Poder

Fábio Braga destaca resgate da cultura popular em São Benedito do Rio Preto e Coroatá

O deputado Fábio Braga (SD) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (25), o resgate da cultura artística e popular nas administrações dos prefeitos de São Benedito do Rio Preto e Coroatá, respectivamente, Maurício Fernandes (PCdoB) e Luis da Amovelar Filho (PT), principalmente em relação às brincadeiras características do período junino.

Segundo o deputado, resgatar a cultura e as tradições artísticas do município tem sido o forte da administração do prefeito Maurício e sua equipe de auxiliares. “E fazem incentivando, principalmente, os jovens e crianças a práticas saudáveis, de resgate da cultura do povo da região, cujos destaques são o bumba meu boi, as quadrilhas, o tambor de crioula, a dança portuguesa, tudo isso resgatado pelo prefeito Maurício, de maneira que faça com que aquela tradição seja repassada de pai para filho, de geração para geração”, ressaltou.

O deputado complementou: “Coroatá também está resgatando um São João belíssimo, com uma praça inteira dedicada aos festejos juninos, embelezada pelas casinhas de palha e toda a indumentária característica do período junino. As atividades artísticas e culturais do município estão sendo resgatadas pela administração do prefeito Luis da Amovelar”.

Visita do governador

Fábio Braga anunciou a visita do governador Flávio Dino (PCdoB) ao município de Coroatá nesta terça-feira (26), para inaugurar várias obras, dentre elas, a nova Delegacia de Polícia, várias vias pavimentadas pelo programa “Mais Asfalto” e sistemas de abastecimento de água.

Ao concluir seu pronunciamento, o deputado destacou a melhoria na segurança pública no município de Coroatá, fato que ele atribui ser resultado da prática ostensiva de policiamento adotada pelos comandantes militares locais. “Essa prática tem feito com que Coroatá reduza os índices de violência”, complementou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga defende recuperação de estradas para escoamento de grãos

Em pronunciamento feito na sessão desta quarta-feira, 6, o deputado Fábio Braga (SD) enfatizou a necessidade da recuperação das estradas vicinais, estaduais e federais – que estão danificadas em decorrência das intensas chuvas que atingem o Maranhão. Ele acentuou que, com a recuperação da malha viária, vai melhorar o escoamento de grãos e da agricultura sustentável.

Fábio Braga lembrou que, nesse período, houve alagamentos, enchentes e transtornos para a população por conta da falta de energia e de água, mas houve também o aumento na produção dos grãos da agricultura familiar, do agronegócio e de todos os investimentos na agropecuária maranhense.

Disse também que muitas das estradas vicinais, estaduais e federais, que são trajetos do escoamento, estão danificadas, por isso, pediu que os prefeitos e os governos estadual e federal tomem providências, visto que, aquelas rodovias servem para o transporte de passageiros, de cargas e de todo seguimento de negócios que são feitos pelas malhas rodoviárias.

“Todos sabem que sem chuva dificilmente nós teremos boas colheitas, pois temos dificuldade ainda em ter uma agricultura que se sustente sem o período chuvoso. Agora, com os transtornos advindos da chuva, também tem que ser recuperada boa parte da nossa malha viária que corta o Estado do Maranhão”, afirmou Fábio Braga.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga é favorável à emancipação dos povoados maranhenses

Um dos pontos fundamentais dos desmembramentos dos municípios é a expectativa de melhor qualidade de vida da população. A afirmação foi feita na sessão desta quarta-feira, 18, pelo deputado Fábio Braga (SD), que participou ontem de audiência pública, no auditório Fernando Falcão, onde foi debatida a emancipação dos distritos maranhenses.

O evento contou com as presenças de vários parlamentares, prefeitos, vereadores e representantes de mais de 25 povoados que pleiteiam emancipação. Fábio Braga destacou que tem sido voz na Assembleia para que os povoados se tornem municípios, sempre levando em conta os preenchimentos dos requisitos legais. O processo de critérios para criação, emancipação e fusão de municípios, está sendo apreciado pela Câmara Federal e deverá entrar em votação ainda nesse semestre.

