Poder

Deputado Fábio Braga participa de inaugurações em Peritoró

thumbnail_fábio braga em peritoró 1

No último sábado (16) o deputado Fábio Braga, acompanhado da sua esposa Ana Elizabeth Fecury, integrou a comitiva do Governo do Estado que esteve na cidade de Peritoró inaugurando importantes obras e assinando ordens de serviços de um pacote de investimentos.

Ao lado do governador Flávio Dino, do prefeito Padre Josias, de deputados, de secretários e de populares, Fábio Braga esteve na inauguração da Escola Municipal Francisco de Assis, no povoado quilombola Peritoró dos Pretos, distante cerca de 17 quilômetros da sede do município. A moderna, ampla e equipada escola integra as ações do Programa Escola Digna, com o qual o governo do estado substitui escolas de barro e de palha por prédios de alvenaria adequadamente equipados. Esta já é a terceira Escola Digna entregue no município e mais uma será construída nos próximos meses.

Ainda em Peritoró, a Biblioteca Farol do Saber e duas escolas estaduais passaram por reforma e foram entregues a população. As obras incluíram melhorias nas estruturas físicas, como teto e pisos, na cobertura com revisão das madeiras e das telhas de cerâmica, troca do forro, revisões elétricas e hidráulicas e instalações de lâmpadas fluorescentes.

fábio braga em peritoró 3

“Peritoró vive hoje um novo momento. São ações desenvolvidas na Educação, na Saúde e na Infraestrutura”, destacou com muita alegria o prefeito Padre Josias.

Foram também assinadas ordens de serviço para início de ações do programa Mais Asfalto, para reforma e revitalização do Mercado Municipal do povoado Independência e de uma praça no povoado Livramento, antigo sonho da comunidade que agora será realidade através da parceria da prefeitura com o governo do estado.

“Estou muito feliz com esta obra de construção da praça do povoado Livramento, pois era um sonho antigo dos moradores da comunidade e eu e o padre Josias por diversas vezes estivemos reunidos com as autoridades estaduais em busca deste recurso”, comemorou o deputado Fábio Braga.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Fábio Braga volta a cobrar benefícios para São Bernardo

thumbnail_DEPUTADO FÁBIO BRAGA REIVINDICA MELHORIAS PARA SÃO BERNARDO2

Todo mundo sabe que uma das causas que impedem um desenvolvimento mais acelerado do estado do Maranhão é justamente a deficiência da infraestrutura viária, e esse tema tem sido objeto de preocupação e debates dentro e fora do governo, e mais especialmente na Assembleia Legislativa.

Além de aprovar o Programa Mais Asfalto, beneficiando as regiões urbanas das cidades, a Assembleia não cansa de encaminhar ao governador propostas de recuperação, ampliação e construção das rodovias de que tanto o Maranhão precisa, para que possa alcançar um grau de desenvolvimento mais consistente e diversificado, pois para isso reúne todas as potencialidades de clima, água, relevo, solo, localização, e um povo que está ansioso para participar desse processo.

Na Assembleia, o deputado Fábio Braga – SD, tem sido uma das vozes mais ativas em defesa e encaminhamento desses interesses, e nesta terça feira, 13, ele foi à tribuna para relatar que “voltando à região do Baixo Parnaíba, precisamente a cidade de São Bernardo, se reuniu com diversas lideranças locais, como por exemplo, vereadores, ex-presidentes da Câmara, os ex-prefeitos Coraninho e Coriolano Almeida, este uma das grandes lideranças políticas do estado, e, o principal tema do encontro, foi a falta de infraestrutura viária da região, que, na visão de todos, está atrapalhando bastante o seu desenvolvimento” – confessou.

