Poder

Maisa Burlamaqui lidera pesquisa em Duque Bacelar

2

Maisa Burlamaqui

Em Duque Bacelar, a candidata Maisa Burlamaqui é a preferida dos eleitores para chefiar o Poder Executivo Municipal. Na pesquisa realizada pelo instituto Escutec-Pesquisas de Opinião, a candidata lidera as intenções de voto tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.

Na consulta espontânea, onde não é fornecida nenhuma alternativa, Maisa Burlamaqui obteve cravados 50% das intenções de voto. Na estimulada, onde é listado o nome dos candidatos, Maisa conquistou 51,7%.

Ao todo, foram ouvidos 300 eleitores, nos dias 9 e 10 de setembro. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de ero de 5% para mais ou para menos. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MA-09804/2016.

1

b


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Éric Costa lidera pesquisa com 53,8% em Barra do Corda

dscn1119

Éric Costa, prefeito de Barra do Corda e candidato à reeleição, é o candidato preferido dos eleitores barracordense. Isso é fato, e comprovado pelo instituto Escutec-Pesquisas de Opinião.

De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira, se as eleições fossem hoje, Éric Costa venceria com folga as eleições municipais deste ano e se reelegeria. Isso porque conquistou 51,2% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

No cenário estimulado, onde são listados os nomes dos candidatos, o desempenho de Éric Costa foi ainda melhor. Ele obteve 53,8% das intenções de voto.

Todo esse resultado otimista reflete o bom trabalho desempenhado pelo gestor no primeiro mandato. O instituto também questionou os eleitores se aprovavam ou desaprovavam a gestão do prefeito Éric Costa. A maioria esmagadora disse que se agrada com a administração do atual prefeito (66,2%).

Foram ouvidos 500 eleitores, entre os dias 6 e 8 de setembro. O levantamento tem o nível de confiança de 95% e margem de erro de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MA-04974/2016.

barra-do-corda1

barra-do-corda2

barra


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

60% aprovam governo Flávio Dino em Barra do Corda, diz pesquisa

32,8% do eleitorado do município de Barra do Corda avalia como regular a administração do governador Flávio Dino. 7,2% consideram a gestão ótima,  30% boa,  6,2% ruim,  13,2% péssima, não souberam ou não quiseram responder foram 10,6%. Esses dados são do levantamento realizado pelo instituto Escutec – Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública.

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a aprovação e desaprovação do governo de Flávio Dino. 60% dos entrevistados disseram que aprovam a gestão de Dino, enquanto 29,4% desaprovam; não soubera ou não quiseram responder foram 10,6%.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de agosto deste ano. Ao todo, 500 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas na sede e em diversos povoados do município de Barra do Corda.

a

b


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Miltinho Aragão lidera pesquisa em São Mateus, diz Escutec

IMG-20150603-WA0058

O atual prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), lidera a pesquisa eleitoral em todos os cenários, aponta o levantamento feito pela Escutec- Pesquisa de Opinião.

A sondagem foi encomendada pelo jornal Estado do Maranhão e pela Gráfica Escolar S/A e foi realizada durante os dias 1º e 2 de agosto e ouviu 300 eleitores. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-01741/2016.

S.mateus

No cenário espontâneo – modalidade em que o eleitor diz em quem gostaria de votar- o prefeito Miltinho surge com 35,7 % das intenções de votos dos eleitores, em segundo lugar vem Rovélio 32%, em terceiro Iriomar 2,7%. Em seguida veio Rogério Garcia que apareceu com 2,3% e depois Genilson Alves com 1%. Fábio do Couro alcançou apenas 0,3%. 1,7% dos eleitores afirmaram que votariam em ninguém e 24,3% não responderam.

Já nos dois cenários na modalidade estimulada, onde o primeiro é inserido o pré-candidato Rovélio e o segundo é apresentado sem o político. Em ambos, o prefeito Miltinho Aragão aparece com 42% das intenções de votos.

S.mateus1

No primeiro cenário, Rovélio surge em segundo lugar com 39,7%. Depois vem Genilson Alves com 4,0%, Iriomar com 3,7%. 2,3% afirmaram que votariam em Rogério Garcia, 1,0% em Fábio do Couro e em nenhum deste pré-candidatos citados acima 2,7%. Não responderam aparece com 4,7%.

No segundo cenário estimulado, atrás de Miltinho Aragão aparece o pré-candidato Genilson Alves com 15,7%. Depois vem Fábio do Couro com 10,3%, Rogério Garcia com 9%, Iriomar com 4,3%. 13,0% dos eleitores afirmaram que não votaria em nenhum dos candidatos citados na pesquisa e 5,7% não responderam.

S.mateus2


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Pré-candidata da Raposa, Talita Laci, aparece em 1º lugar em pesquisa da Escutec

Thalita-lay

Talita Laci

A disputa eleitoral para a Prefeitura de Raposa está bem acirrada, conforme mostra a pesquisa da Escutec – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública, realizada entre os dias 25 e 26 de junho, em 19 bairros do município. Ao todo, foram entrevistadas 300 eleitores.

