Poder

Aniversário dos 177 anos de Barra do Corda

O deputado federal Chiquinho Scórcio (PMDB/MA), acompanhado do prefeito Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim” (PV), do deputado Rigo Teles (PV), dos secretários de Estado Hildon Rocha (Articulação Política) e João Bringel (Educação), secretários municipais, vereadores e populares, participou da festa de comemoração do aniversário dos 177 anos do município de Barra do Corda, o mais importante polo sócio econômico e cultural da região Central do Maranhão.

As comemorações tiveram início no dia 02 (quarta-feira) e terminaram na quinta-feira (3).  Inicialmente, houve queima de fogos de artifício. Depois, aconteceram dois bonitos shows, promovidos pelo padre e cantor Antônio Maria e pela cantora gospel Bruna Carla. Os dois eventos foram prestigiados por milhares de pessoas de Barra do Corda e de todos os municípios das regiões Central, Tocantina e Centro Sul do Estado do Maranhão.

Rigo Teles informou que o ponto alto do  aniversário de Barra do Corda aconteceu quando o prefeito Manoel Mariano de Souza, o “Nenzim”, acompanhado das autoridades e do povo, inaugurou escolas, com excelente padrão de qualidade, equipadas com 08 salas de aula, laboratórios de informática, refeitórios, cozinhas completas, diretoria de ensino, secretarias  e outras dependências.

O parlamentar destacou que na zona rural o prefeito entregou a Unidade Integrada Vitorino Gomes de Oliveira (povoado Cabeceira do Escondido), a Unidade Integrada Erick Santos Cavalcante (povoado Santa Fé), a Unidade Integrada Claudeci dos Santos Silva (povoado Novo Brejo). Na zona urbana, “Nenzim” inaugurou a Unidade Integrada José Araújo Bezerra (Vila Alvorada) e a Unidade Integrada Izautina Pereira Araújo (Vila Mariano).

Em seu discurso, o deputado Rigo Teles reconheceu o empenho da governadora Roseana Sarney (PMDB), para tornar realidade todos os benefícios recebidos pelo povo de Barra do Corda nos últimos anos. Da mesma opinião compartilharam o deputado federal Chiquinho Scórcio (PMDB/MA), os secretários Hildo Rocha e João Bringel.  Ambos reafirmaram o compromisso da governadora de incentivar o desenvolvimento da região Central do Maranhão, e elogiaram a administração do prefeito “Nenzim”.

LÍDER DA REGIÃO CENTRAL

No dia 3 de maio de 2012 o município de Barra do Corda completou 177 ano de existências. Foi neste dia, no ano de 1835, que Manoel Rodrigues de Melo Uchoa declarou fundada a Barra do Corda no porto da Sapucaia, na confluência dos rios Corda e Mearim.

Segundo o Censo do IBGE de 2011 Barra do Corda  conta hoje com uma população calculada em 83.454 habitantes, O município é formado   de 15 bairros, 8 vilas e cerca de 25 povoados. Alguns dos povoados têm população acima de 5 mil habitantes, como é o caso de Três Lagoas do Manduca, Santa Vitória e Ipiranga.

De acordo com o Censo do IBGE de 2009, o PIB (Produto Interno Bruto) de Barra do Corda foi de R$ 392 milhões. Em 2008, o IBGE constatou que o PIB era de R$ 434 milhões. Houve queda na agricultura, mas o município lidera a região Central. Está entre as 15 maiores economias do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.