O parlamentar ressaltou “que o governador tem feito um bom trabalho na questão do Mais Asfalto, sem procurar saber se é aliado ou não e sem querer saber quem é contra ou a favor do seu governo”. Em São Bernardo – prosseguiu, “desde o ano passado, as lideranças me pediam pelo Programa Mais Asfalto para as principais vias urbanas da cidade e eu fiz pressão junto ao secretário Clayton Noleto para que esse asfalto chegasse antes do festejo de São Bernardo, encerrado em 20 de agosto, não tendo sido possível, em razão da grande demanda já contratada em outras regiões, mas que o Programa chegará ainda este mês” – explicou o deputado citando promessa de Noleto.

O parlamentar disse, ainda, que ouviu do ex-prefeito Coriolano, outras reivindicações para melhorar o dia a dia da população, tais como “reforma de uma ponte que existe dentro da cidade, construída há algumas décadas, visto que, ela está totalmente superada, haja vista que o fluxo de veículos hoje é pesado e intenso, porque é feito também por carretas, exigindo uma reforma urgente” – alertou.

Fábio Braga relatou que as lideranças pediram sua ajuda junto ao governo para a aquisição de uma ambulância, pois a que lá existia foi ainda de uma emenda parlamentar de sua autoria feita há quatro anos. Reivindicaram, ainda, que ele resolvesse a questão da viatura policial que já fora prometida pelo governo.

Ao final da sua fala, o parlamentar disse que reforçaria o pedido já feito ao governo do estado, para pavimentação de alguns quilômetros que faltam na ligação de São Bernardo a cidade piauiense de Luzilândia, abrindo boas perspectivas de negócios na região do Baixo Parnaíba, considerando que o governo do Piauí construiu a ponte que une os dois estados e a partir de Luzilândia asfaltou a parte que lhe competia, que é precisamente um trecho da BR-222.

Fábio Braga concluiu lembrando “que uma estrada pavimentada aproxima os centros produtores dos consumidores, estimula a diversificação dos negócios, valoriza as terras por onde passa, barateia os produtos ou serviços que circulam na área e facilita o intercambio sociocultural, ajudando no desenvolvimento de uma região, fatores que explicam a persistência das lideranças de São Bernardo, no asfaltamento daquele pequeno trecho que interliga a cidade até o estado do Piauí, asfalto, inclusive, que já foi pedido por mim, alguns meses atrás, e que voltarei a cobrar ao secretário Noleto” – finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga denuncia violência contra a democracia e cobra providência

f81575c1-df42-4c10-b2f0-b0c951978de0

O ataque e vandalismo praticados na Rádio Estrela do Munim, uma emissora pertencente à Associação Comunitária Amigos de Afonso Cunha, da cidade de mesmo nome, só não foi maior do que a revolta demonstrada pelo deputado Fábio Braga – SD, que foi à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (05), para denunciar “o arrombamento e a destruição de equipamentos importantes da emissora, como computadores, mesa de som, gravadores e microfones, na tentativa inútil de calar a imprensa local, como se isso fosse uma tarefa possível”, disse em tom de revolta.

No seu entendimento, “a maior vítima dessa agressão foi à democracia, porque o ataque se deu em cima de um órgão de imprensa, numa radio comunitária que vem prestando um serviço de utilidade pública como poucos veículos de comunicação no município, que vem servindo à comunidade e a várias instituições, como igrejas, cultos evangélicos, programação esportiva, entretenimento, recados para a zona rural, achados e perdidos, e tem sido assim um meio de divulgação fundamental para que as informações cheguem a todos os recantos de Afonso Cunha e região” – lamentou.

A ação criminosa foi inexplicável – prosseguiu o parlamentar, “já que a emissora funciona devidamente legalizada e os funcionários acreditam em motivação política ou simplesmente subtrair documentos ou equipamentos, o que não reduz a gravidade do ato covarde, obscuro e criminoso” – estranhou.