Foi perguntado aos eleitores em quem votariam caso a eleição para prefeito fosse hoje. A pesquisa apresentou duas situações: a espontânea, sem indicação de qualquer nome, e a estimulada, onde foi indicada quatro pré-candidatos.  Nas duas situações, Talita Laci (PCdoB), ex-prefeita do município, apareceu em 1º lugar.

No cenário espontâneo, Talita Laci (PCdoB) obteve 24,7% das intenções de voto, seguida de Ociléia Paraíba (PRB) com 15%, Eudes Barros (PR) com 14,3%, e Moreira (PEN) com 2,3%. A porcentagem dos que não souberam ou não responderam foi bem expressiva: 40,3%. Ainda houve 3,3% que disseram que votariam em branco.

Na situação estimulada, Talita Laci conquistou 34% das intenções, Ociléia Paraíba 25,7%, Eudes Barros 21,7%, e Moreira 4,7%. 7,7% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos pré-candidatos mencionados. Não souberam ou não responderam foram 6,33%. Nesse cenário, a porcentagem dos candidatos subiu e a dos que não souberam ou não responderam caiu bruscamente, comparada com a pesquisa espontânea.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o registro 01837/2016. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

1


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Wellington do Curso aparece em pesquisa mesmo sem dizer que é candidato

1908308_538404919601584_7843779537287345056_n

O deputado Wellington do Curso entrou para política com o objetivo de lutar pelos menos favorecidos e criar projetos para que o Maranhão se tornasse um estado melhor. Tentou por duas vezes ingressar no Legislativo Municipal e no Federal, mas a sua conquista foi no Estadual, onde tem aberto o seu gabinete para todos.

Sendo assim, conquistou milhares de pessoas, que acreditam no seu poder de mudança, por isso tem sido cotado para assumir o comando do Executivo de São Luís, pois – para a surpresa de muitos – apareceu nas pesquisas eleitorais como um dos mais bem colocados, mesmo não tendo oficializado a sua pré-candidatura.

Segundo o resultado da Pesquisa Escutec, encomendada pelo PMDB, que analisou um possível cenário político para as eleições de 2016, o deputado Wellington do Curso apareceu com uma variação entre 5,5% e 8,6% das intenções de votos dos eleitores ludovicenses. O Blog já havia divulgado a pesquisa completa (reveja).

Desse modo, o parlamentar tem grandes chances de conquistar a Prefeitura de São Luís.

ooo1


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Luis Fernando dispara em Ribamar igual Lewis Hamilton na Fórmula 1

Ex-prefeito de Ribamar.

Ex-prefeito de Ribamar.

É publico e notório o alcance no eleitorado de Ribamar, quando o nome e sobrenome é Luis Fernando Silva (PSDB). Ele aparece disparado em todas as pesquisas eleitorais, até mesmo dos desafetos.

Em um levantamento feito do qual foi tabulado neste mês, o instituto mostrou um cenário de grande vantagem numérica para o ex-prefeito de Ribamar. Embora tenha desistido da candidatura ao governo do Maranhão.

Na estimulada, com 85 porcento das intenções de voto, Fernando disparou na corrida igual Michael Schumacher, ou melhor, Lewis Hamilton.

Um dado interessante a ser destacado foi que ele também abriu uma vantagem imensurável na espontânea. O tucano obtêm 52 porcento dos votos da população ribamarense.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Pesquisa Escutec não anima aliados do candidato de Roseana Sarney

A pesquisa para consumo interno mais recente do Instituto Escutec caiu como um balde de água fria na cabeça dos coordenadores e dos principais aliados da campanha de Edinho Lobão ao Governo do Estado do Maranhão.

Do resultado anterior, quase uma semana antes, para o atual não houve nenhuma evolução. Os números não representam uma ameaça à candidatura de Flávio Dino (PCdoB). E nem tampouco um acréscimo do que poderia ser esperado pela coordenação da campanha do 15.

A pesquisa Escutec para consumo interno é uma modalidade tracking em que os eleitores são consultados pela via telefônica. Como não tem caráter científico e nem foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o blog do Neto Ferreira não vai relevar os números.

A estagnação, de Edinho Lobão não causou nenhuma surpresa, mais no Palácio dos Leões os resultado obrigou candidato, governadora, presidente da Assembleia e o secretário Ricardo Murad a refletirem no assunto.

Reunião hoje no Palácio dos Leões.

Desde as 11h desta quinta-feira (28), a cúpula do PMDB do Maranhão e os candidatos a governador e vice, Edinho Lobão e Arnaldo Melo, e o candidato ao Senador Federal, Gastão Vieira, tiveram que fazer uma reunião no Palácio dos Leões para discutirem as estratégias possíveis que possam impedir a derrota do filho ministro Lobão.

Só os copos, toalhas e mesas e sabem o que ficou definido na reunião. O certo é que a ultima pesquisa da Escutec deixou preocupado o clã Sarney.

E isso é fato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.