“Entendo que essas emancipações têm cunho popular, pois boa parte sofre com o descaso das administrações municipais. Sempre defendi a criação de novos municípios baseado no descaso por parte da administração do município de origem; existência de forte atividade econômica local; grande extensão territorial do município de origem; aumento da população local, principalmente, no critério da localidade das comunidades e, aqui, eu não fugirei de criar critérios satisfatórios para que essas comunidades cheguem ao seu desafio maior, que é ver concretizado o sonho de milhares de maranhenses em ter o seu povoado emancipado; de ser criada uma infraestrutura básica para que se possa melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população do Estado do Maranhão”, acentuou o deputado.

De acordo com o parlamentar, a emancipação dos distritos tem que ser baseado na valorização das localidades para que possam se desenvolverem, criar novas estratégicas políticas e qualidade de vida para a população. “Um dos pontos fundamentais é que a maioria dos cidadãos que se encontra nesses povoados tem única e exclusivamente uma expectativa: que os municípios emancipados tenham uma melhor qualidade de vida para aqueles que moram naqueles povoados”.

Argumentações

Ainda de acordo com Fábio Braga, povoados passaram a ter uma atividade econômica forte e um apelo cada vez maior da população para que possam se emancipar e tornarem-se ainda mais fortes. Outra argumentação, citada pelo parlamentar, é a grande extensão territorial de alguns municípios que não permite que alguns povoados recebam satisfatoriamente serviços prestados na sede. Outro argumento é o aumento populacional de algumas localidades tornando, às vezes, até maior do que a própria sede do município.

“Eu entendo que povoados como a Rampa, em Humberto de Campos; Coqueiro, em São Bernardo; Palmares, em Itapecuru Mirim; Roberto Leite entre Itapecuru e Vargem Grande; e uma série de outros povoados têm e podem reivindicar sua emancipação”, salientou Fábio Braga, lembrando que no Maranhão, nos anos de 1991 a 2000, vários municípios foram desmembrados, a exemplo de Alto Alegre do Pindaré, Alto Alegre do Maranhão, Amapá do Maranhão e Bela Vista; Cidelândia e Davinópolis desmembrado de Imperatriz; Governador Nunes Freire, Matões do Norte e Raposa, que foi desmembrado de São Luís, além de uma série de municípios que fizeram com que essas comunidades lutassem e conseguissem tornarem-se municípios.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Fábio Braga participa de Cavalgada em Coroatá

Durante a manhã do último domingo (28) o Deputado Fábio Braga (SD), ao lado de sua esposa Ana Elizabeth Fecury e do vereador Marcílio Gonçalves, esteve no município de Coroatá, onde participou de uma grande cavalgada organizada pela Prefeitura Municipal.

A Cavalgada Encontro dos Vaqueiros de Coroatá reuniu centenas de cavaleiros e de amazonas que percorreram diversas ruas da cidade. O percurso iniciou no bairro Cajueiro e teve fim no bairro Palmeira Torta com um grandioso banquete.

O deputado ouviu dos organizados do evento que a vaquejada depois de legalizada e com as normas específicas de proteção aos animais, tende a crescer em Coroatá. Eles pediram também para que o parlamentar lute pela inclusão do município em um circuito junto com Vargem Grande, Nina Rodrigues e Peritoró.

A presença constante do deputado Fábio Braga em suas bases tem sido destaque em todo estado. Além da presença, Fábio também tem incentivado as atividades culturais e esportivas por onde passa como forma de valorizar a cultura maranhense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga presta homenagem ao presidente Humberto Coutinho

“Em meu nome e de minha família, externo profundo pesar pela imensa perda do colega e amigo Humberto Coutinho.

Morreu o comandante, o farol que arregaçou as mangas para enfrentar uma batalha contra um câncer devastador. Sua visão leal e pacificadora inaugurou um novo tempo na Assembleia Legislativa.

Humberto Coutinho era um homem que estava além de seu tempo, realizando obras para a posteridade. Quis o grande Deus levá-lo tão cedo, mas restou a certeza de que o esplendor da sua carreira política e empresarial jamais teria chegado ao atual estágio, se não tivesse existido o comando carinhoso e firme da sua fiel escudeira Cleide que juntos durante mais de 5 décadas, em todos os momentos mais importantes que ficarão para sempre na história, com a gratidão de todos os maranhenses.

Deus acolha seu espírito dando compreensão e força aos familiares e amigos para suportar essa ausência. Que sua lealdade, história e bravura, sobretudo em defesa da vida, sirvam de legado a todos nós. Paz profunda irmão”.