“Vou apresentar à Mesa Diretora da Casa, um requerimento pedindo ao Secretário de Segurança, Jefferson Portela, para que tome conhecimento da situação desse caso, e para que acione as providências que ele requer, encontrando os criminosos e punindo-os com rigor, para que se possa, assim, ter a garantia do direito de imprensa e de opinião, e o Estado do Maranhão continue a ser devidamente respeitado” – anunciou.

E encerrou reafirmando a necessidade de se ter todo o rigor possível nas investigações, para que “não se transforme numa rotina aqui no nosso estado, para que as pessoas, ao se sentirem de alguma forma atingidas por um órgão de imprensa, não queiram usar a pior forma de combate, no caso a truculenta, que é a mais absurda forma de querer calar a voz ou opinião dos outros, quando o certo seria a buscar na justiça” – argumentou o parlamentar em tom revoltado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga apoia mais uma vez festejos de Vargem Grande

thumbnail_Deputado Fabio Braga festejo Sao raimundo vargem grande4

Fé e devoção marcaram, outra vez, a procissão que abre os festejos de São Raimundo Nonato dos Mulundus, na cidade de Vargem Grande, um evento que cresce em importância religiosa a cada ano, na medida em que sincretismo e tradição se misturam e se espalham por todos os recantos do Maranhão e de outros estados brasileiros, já que “vem romeiro e vaqueiro de todo canto do mundo para abrilhantar a festa do padroeiro”, segundo moradores da cidade.

E este ano não foi diferente, porque milhares de pessoas se acotovelaram no entorno de sua imagem durante os oito quilômetros que cobrem o percurso desde a origem, na praça da matriz, até a chegada, no povoado da Paulica, onde o cortejo estaciona para, durante horas, cantar, reverenciar, agradecer, pagar promessas, rever parentes e amigos, ou simplesmente se fazer presente, contemplando a imagem e prestando tributo aquele que é considerado o santo milagreiro dos vaqueiros.

Dentre os inúmeros filhos da cidade que participam religiosamente da festa estava o deputado Fábio Braga, que vem repetindo o ato de fé durante toda sua vida, “desde quando minha mãe, dona Chiquita, me botava nos braços e carregada para concluir o trecho, porque na metade do caminho eu não conseguia mais” recorda o parlamentar sorrindo.

Para ele, a homenagem a São Raimundo além de ser um ato de fé cristã “e a gente sente isso no semblante das pessoas durante toda a procissão e durante as missas, é, também, um movimento social importante, porque a cidade fica lotada e possibilita a interação e o entretenimento movimentando a economia formal e informal, já que hotéis, pousadas, bares, lanchonetes, restaurantes se ocupam; o comércio vende mais, e dezenas de vendedores ambulantes e artesãos fazem a festa durante todo o período da homenagem”, comemorou o deputado, sem conseguir esconder uma ponta de orgulho por ser filho da cidade, por ter consciência de que também participa do seu processo de crescimento e por saber que o povo de Vargem Grande reconhece seu trabalho em prol da mesma.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga participa da inauguração da Câmara de Nina Rodrigues

901ecfd0-bfe1-49d4-8155-f110c88078a2

Na manhã desta segunda-feira (07) uma sessão solene marcou o retorno das atividades parlamentares da Câmara Municipal de Nina Rodrigues para o segundo semestre de 2017. Estiveram presentes no Palácio Vereador Luis Frazão Corrêa os vereadores desta legislatura, ex-vereadores, o prefeito Rodrigues da Iara, o deputado estadual Fábio Braga, secretários municipais e a população de um modo geral.

A vereadora e presidente da Câmara Cita Braga (PSDB) destacou o seu mandato à frente do poder legislativo e do seu esforço para executar um brilhante trabalho. Os frutos deste esforço já começam a aparecer perante os olhos da população Ninense, visto que, quem chegava ao local se admirava com a ampla reforma que o prédio passou durante o recesso. As obras foram desde a pintura da fachada e do interior passando pela troca do piso e recuperação dos móveis do plenário Vereador José Ribamar Pereira.

