Educação

Felipe Camarão vira mecânico do governo e conserta a Educação

01244_sao_joao_dos_patos_2_6211489443393152311

Mais de cinco mil educadores estão mobilizados em mais uma etapa de formação da Assessoria Técnico-pedagógica do Programa Escola Digna, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a articulação das Unidades Regionais de Educação (UREs) e secretarias municipais de educação.

As ações formativas fazem parte do ‘Eixo Formação Continuada dos profissionais da educação’, do Programa Escola Digna, que tem como objetivo estratégico promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento teórico-prático-cultural dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas públicas do estado do Maranhão.

As formações continuadas são destinadas a professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das redes municipais e estadual de ensino, nos 85 municípios maranhenses que já receberam ou receberão unidades escolares do Programa Escola Digna, até 2018.

Na primeira etapa, realizada em São Luís, no mês passado, 170 técnicos foram capacitados para atuar como formadores e articuladores pedagógicos nos municípios participantes. Na época, foi formada uma Rede de Formação, que agora tem a responsabilidade de desenvolver nos municípios as formações continuadas.

“É uma ação inédita em regime de colaboração dos municípios. Ao todo, mais de 41 mil profissionais da educação destes 85 municípios passarão pela formação continuada. Além da formação, a Seduc disponibiliza, ainda, Cadernos de Orientação Pedagógica aos gestores escolares, coordenadores e professores das redes municipais e assessoria direta às secretarias de educação dos municípios. É mais uma ação do governador da educação, Flávio Dino, que está realizando o maior investimento na área da história do Maranhão”, pontuou o Secretário Felipe Camarão.

Nesta etapa, as ações formativas começaram no dia 15 deste mês em Santana do Maranhão, no Baixo Parnaíba, e seguem até o dia 31 (quarta-feira), finalizando na cidade de Brejo, também no Baixo Parnaíba.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Após 10 anos, escola e creche de Zé Doca recebem água encanada

thumbnail_IMG-20170523-WA0063

A prefeitura de Zé Doca tem realizado um intenso trabalho que tem refletido de forma positiva em todos os setores da sociedade. Ontem, (22) foi um dia histórico para os alunos, pais e professores da Escola Municipal Santos Dumont e creche Piu Piu, que depois de uma década receberam pela primeira vez água encanada.

Para alguns professores e alunos, a chegada da água encanada nas duas unidades escolares era uma realidade distante, mas a prefeitura através da Secretaria de Educação se empenhou de forma intensa para que o benefício tão precioso chegasse e assim aconteceu, o poço artesiano foi perfurado e toda encanação feita, levando água as torneiras da escola.

thumbnail_IMG-20170523-WA0064

A prefeita Josinha Cunha (PR), juntamente com a secretária de educação, Sônia Maria, e sua equipe de governo comemoraram muito o feito histórico. Segundo a prefeita, muitas ações e serviços ainda serão realizados no município, haja vista que o governo está apenas no começo. “Temos uma boa equipe de trabalho, secretários que se empenham ao máximo em suas funções. O resultado disso tudo são as mudanças que estamos promovendo, estamos apenas começando e tenho a certeza que conquistaremos muito mais.”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeitura de Capinzal do Norte implanta projeto educacional especializado

18341840_164290914100132_1477173206408438708_n

Lyonella Moraes (Diretora) Enderson Portela (Sec. de Educação)

A Secretaria de Educação de Capinzal do Norte já iniciou, em parceria com a Prefeitura Municipal, a restauração da sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, Com essa iniciativa a Secretaria de Educação de Capinzal do Norte contempla crianças que necessitam de atendimento e aprendizado.

Projeto de Atendimento Educacional Especializado

É um serviço da educação especial que objetiva identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, oferecendo: a possibilidade de aprender a conviver em uma sociedade pluralista; maior desenvolvimento acadêmico e social para pessoas com necessidades educativas.; e a possibilidade de pessoas sem necessidades educacionais especiais aprenderem a conviver na diversidade e a exercitar o respeito, a democracia e a cidadania.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação / Poder

Escola do Estado está em condições precárias, em Cajari

A situação da escola estadual Quincio Pinto Muniz, localizada em Cajari, é precária.

