Poder

Aproximação do DEM ao PCdoB faz parte de estratégia de marketing

71187097_bsb_-_brasilia_-_brasil_-_22-08-2017_-_pa_-_o_presidente_da_camara_dos_deputados_rodrig

Os elogios públicos de Rodrigo Maia a integrantes do PCdoB são estratégia para posicionar o DEM como sigla pacificadora e menos à direita no espectro político.

Fazem parte do plano traçado para mudar a imagem do partido, que passará a se chamar Centro.

Nem DEM nem PCdoB vislumbram por enquanto a possibilidade de fechar alianças em 2018. A aproximação permanecerá em pontos específicos sobre matérias tramitando no Congresso.

Da coluna do Lauro Jardim/O Globo


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Partidos entram com pedido de cassação de Waldir Maranhão

12/01/2012. Crédito: Neidson Moreira/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luís - MA. Tadeu Palácio e Waldir Maranhão, presidente do Diretório Estadual do Partido Progressista - PP, durante lançamento da pré-candidatura de Tadeu Palácio à prefeitura de São Luís.

O cerco está se fechando para o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão. A decisão dele de anular a votação do impeachment incomodou e indignou os parlamentares. As reações contrárias à decisão de Maranhão já estão acontecendo.

O Partido Popular Socialista (PPS) e o Democratas (DEM), por exemplo, vão pedir a cassação do mandato de Waldir Maranhão ao Conselho de Ética da Câmara. Os partidos alegam quebra de decoro parlamentar e abuso de poder por parte do presidente interino.

A Consultoria Jurídica do Democratas ingressará ainda hoje com representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para cassar o mandato de Maranhão, tendo como base a ilegalidade do ato praticado hoje e que resultou na suspensão do processo de impeachment de Dilma Roussef.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Democratas ainda avaliam se apoiam Edivaldo Holanda Júnior ou Eliziane Gama

A corrida eleitoral para Prefeitura de São Luís já começou a ser desenhada. Pré-candidatos já estão se articulando para conseguir alianças e apoios partidários, a fim de estruturar ainda mais suas candidaturas.

Pensando nessas parcerias, o atual prefeito da capital maranhense, Edivaldo Holanda Júnior, e a deputada federal, Eliziane Gama, ambos pré-candidatos a prefeito de São Luís, participaram da cerimônia de posse do presidente e do vice do Partido Democratas (DEM), deputado federal Juscelino Filho e o deputado estadual, Cabo Campos, no dia 29 de fevereiro.

O DEM ainda não definiu qual base eleitoral vai compor. “A gente está dialogando. Como falei, o DEM está vivendo um novo momento. Agora estamos oficializando esse ingresso no partido e na presidência. E essa é uma das questões que vamos começar a pautar internamente, para tomar uma decisão, em breve, de forma oficial” declarou o presidente do DEM, Juscelino Filho, em entrevista com o titular do Blog.

Filho disse também que não adianta criar especulações em cima de qual lado o partido vai ficar. “Nós temos dialogado bastante e isso não vai ser uma decisão unilateral. Isso vai ser uma questão tratada internamente, de forma democrática, discutindo o melhor ambiente para o partido, com as ideias, para que o partido possa de forma efetivamente, não só da campanha, mas de uma gestão que há por vir para São Luís no próximo ano” afirmou.

Durante a entrevista, o presidente comentou ainda sobre o futuro da legenda e de sua extensão em todo Maranhão. Segundo ele, os trabalhos estão sendo realizados intensamente para que ocorra as filiações. “Nós temos muitos nomes para se filiarem ao partido. Prefeitos, candidatos a prefeitos em cidades importantes no estado do Maranhão, vereadores. Esse trabalho não para. Esse mês as atividades serão intensificadas ainda mais” assegurou.

O prazo de adesões aos partidos para as eleições municipais de 2016 está terminando, desse modo, todas as legendas estão se movimentando de forma rápida para consolidar tais filiações, inclusive o Democratas, que espera em breve firmar o máximo de adesões possíveis.

Ao ser questionado sobre como gerir o comando do DEM no Maranhão, Juscelino Filho foi categórico: “a nossa missão é reorganizar, melhorar, fortalecer e ampliar o quadro político, para que assim o partido volte ao protagonismo político do estado, da onde ele nunca deveria ter saído”.