Em seu discurso, sob aplausos dos presentes, o deputado Fábio Braga mostrou a importância dos poderes estarem interligados em pensamentos e ações para solucionarem os problemas que afetam as comunidades. Lembrou que o prefeito Rodrigues da Iara apesar de jovem, é um batalhador incansável para que o município volte ao seu leito de desenvolvimento.

40e5cbdc-b92a-4ab4-b5b7-fca018424f31

Já o prefeito Rodrigues da Iara fez um breve relato de suas ações de governo e prestou contas do seu mandato nestes primeiros sete meses. Agradeceu também o empenho de sua equipe e ressaltou que estará retornando para junto do governador com a intenção de garantir mais benefícios para seu povo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

A pedido de Fábio Braga, Vargem Grande e Nina Rodrigues receberão ambulâncias

6067f7b0-0dce-4662-9e5a-d30e4529a349

Nesta sexta-feira (07) os municípios de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, administrados pelos prefeitos Carlinhos Barros e Rodrigues da Iara, respectivamente, serão contemplados com uma ambulância cada. A entrega acontecerá em solenidade no Palácio dos Leões e os prefeitos receberão os veículos da mãos do Governador Flávio Dino.

Também receberão ambulâncias as cidades de Governador Eugênio Barros e de Santa Helena. A entrega dos veículos para o fortalecimento da saúde faz parte da política de apoio aos sistemas municipais e tem como objetivo chegar a todas as cidades maranhenses.

A entrega das ambulâncias para Vargem Grande e para Nina Rodrigues foi confirmada por Flávio Dino ao deputado Fábio Braga em recente reunião no Palácio dos Leões, onde o parlamentar estava acompanhado do prefeito, de vereadores e de secretários municipais de Nina Rodrigues.

49563167-3583-4c89-a9f4-4c79b68b8539
Expliquei ao governador que as ambulâncias eram essenciais para a região, visto que, se aproxima o tradicional Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, que acontece todos anos no mês de agosto e reúne milhares de romeiros e de fiéis do santo vaqueiro, e elas [as ambulâncias] já deveriam estar em poder dos municípios para efetuarem os possíveis atendimentos, confirmou o deputado Fábio Braga.

Fábio Braga também disse a Flávio Dino que a última ambulância que Vargem Grande recebeu foi através de emenda parlamentar sua, há cerca de quatro anos e que atualmente a mesma encontra-se em péssimo estado de conservação. Reforcei o pedido mostrando que o município realmente precisava e fico muito feliz em o nosso governador ter atendido, concluiu.

AMBULÂNCIAS

Cada ambulância entregue custa ao Governo um investimento de R$ 160 mil. O equipamento pode ser utilizado como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA) e é equipado com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Com esse somatório de forças, só quem ganha é o povo do Maranhão!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga solicita a recuperação da MA-026 no trecho Triangulo – Codó

thumbnail_Deputado Fábio Braga solicita recuperação da MA 026 trecho Triangulo -Codó-ok

Sem dúvida um dos grandes obstáculos que o Maranhão enfrenta para alcançar o grau de desenvolvimento que seu povo precisa, merece e reclama é a baixa oferta de infraestrutura rodoviária, embora se reconheça o esforço que o governo Flávio Dino vem empreendendo no sentido de reduzir os impactos negativos que a falta, ou até mesmo a inexistência de boas estradas em quase todas as microrregiões do estado, provoca nos rumos da economia.

O deputado Fábio Braga – SD, vem dedicando uma parte de sua atuação parlamentar identificando os corredores de tráfego considerados mais estratégicos para o desenvolvimento de determinadas regiões e, em cima dessas demandas, tem destacado a importância da rodovia no contexto do crescimento social e econômico da área e pedido sua construção ou recuperação.

Nesta terça feira, 27, ele voltou à tribuna da Assembleia para defender a recuperação da MA – 026, no trecho de 60 km que separa o povoado do Triangulo, na cidade de Dom Pedro e o distrito do KM 17, na cidade de Codó, microrregião dos cocais maranhenses.