Fábio Braga

Deputado Estadual


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga destaca o turismo no Maranhão

Na sessão desta quarta-feira (20), o deputado Fábio Braga (SD), ao agradecer da tribuna a todos que acompanharam as sessões legislativas – incluindo os funcionários, radialistas, jornalistas e blogueiros que fizeram com que as atividades parlamentares tivessem ressonância e acolhida necessária das ações desenvolvidas ao longo desse ano – deixou a mensagem de esperança a todos os maranhenses e aos que adotaram o Maranhão como terra natal.

“Eu quero deixar a minha mensagem e de minha família para que os maranhenses que hoje estão esperançosos por dias melhores não percam essa esperança e sim concretizem o desejo de dias melhores. Não foi um ano fácil, não foi um ano imaginado por todos, mas a esperança de dias melhores de concretização do futuro para seus filhos e para todos seus familiares é o que todos nós desta Casa, os deputados, desejamos ao povo do Maranhão; que no próximo ano, seja um ano melhor para todo o Estado do Maranhão, para toda população que mora, que já nasceu e que adotou o Estado como terra natal”, acentuou Fábio Braga.

Turismo

O deputado também destacou o turismo no Maranhão e sugeriu à população que procure nesse final de ano desfrutar das belezas naturais que o Estado oferece, a exemplo de Barreirinhas; Carolina – situada na região da Chapada das Mesas; Santo Amaro; a região do Munim; da Raposa e outros locais que oferecem roteiros turísticos que impressionam a todos que os procuram.

“O turismo no Maranhão gera emprego e renda. Sugiro aos maranhenses que procurem – nesse Natal e Ano Novo – desfrutar com tranquilidade, com segurança e fazendo com que a espera por dias especiais em suas vidas a partir do próximo ano seja concretizada”, finalizou Fábio Braga.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga visita São Benedito do Rio Preto

São Benedito do Rio Preto foi palco no último sábado, 4, de um encontro politico com a presença do deputado estadual Fábio Braga, do federal Weverton Rocha, do prefeito de Nina Rodrigues Rodrigues da Iara, do anfitrião prefeito Maurício Fernandes, do presidente da Câmara Municipal Dario Erre, de outros vereadores da cidade, de lideranças políticas e de secretários e do povo em geral.

A pauta não poderia ter sido mais propositiva, porque tratou do que vem sendo feito na cidade e na região e do que ainda precisa ser feito para contribuir com o desenvolvimento da cidade e da região.

O encontro motivou o deputado Fábio Braga ir à tribuna da Assembleia nesta terça feira, dia 7, para falar sobre o ocorrido e disse que “Weverton Rocha se dirigiu a população de São Benedito fazendo uma prestação de contas do seu mandato, da sua opção partidária, da sua opção política e da defesa dos seus ideais na Câmara Federal, tendo sido aplaudido”.

Disse que aproveitou a reunião para tocar num ponto que ele considera fundamental ao desenvolvimento de São Benedito e da região, que é a pavimentação da estrada que liga Urbano Santos a Barreirinhas, pois isso fará com que se reduza o isolamento daquela área, criando uma malha rodoviária viável para quem quer chegar às belezas dos Lençóis Maranhenses e lembrou que antes da construção da estrada Rosário-Barreirinhas, aquela era a principal via de acesso, estando hoje praticamente desativada. Insistiu que o asfaltamento desse trecho “seria uma opção a mais para o Governo difundir, alardear e estimular o comércio e o turismo daquela região” – lamentou.
Deputado Fábio Braga.

Fábio Braga disse, ainda, que acompanhado da sua esposa Ana Elizabeth Fecury, do prefeito e dos vereadores esteve no hospital municipal que está sendo construído em duas etapas: a primeira, já entregue, foi feita com recursos de emendas parlamentares e de fundos que tinham em questão da Justiça. Já a segunda parte – prosseguiu o parlamentar, “destinamos mais de R$ 400 mil para o fortalecimento da Saúde do município e vi a obra avançando, com as paredes todas levantadas, quase em condições de receber a coberta, antes mesmo do final do ano e antes do começo das chuvas” – comemorou.

