e reduzir a disponibilidade de alimentos para a fauna, quebrando o ciclo alimentar o que pode causar danos à saúde da população de Barra do Corda. Veja abaixo o

 


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Professores de Barra do Corda reinvindicam pagamento do ajuste de 2010

Nenzin será precionado pelo reajuste de 2010

Nenzin será precionado pelo reajuste de 2010

Professores da rede pública municipal em Barra do Corda, estão discutindo desta ás 16h da tarde desta quarta-feira, 30, em reunião no Sindicato dos Trabalhadores do Municipais.

A reunião tem por objetivo, organizar uma reivindicar ao Prefeito de Barra do Corda Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzim” (PV), o pagamento do ajuste referente ao ano 2010 e outros rateios.

Enquanto isso, verifique (abaixo) o quadro demonstrativo dos valores enviado pelo Governo Federal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ao município de Barra do Corda de 2011 a 2008.

REPASSES DO FUNDEB PARA BARRA DO CORDA EM 2011
Janeiro 3.897.795,26 Julho 2.603.522,02
Fevereiro 3.923.300,86 Agosto 3.036.141,78
Março 2.527.223,46 Setembro 1.438.597,37
Abril 5.283.319,51 Outubro 3.065.135,62
Maio 2.948.051,38 Novembro 2.803.802,55
Junho 3.961.526,19 Total: R$ 35.488.416,00. Pesquisa feita no dia 28/11/2011. Feita no seguinte link: https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx,

 

REPASSES DO FUNDEB PARA BARRA DO CORDA EM 2010
Janeiro 2.229.231,87 Julho 1.212.907,57
Fevereiro 1.280.744,38 Agosto 2.514.712,04
Março 2.380.532,21 Setembro 2.367.969,94
Abril 3.183.754,74 Outubro 2.442.781,98
Maio 2.676.395,94 Novembro 2.589.402,04
Junho 11.556.245,13 Dezembro 2.895.396,33
Total

 

REPASSES DO FUNDEB PARA BARRA DO CORDA EM 2009
Janeiro 1.433.452,92 Julho 1.094.415,57
Fevereiro 1.672.110,34 Agosto 2.306.878,10
Março 2.267.776,91 Setembro 1.802.729,68
Abril 5.927.959,82 Outubro 2.407.713,17
Maio 3.165.729,29 Novembro 1.357.296,66
Junho 4.602.275,40 Dezembro 2.785.314,92
Total

 

REPASSES DO FUNDEB PARA BARRA DO CORDA EM 2008
Janeiro 1.764.018,69 Julho 1.908.133,05
Fevereiro 1.739.368,71 Agosto 2.083.522,75
Março 1.512.583,23 Setembro 2.012.044,38
Abril 1.578.763,13 Outubro 15.234.175,67
Maio 2.127.469,84 Novembro 2.179.891,12
Junho 1.972.671,14 Dezembro 9.013.858,36
Total

Após a análise desses quadros, evidencia-se que o foco dos professores nesta reunião, deverá ser a aplicação dos recursos conforme determina a Lei nº 11.494/2007, artigo 22: O município deve aplicar menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento dos profissionais da educação, incluindo-se aí professores, diretores, supervisores, e demais funcionários de escola (agentes administrativos, vigias, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

TRE absolve prefeito de Barra do Corda

Prefeito de Barra do Corda 'Nenzin'

Prefeito de Barra do Corda 'Nenzin'

O prefeito da cidade de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin (PV) foi absolvido na tarde de ontem, 22, por unanimidade pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) em dois processos que pedia impugnação de mandato eletivo do gestor.

A ação foi movida por Raimundo Avelar Sampaio Peixoto, com o argumento que cometeram abuso do poder econômico, captação ilícita de recursos federais baseando-se em provas colhidas pela Polícia Federal.

Na mesma sessão, resultou também na absorção por 4 votos a 2, o pleno do TRE rejeitou da ação do Ministério Público que pedia a cassação do deputado federal Hélio Santos (PSD) por abuso de poder econômico em decorrência do uso indevido dos meios de comunicação.

O juiz relator do processo do gestor de Barra do Corda, Jorge Figueiredo, seguiu seu voto mantendo a coerência com os dois julgamentos anteriores, de duas ações semelhante proposta por Avelar, de quem é desafeto do prefeito.

Com isso, os magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) acompanharam o relator dos processos e absolveram o prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin, por unanimidade em 4 votos a 0.

Porém, dos cinco processos, restam apenas um, que foi adiado e poderá entrar na pauta da próxima sessão. Veja abaixo os processos movidos por Avelar:

Processos do TRE

Processos do TRE


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.