Lembrou o parlamentar que “essa rodovia foi asfaltada no inicio dos anos oitenta e criou uma perspectiva muito favorável naquela região, pela sua vocação para a agropecuária, para a produção de grãos, e para a produção de alimentos básicos, como feijão, milho, arroz e mandioca, atividades que funcionavam normalmente gerando emprego e renda, e que permitiram o florescimento de diversas comunidades no trecho, até o inicio dos anos noventa, quando por absoluto abandono e falta de manutenção, foi se deteriorando até chegar ao estagio em que se encontra hoje, totalmente intrafegável, inviabilizando a retomada de qualquer tipo de ação desenvolvimentista” – lamentou.

O deputado disse ainda que na visita que fez à região, conversou com a classe política, com produtores rurais e empresários, estes alertaram para a necessidade do governo do estado recuperar imediatamente esse pedaço de estrada, permitindo a retomada não apenas das atividades que já existiram na área, mas, criando perspectivas à exploração do gás que já foi descoberto na região de Santo Antônio dos Lopes, Capinzal, Gonçalves Dias e Dom Pedro, além da exploração da gipsita na região de Codó.

Finalizando seu discurso, alertou para a necessidade de termos um Plano Rodoviário que priorize as estradas mais estratégicas para a produção e o consumo já existentes, mas, sobretudo, para despertar o interesse de novos investidores, a fim de que o estado dependa menos de recursos públicos e mais da produção e comercialização das riquezas que seu povo é capaz de gerar, desde que lhe sejam dadas condições. E mostrou-se particularmente preocupado com a fuga de empresários do estado do Maranhão para estados vizinhos, que oferecem melhores oportunidades e incentivos para a redução de custos operacionais, para a geração do emprego e da renda – alertou o parlamentar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga destaca curso de medicina em Imperatriz

thumbnail_fabio braga em imperatriz

Numa concorrida solenidade que aconteceu na noite da última quinta feira, 25, em Imperatriz, a Universidade Ceuma instalou seu curso de medicina no campus daquela cidade, materializando uma intenção de longas datas.

Presente ao evento, o deputado Fábio Braga – Solidariedade, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nessa segunda feira, 29, para realçar a importância social e econômica do município dentro do estado, destacando a atuação da universidade no seu plano de expansão.

Lembrou os 165 anos de existência do município e disse que “ele tinha o dinamismo de um adolescente, e o potencial de desenvolvimento social e econômico de um adulto principalmente pela participação cada vez mais ativa da sua população e da população do entorno no esforço global, o que era um aspecto sobremaneira positivo, porque estimulava o aparecimento de novos negócios, ajudando no seu crescimento” – observou.

Realçou, também, a importância da universidade e do curso de medicina para a cidade e região dizendo: “com essa iniciativa, a UniCeuma adiciona mais um capítulo na sua proposta de levar o ensino universitário especializado aos mais diversos recantos do estado, multiplicando o conhecimento pela qualificação, e criando mais oportunidades para que o cidadão possa sonhar com dias melhores, já que só a educação é capaz de tornar um sonho realidade” – avaliou.

E lembrou que havia um déficit acentuado na oferta de médicos no estado, para justificar que a chegada do curso viria sim contribuir no crescimento da cidade e da região, e reforçou sua justificativa a partir de números divulgados pelo Conselho Federal de Medicina: o Maranhão – disse, “possui uma das piores relações de médicos por habitante, algo como 0,79 médicos para cada grupo de mil habitantes, evidenciando uma relação muito aquém das nossas necessidades, principalmente no interior do estado, onde ela cai ainda mais ficando ao redor dos 0,36 para grupos de mil habitantes”.