Já concluindo sua fala, o deputado elogiou o trabalho do prefeito e de sua equipe e lembrou que “recentemente estive com ele inaugurando poços artesianos, visitei as obras de reforma de toda a Prefeitura; vi a reforma da praça em frente a sede municipal; vi também o serviço de recuperação de todas as avenidas, para que se possa ter uma cidade cada vez mais bonita e mais confortável, num processo de mudança gradativa que pode ser notado por quem mora ou por quem visita o município” – concluiu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga destaca trajetória política do ex-prefeito Almir Mesquita na Assembleia

“Hoje venho a esta tribuna para lamentar a morte de Almir Mesquita, ex-prefeito de Nina Rodrigues e mesmo com pesar, não poderia deixar de fazer um relato da sua luta política pela cidade, em razão da admiração e da relação de amizade dele e da sua família com a minha família na região de Vargem Grande e de Nina Rodrigues” disse o deputado Fábio Braga abrindo sua fala.

E voltou aos anos sessenta para contar que “antes do desmembramento da cidade de Nina Rodrigues, ainda Vila da Manga, ocorrido no final de 1961, ela pertencia ao município de Vargem Grande e esta, na época, era governada pelo filho do coronel Zé Firmino, que tinha como vice-prefeito João de Araújo Braga, meu avô, filho do distrito Vila da Manga, portanto, mesmo antes de se emancipar de Vargem Grande, o vice-prefeito já era filho do então distrito e hoje cidade de Nina Rodrigues” – relembrou o deputado mostrando a relação histórica e política entre os dois municípios.

Prosseguindo a narrativa, o deputado mostrou didaticamente que nesses 56 anos de emancipação, a trajetória política e a administrativa de Nina Rodrigues sempre esteve muito ligada a Vargem Grande e por via de consequência as famílias dos Bragas, dos Mesquitas, dos Macedos, dos Corrêas e dos Rodrigues, e citou membros dessas famílias que participaram do processo de desenvolvimento de Nina Rodrigues e que ainda hoje dão sua contribuição, a exemplo do seu avô João de Araújo Braga, do pai de Almir Mesquita, de Raimundo Corrêa, de Antônio Pereira Castro, do seu tio José Mercedes Braga, de Benedito de Araújo Braga e sua vice, Dona Cícera, na época esposa de Almir Mesquita, de Ivaldo Cruz, de Madalena Braga, de Jones Braga, de Ariston Mesquita, de Iara Quaresma Rodrigues e do seu filho, o atual prefeito Rodrigues da Iara, esses mais recentemente.

Na verdade, toda a narrativa de Fábio Braga foi para ressaltar a grandeza de caráter, e capacidade de trabalho de Almir Mesquita, também conhecido como Almir Macedo, mas, também, para mostrar a grande amizade existente entre sua família e a dele que juntas ou separadas, lutaram toda uma vida para o engrandecimento do povo e das cidades de Nina Rodrigues e de Vargem Grande, pois elas se separaram institucionalmente em dezembro de 1961, mas que, 56 anos depois, continuam juntas como nunca, enfrentando os mesmos problemas e desafios e batalhando pelos mesmos objetivos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

O parlamentar concluiu sua homenagem dizendo “lamento aqui profundamente a morte do ex-prefeito Almir Mesquita e relato esses fatos para manter viva sua memória entre nós e mostrar gratidão do povo da minha terra e dos meus familiares aos seus entes queridos, como filhos, noras, genros, irmãos, enfim, a todos aqueles que choram uma perda tão irreparável, porque Almir era uma pessoa rara, portanto, fica aqui o lamento meu e de todos que o conheciam e que de certa forma tiveram o privilégio de privar da sua amizade, como eu” – finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga prestigia festa em Amapá do Maranhão e pede obras para cidade

O deputado Fábio Braga – SD, foi à tribuna da Assembleia nessa terça feira, 17, para contar que participou das comemorações dos 22 anos de emancipação do município de Amapá do Maranhão, na região do Alto Turi, onde esteve acompanhado da prefeita, Tate do Ademar, com o próprio Ademar que é seu esposo, com os vereadores Irmão Elinho, Professora Donizeth e Baia, com vários secretários municipais e a população de um modo geral.

O parlamentar disse que além de participar da festa, andou pela cidade a fim de verificar o andamento das obras e serviços públicos que vêm sendo tocados pela prefeitura na atual gestão, a exemplo da recuperação de escolas municipais, implantação e recuperação de vias públicas, dentre outros.

Sobre esse assunto e atendendo ao apelo das lideranças políticas da cidade, o deputado alertou a presidência da Caema e ao secretário de infraestrutura, Clayto Noleto, o fato de diversas ruas no município estarem danificadas pela companhia d’água, quando das escavações para colocação dos tubos destinados à melhoria do sistema de abastecimento.