E para finalizar, o deputado federal afirmou que a Executiva Nacional deu total autonomia para conduzir o Democratas no Maranhão, tanto na gestão municipal quando na estadual.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Fernando Fialho coloca advogado para comandar DEM no Maranhão

Augusto Serra, advogado

Augusto Serra, advogado

O blog publicou ontem a saída Clóvis Fecury da presidência do Democratas no Maranhão, em uma articulação do ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo Roseana Sarney, Fernando Fialho e do deputado federal de Juscelino Filho (PRP).

Fernando Fialho, que passou a deter o comando da legenda no estado elegeu o advogado Augusto Herbert Lima Serra como novo presidente do DEM no Maranhão.

O ex-secretário já foi investigado por diversas irregularidades, a exemplo dos diversos convênios celebrados com entidades, para viabilizar a campanha do genro, Juscelino Filho, em diversos municípios do Maranhão.

Juscelino inclusive pode ser cassado por corrupção e desesperado tentou de apropriar de diversos partidos para evitar danos a seu mandato, o que justifica a articulação política de ambos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Clóvis Fecury perde presidência do DEM para Fernando Fialho

Sarney teria orientado na articulação para tomar o DEM.

Sarney teria orientado na articulação para tomar o DEM.

O suplente de senador Clóvis Fecury não é mais presidente do Democratas no Maranhão. A articulação para tomar o partido foi encabeçada pelo ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo Roseana Sarney, Fernando Fialho, que agora passa a deter o comando da legenda no estado.

A falta de liderança e articulação política de Fialho no cenário nacional para conseguir tomar uma sigla sob o comando da família Fecury há dez anos, chamou atenção. O que levou a classe política a duvidar da força do ex-secretário que já teve seu nome envolvido em suspeita de fraude em convênios.

Na verdade, a articulação teria sido feita por um peemedebista de primeira grandeza, com portas abertas em Brasilia. Em conversa com o blog, um político que preferiu o anonimato disse acreditar na participação do ex-presidente José Sarney (PMDB/AP).

Sarney teria orientado Fialho a conduzir o processo junto ao presidente nacional senador Agripino Maia, como retaliação depois que o DEM do Maranhão sinalizou uma aliança com o governo Flávio Dino. Prova disso é que o DEM já fez alianças com o PCdoB nos municípios de Pinheiro, Alcântara e São Luís. Além desses municípios, o Democratas foi dado na cidade de Caxias para o presidente da Assembleia, Humberto Coutinho.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito de São Luís se reúne com presidente do DEM

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, almoçou na sexta-feira passada dia (07), em sua residência com o presidente do Democratas de São Luís, Ricardo Guterres.

Secretário Geral do partido,  Wiliam Júnior, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda, o presidente do DEM, Ricardo Guterres e o deputado estadual Othelino Neto.

Secretário Geral do partido, Wiliam Júnior, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda, o presidente do DEM, Ricardo Guterres e o deputado estadual Othelino Neto.

Durante encontro o prefeito mostrou ações que estão sendo implantadas como – por exemplo -, asfaltamento nos bairros e avenidas, além de confirmar que já está bem avançado a licitação para a renovação da frota de ônibus, com GPS e monitoramento em tempo real pela Secretaria de Trsnsito e Transporte (SMTT),

O objetivo do investimento de Holanda Júnior é para melhorar o serviço do transporte coletivo e a fiscalização para a população de São Luís. Participaram do almoço o Secretário Geral do Dem, William Júnior e o deputado Othelino Neto, vice-presidente da Assembleia Legislativa.

A conversa com os dirigentes do DEM foi pautada nas ações em parceria com o governo do Flávio Dino (PCdoB), que fez doação do terreno onde será construído o Hospital Jackson Lago.

Na ocasião, Ricardo Guterres reconheceu as dificuldades das prefeituras e se prontificou a contribuir com a Prefeitura de São Luís, independente de partidos ou ideologias.

“Somos todos os principais interessados na melhoria de nossa cidade. Agradeço ao Prefeito, que teve um gesto de humildade e grandeza política em nos convidar para mostrar suas ações e ouvir também do nosso partido sugestões de interesse da sociedade Ludovicense”, disse o presidente do DEM.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Clóvis Fecury pretende retornar à Câmara Federal

Clóvis Fecury.