No Brasil – prosseguiu o parlamentar, “essa oferta é também muito baixa, já que está em volta de 1,8 profissionais para cada grupo de mil habitantes, número bem aquém dos 2,5/1.000 sugeridos pelo Ministério da Saúde e distante ainda das taxas apresentadas por países do continente como Argentina que registra 3,2 o México 2,0 e pasmem: a Venezuela de Nicolas Maduro 1,9 por grupo de 1.000 habitantes”.

Voltou a realçar a importância da implantação do curso de medicina em Imperatriz assinalando: “É num horizonte de nuvens tão carregadas que surge a notícia alvíssara da instalação do curso de medicina do UniCeuma na cidade de Imperatriz, evento que se reveste da maior importância dentro do esforço que precisamos desenvolver para sanar tão grave déficit estrutural num dos mais importantes setores sociais da vida estadual e brasileira: a saúde e bem estar da população” – avaliou.

E finalizou parabenizando a administração da universidade pelo arrojo, e destacando a participação do engenheiro Mauro Fecury no conjunto da obra: “pelo que conseguiu realizar ele foi e continua sendo, um visionário da educação no estado, pois, sua determinação se constituiu na pedra de toque para implementar e dinamizar o ensino universitário alternativo, num momento em que tudo era difícil e que tudo sinalizava para não dar certo” – encerrou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga alerta para desgaste da importante rodovia estadual MA-020

Fábio Braga alerta para desgaste de importante rodovia estadual MA 020

O deputado Fábio Braga, presidente da Comissão de Obras da Assembleia, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, dia 15, a fim de solicitar ao “governador do Estado, Flávio Dino, e ao secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a conservação da MA-020, rodovia de interligação entre Peritoró e Coroatá, num trecho de mais ou menos 37 km e de Coroatá até Vargem Grande que são mais 70 km, tendo em vista que em pouco mais de um mês, houve um desgaste acentuado no asfalto que já começa a afetar a trafegabilidade da área” – lembrou o parlamentar.

Ele disse que viajou pessoalmente pelo trecho e que “teve dificuldade até de circular, tendo sido obrigado a passar pelo acostamento, já que havia uma carreta atolada no leito da rodovia, dificultando tanto a ida quanto a volta de sua viagem” – argumentou.

O parlamentar disse, também, que foi possível constatar o quanto aumentou a quantidade de buracos em tão curto espaço de tempo, e que pelo relato das comunidades que ficam à margem da rodovia e de vereadores das cidades de Peritoró e Coroatá, esse desgaste vem se dando porque “nos últimos dois meses, com o escoamento da produção de grãos que vem da região do Sul do Maranhão; vem de região de Balsas e de todo aquele entorno, o caminho natural, que antes do asfaltamento da via era pelo trecho da BR-135 Peritoró/São Mateus/São Mateus/São Luís, agora – prosseguiu, “está também sendo feito através da MA–020, sobrecarregando a rodovia porque pega a partir da cidade de Peritoró indo até Coroatá; de Coroatá a Vargem Grande e desta a Itapecuru, seguindo de Itapecuru ao Porto do Itaqui em São Luís” – detalhou.

Como são carretas pesadas que antes não passavam pelo trecho “há uma sobrecarga natural em cima do asfalto, e uma necessidade de manutenção e recuperação mais imediata das partes danificadas” – explicou.

Fábio Braga voltou a destacar a importância do asfaltamento e recuperação dessa estratégica rodovia, dentro das “perspectivas de desenvolvimento de negócios entre Coroatá e Vargem Grande, além de outros interesses sociais, como na área de saúde, por conta dos hospitais regionais e da UPAS, e nos atendimentos do posto do INSS, razão porque era fundamental que houvesse a pronta recuperação dos trechos prejudicados, antes que eles se agravem mais ainda” – alertou.