Fábio Braga reconheceu ser positivo o trabalho da Caema, porém, ponderou que a empresa faça o serviço das áreas danificadas, já que as vias foram totalmente destruídas já que a cidade de Amapá do Maranhão ainda não recebeu, nessa gestão, o Programa Mais Asfalto.

Por fim, o deputado disse que teve também a oportunidade de conversar com o secretário Clayton, quando reivindicou o Programa Mais Asfalto para a cidade, lembrando que o momento era ideal para ser feito; pediu a recuperação de ruas da cidade, no trecho que fora mal elaborado pela empreiteira responsável e o secretário atendeu ao pedido e mandou a empresa refazer o trabalho, e pediu, também, que ele ajudasse na construção do matadouro público municipal que está interditado e precisando urgentemente ser feito, porque se trata de uma questão de saúde pública implicando em risco para à população, que se vê obrigada a consumir carnes não fiscalizadas pelos órgãos sanitários.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga destaca visitas a Luís Domingues, Cândido Mendes e Godofredo Viana

thumbnail_IMG-20170918-WA0000

Quem pensa que a atividade parlamentar de um deputado estadual se limita ao trabalho que ele faz dentro da Assembleia Legislativa através das sessões, reuniões, debates, discursos, participação em comissões temáticas, acompanhamento e fiscalização do trabalho do governador, apresentação de requerimentos, moções, projetos de lei etc., está muito enganado, porque não é só isso: é principalmente isso.

Acontece que eles fazem, também, um trabalho fora da Assembleia e muitos deles aproveitam os finais de semana para “ganhar o mundo”, como se diz no popular, e viajam para o interior, a fim de ver o que está sendo feito no estado, ouvir e sentir de perto as queixas, os anseios e o que pensa a população em relação aos erros e acertos do governo, e em relação à imagem deles próprios.

Foi exatamente isso que levou o deputado Fábio Braga – SD, subir à tribuna da Assembleia nessa quarta-feira, 20, para dar conta do que fez no último final de semana, quando viajou para cidades da Região do Alto Turi, a fim de participar dos festejos do Círio de Nazaré, na cidade de Luís Domingues e que acompanhado do prefeito Gilberto Braga, do presidente da Câmara Jonhy Braga, dos vereadores, dos secretários, da ex-prefeita Creusa Braga e de milhares de romeiros, participou de todas as homenagens prestadas a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da cidade, numa festa de louvor, fé e esperança que se renova a cada ano.

O parlamentar disse que aproveitando a visita circulou pela cidade, acompanhado pelo prefeito, visitando prédios e logradouros públicos, a exemplo da prefeitura, que foi totalmente reformada, da garagem pública, do porto da cidade e das ruas e avenidas que estão sendo preparadas para receber os investimentos do Programa Mais Asfalto, prometido pelo secretário Clayton Noleto, para acontecer na primeira quinzena de outubro – lembrou.

IMG-20170918-WA0029

Achou tempo, ainda, para visitar o hospital municipal e o mercado público, ambos precisando de ampliação ou reforma, tendo se comprometido a solicitar tais serviços ao governo do estado o mais rápido possível.

O deputado e o prefeito vistoriaram ruas que foram colocadas piçarras e parou para cumprimentar populares e pessoas que visitavam o município. Fábio Braga ficou encantado como o prefeito municipal e seus assessores estão tratando bem as pessoas, que agradecem a cada intervenção do governo municipal, e como o modo simples de governar tem gerado tranquilidade e desenvolvimento na cidade.

Finalizando, Fabio Braga disse que esticou a visita até as cidades de Cândido Mendes e de Godofredo Viana. Em Cândido Mendes relatou que teve reunião com vereadores, com lideranças dos povoados, com representantes religiosos, com entidades e sindicatos, onde ouviu deles as queixas e as reivindicações da população, se comprometendo a defendê-las junto às autoridades, de forma que se melhorem as condições de vida daquelas comunidades.

Em Godofredo Viana também circulou pela região central e pela zona rural, sentido de perto o quanto as comunidades precisam do apoio governamental para melhorar o dia a dia da população, se comprometendo, também, em encaminhar, a quem de direito, as queixas e pedidos que lhe foram feitos – concluiu o parlamentar.

IMG-20170919-WA0006

IMG-20170919-WA0010


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.