Clóvis Fecury.

O presidente do DEM no Maranhão, Clóvis Antônio Chaves Fecury, definiu neste mês seu rumo político. Ele pretende entrar novamente na briga por uma vaga na Câmara Federal.

Após uma longa conversa com o presidente Nacional do Democratas, o senador Agripino Maia, Fecury confirmou que existe a intenção de disputar as eleições para deputado, exatamente quando acaba o seu mandato como primeiro suplente do senador João Alberto (PMDB).

“Sei que posso contribuir para o desenvolvimento dos municípios do meu Estado com um mandato na Câmara Federal. E isso me motiva para esse futuro projeto, mas nesse momento estamos fortalecendo nossos diretórios municipais visando aumentar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para as próximas eleições”, comentou o suplente de senador.

Clóvis Fecury é empresário e filho do ex-senador Mauro Fecury, dono do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma). Clóvis já foi deputado federal pelo Maranhão, por duas legislaturas, de 2003 a 2011. Em 2010 candidatou-se e foi eleito como primeiro suplente de senador, na chapa de João Alberto. Em setembro de 2011, com o afastamento do peemedebista, Fecury foi empossado senador e atuou por 1 ano no Congresso.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Democratas fecha com Luís Fernando em Ribamar

Luís Fernando durante reunião com representantes do DEM

Luís Fernando durante reunião com representantes do DEM

O partido Democratas (DEM), vai apoiar o candidato Luís Fernando (PSDB), nas próximas eleições municipais em São José de Ribamar.

A união fortalece a candidatura do ex-secretário de infraestrutura do estado, pela terceira vez no município. Luís Fernando, que já foi prefeito da cidade, anunciou que entraria na disputa pela administração do município em 2016, no mês abril deste ano.

O presidente do DEM, Ricardo Guterres e o secretário geral do partido, William Junior, resaltaram que Luís Fernando é exemplo de gestor público. “O DEM tem projetos para colaborar e participar da da gestão em benefício dos ribamarense”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Dirigentes do DEM se reúnem para traçar metas

Democratas reuniram prefeitos e ex-prefeitos ontem (09) na Assembleia Legislativa com o objetivo de organizar e refazer os diretórios municipais e traçar metas para as próximas eleições.

Participaram da reunião o vice-presidente regional do DEM-MA, Ricardo Guterres, o vice-presidente de Assuntos Sociais e deputado estadual, César Pires, o secretário geral, Willian Júnior e prefeitos e ex-prefeitos que participam do partido.

Durante a reunião, conduzida por César Pires, foram discutidas algumas futuras candidaturas para as próximas eleições. Foi decidido que o partido dará prioridade para candidaturas majoritárias, valorizando os candidatos que disputarão as eleições.

Uma das metas do partido é abrir diretórios em todos os 217 municípios do Estado. “A reunião serviu para reafirmar a postura independente e unida à qual o partido deverá participar no próximo pleito. Não temos amarras, tampouco iremos viver a sombra do passado, temos que olhar para frente. Somos um partido que tem compromisso com os maranhenses, além do número 25 ser uma marca forte em todo o Estado”, disse Guterres, destacando o momento positivo para o partido.

“Essa é a primeira de várias reuniões que faremos com os presidentes dos diretórios municipais. O partido abre espaço para discussão e reformulação nos nossos quadros, vamos melhorar nosso desempenho nas eleições do próximo ano”, destacou deputado César Pires.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Fraudes em assinaturas do PSD são denunciadas ao TSE: veja o vídeo

Gilberto Kassab

Gilberto Kassab

O partido Democrata (DEM) anexou ao processo que impede a criação do PSD que tramita no Tribunal Superior (TSE), um vídeo com depoimentos de eleitores que assinaram a lista que apoia a criação do Partido Social Democrata (PSD), que está sendo articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Segundo O Estadão, o vídeo mostra claramente pessoas declarando que assinaram a lista em troca de cestas básicas.

Um dos depoimentos é da aposentada Floripe de Souza Póvoa, que mora em São Salvador do Tocantins.

“Diversas pessoas no município receberam a cesta básica após assinar um documento, foi passadoos aos moradores como se fosse um cadastro do governo do Estado”. Assista ao vídeo que mostra supostas fraudes em assinaturas do PSD de Kassab:


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.