E concluiu sua fala prometendo que “fará uma reivindicação por escrito ao Secretário Clayton Noleto, para que num curto espaço de tempo seja feita a recuperação; a manutenção e a conservação dessa importante via de acesso que após tantos anos voltou a interligar Vargem Grande a Peritoró, passando pela cidade de Coroatá” – finalizou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fábio Braga fala sobre sua trajetória de vida no programa Retrato

thumbnail_Deputado Fábio Braga programa Retrato 1

O deputado Fábio Braga foi o entrevistado dessa segunda-feira, dia 8, pela jornalista Maria Assunção, que dirige o Programa Retrato da TV Assembleia e, numa entrevista de meia hora, discorreu sobre a trajetória de sua vida desde os tempos de criança, na cidade de Vargem Grande, onde conheceu as primeiras letras na escola paroquial, até os dias hoje, quando desenvolve seu terceiro mandato de deputado estadual.

O bate-papo transcorreu num clima alegre e descontraído, e se fosse possível resumir a história de vida do parlamentar numa só frase esta seria “A persistência é o caminho do êxito”.

Ele mostrou o que foi sua infância no interior, falou dos amigos, das brincadeiras, dos questionamentos e destacou a determinação de sua mãe, que decidiu mandá-lo com apenas dez anos de idade estudar em São Luís juntamente com uma irmã também menor, a fim de que pudessem se preparar melhor para os desafios da vida, mesmo Dona Chiquita enfrentando a distância, as saudades, as preocupações de mãe, as dificuldades de comunicação da época, e o medo de um ambiente sempre hostil de uma cidade grande, sobretudo para alguém que apenas se iniciava na vida.

Mas o menino não se intimidou e seguiu seus estudos, passou no vestibular de direito da Universidade Federal do Maranhão, envolveu-se em política estudantil, estagiou em escritórios de advocacia, advogou profissionalmente, dirigiu órgãos públicos no estado e participou da administração do CEUMA, quando a universidade ainda dava seus primeiros passos aqui no Maranhão e os obstáculos eram enormes até mesmo para contratar professores qualificados.

Fábio Braga lembrou das dificuldades enfrentadas pelo fundador da Universidade, engenheiro Mauro Fecury, e falou do seu pioneirismo para dinamizar o ensino universitário alternativo no estado, creditando o sucesso também ao corpo funcional, aos professores e aos alunos, cada qual dentro das suas especificidades.

Não esqueceu de mostrar o respeito, a interação e a harmonia que preside as relações dentro de sua casa, cada um fazendo sua parte e contribuindo para o fortalecimento da família.

Finalmente o deputado falou do seu envolvimento com a política pelas mãos da sua tia Madalena Braga, ex-prefeita de Nina Rodrigues, e da Dra. Ana, ex-prefeita de Vargem Grande, que lhe possibilitaram desenvolver projetos sociais em ambas prefeituras, projetos esses que ainda hoje existentes naquelas cidades.

Aproveitou para mostrar que está antenado com a economia maranhense e discorreu com propriedade sobre as diversas atividades que se desenvolvem no estado, e que têm grande potencial de crescimento, como a caprinocultura, a pecuária bovina, o turismo, o agronegócio, a piscicultura da baixada e a agricultura familiar.

Fábio Braga revelou, ainda, sua preocupação com a infraestrutura logística de que tanto o Maranhão carece, lembrando que tem pedido sistematicamente ao governador, o asfaltamento de rodovias importantes para o desenvolvimento do Estado, sobretudo no entorno das Microrregiões do Itapecuru e do Baixo Paraíba, no seu entendimento, áreas de fundamentação importância para o crescimento de atividades com grande capacidade de geração de emprego e renda, e lembrou, também, da Baixada Maranhense ainda pouco explorada mas, com recursos naturais extraordinários para produzir alimentos de origem animal, como pescado, por exemplo.

E concluiu sua entrevista destacando o parlamento como um dos mais importantes canais de ligação entre o cidadão com suas queixas, com suas angustias, com suas esperanças e os governantes, com os compromissos de trabalhar em prol das necessidades fundamentais do cidadão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.