Política

Vereador Pedro Lucas realiza Campanha “DOAR SANGUE É DOAR VIDA”na Câmara Municipal

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), comanda em parceria com o Hemomar, a campanha “DOAR SANGUE É DOAR VIDA”, com o objetivo de manter o abastecimento do estoque de sangue do Hemonúcleo.

A Campanha Solidária vai ser realizada no dia 9 de julho, a partir de 9h00, no Plenário da Câmara Municipal de São Luís. Para tanto, o vereador Pedro Lucas procurou o Hemomar, que vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, com os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta.

Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:

– Ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal;
– Estar com peso acima de 50kg;
– Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Criança necessita de doação de sangue O –

Heitor Mykael tem 9 meses.

Heitor Mykael tem 9 meses.

Uma criança de São Luís necessita com urgência de seis bolsas de sangue tipo ‘O -‘. Heitor Mykael tem apenas 9 meses e luta para fazer uma cirurgia do coração. As pessoas interessadas podem se dirigir até o Hemomar e fazer a sua doação apresentando o nome completo do Heitor.

Doar sangue é seguro, por isso, qualquer pessoa em boas condições de saúde com 16 a 67 anos que queira prestar um ato de solidariedade a uma criança, pode comparecer ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e doar. O setor de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e nos sábados de 8h às 12h.

Para doar sangue, os voluntários devem apresentar um documento oficial com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação, válido em todo território nacional. É preciso ainda, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, os possíveis doadores passam por uma triagem, que serve para examinar os sinais vitais, a exemplo da pressão, pulso e temperatura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cidade

Campanha de doação de sangue acontece sábado em Ribamar

A administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizam, neste sábado (19), a primeira campanha de doação de sangue do município de São José de Ribamar.

A campanha será realizada durante todo o dia (das 9h às 16h) nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), localizado na sede do município, e o objetivo é arrecadar, no mínimo, 70 bolsas de sangue que serão direcionadas para o estoque do Hemomar com vistas ao atendimento da demanda transfusional durante o período carnavalesco.

“É de extrema importância a participação da população ribamarense nesta campanha de doação de sangue para que o estoque seja garantido especialmente neste período de Carnaval, onde há uma diminuição da coleta devido às viagens e período de férias”, afirmou Renata Miranda, gerente do SAMU de Ribamar.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.