Maranhão

Zé Carlos presta homenagem ao Dia dos Engenheiros

zecarlos

Na manhã desta quarta-feira (11), o deputado estadual Zé Carlos do PT, usou o pequeno expediente para homenagear todos os engenheiros maranhenses pelo seu dia comemorado em 11 de dezembro, data que foi promulgada o Decreto Federal nº 23.569, em 1933, que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor.

Na tribuna, o parlamentar comentou sobre a crise que a engenharia brasileira passou na década de 80, e ressaltou a importância da tecnologia associada ao profissional de engenharia como solução para a crise.

“Em um país de economia forte em vários segmentos como o Brasil, o engenheiro possui um importante papel nesse processo”, frisou o deputado.

Durante a homenagem o deputado destacou ainda, os gargalos da profissão de engenharia não só no Maranhão, mas em todo o país, pois segundo ele há uma enorme ingerência de leigos em engenharia nos cargos governamentais de assuntos de engenharia.

“Precisamos ficar cientes, que a tecnologia pertence à engenharia. Engenharia é Física, Química e Biologia aplicadas, com lastro na Matemática. Nossos engenheiros são bastantes em si mesmos, para analisar problemas, equacioná-los e resolvê-los, por isso devemos utilizar o conhecimento do profissional qualificado e devidamente reconhecido.

Zé Carlos fez referência à atuação da entidade representativa da classe dos engenheiros, o Sindicato dos Engenheiros do Maranhão (SENGE-MA), presidido por Berilo Macedo, ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), como órgão de fiscalização no Estado do Maranhão, que completou 40 anos neste ano.

Na ocasião, ele informou que protocolará um requerimento solicitando a realização de uma sessão especial, para fazer uma justa homenagem ao CREA-MA em comemoração dos seus 40 anos e ao Sindicato dos Engenheiros  do Estado do Maranhão, em homenagem ao dia do Engenheiro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.