Fotos abaixo revelam a atual condição da unidade de ensino. Tomada pelo mato, a escola não oferece mais lazer e segurança para o alunos, que não podem mais praticar esportes, pois a quadra está com rachaduras, e qualquer momento uma pessoa pode se machucar.

O matagal permite que criminosos se escondam e ataquem os estudantes.

Além disso, os banheiros também não são limpos com regularidade, permitindo assim que doenças se proliferem.

O caso é sério e autoridades competentes tem que verificar a real situação da escola

Na cidade de Cajari, distante 220 km da capital, mato e sujeira tomam conta da Escola Estadual Quincio Pinto Muniz, onde estudam alunos do ensino fundamental e médio, unica escola a lecionar o ensino médio naquele município.

18280117_10212830815353038_437896958_n

18280710_10212830815433040_918653079_n

18308641_10212830814993029_1345368124_n

18308912_10212830815553043_110152371_n

18337051_10212830815193034_202811577_n


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Professores reivindicam melhorias para educação de Nova Iorque do Maranhão

IMG-20170425-WA0027

Em Nova Iorque do Maranhão, cidade comandada por Mayra Guimarães, a educação tem sido cada vez mais desvalorizada.

Por conta disso, a categoria dos professores municipais decidiram protestar contra os abusos cometidos pela má gestão de Nova Iorque.

Em um ato público, os profissionais da educação reivindicaram melhorias na infraestrutura das escolas, gratificação aos professores, que necessitam se deslocar de um povoado para outro, e o pagamento do recurso dos 15% referente ao ano de 2016 repassado pelo governo federal, que corresponde a integralização salarial.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Obra de creche da Cidade Operária está abandonada

thumbnail_IMG-20170413-WA0088

A situação da Educação de São Luís vai de mal a pior. Creches que foram prometidas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) durante as eleições nunca foram concluídas.

Como é o caso da unidade da Cidade Operária, que deveria ser entregue nesta quinta-feira (13), mas o local está abandonado, servindo de abrigo até para urubus.

A obra foi orçada em R$1.695.479,48 milhão e foi paga com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Porém, está longe de ser concretizada.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Josimar de Maranhãozinho e Secretário da Educação visitam escolas em Pedro do Rosário

IMG-20170403-WA0028

Na última sexta feira (31), o deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR), acompanhado do Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão e do prefeito de Pedro do Rosário Raimundo Antônio (PR), visitaram a escola estadual Teresinha de Jesus Silva Borges, que se encontra abandonada, causando transtornos para o município.

Na ocasião as autoridades se reuniram com pais de alunos e professores para buscar soluções para que a escola volte a funcionar e atender a classe estudantil. O deputado estadual Josimar elogiou o trabalho do Secretário de Estado da Educação que tem se mostrado sensível com as demandas do município. “Quero aqui parabenizar o secretário Felipe Camarão que tem se esforçado muito para garantir uma educação de qualidade para os maranhenses, sabemos que a educação é o melhor caminho para a transformação de uma sociedade, eu como deputado estadual tenho me empenhado ao máximo para ajudar nesse processo.”

Ainda em Pedro do Rosário a comitiva visitou a escola municipal Pedro Cunha Mendes onde acontece a Jornada Pedagógica. Na oportunidade o deputado Josimar conversou com os professores que pediram apoio para que as escolas de Pedro do Rosário tenham o mesmo padrão das de Zé Doca, onde um grande trabalho de ampliação e reformas está acontecendo.

IMG-20170403-WA0027

Parceria

O deputado Josimar de Maranhãozinho, que tem uma grande parceria com o prefeito Raimundo Antônio anunciou 1,5 milhões de reais em emendas para o município que serão investidos na reforma do hospital e na iluminação pública da cidade. “O prefeito Raimundo Antônio é um grande parceiro, sabemos que ele tem lutado muito para melhorar a cidade de Pedro do Rosário e o nosso papel é ajudar nesse processo onde quem ganha é o povo.”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Prefeito de Trizidela do Vale destaca avanços na educação do município

IMG-20170330-WA0056

Na manhã de quinta-feira (30), ao participar da solenidade de abertura da jornada pedagógica promovida pela Secretaria de Educação Trizidela do Vale, o prefeito Fred Maia parabenizou todos os educadores e fez um pequeno balanço sobre sua administração em se tratando da educação no município.

Fred Maia destacou o trabalho desenvolvido nas escolas, tanto da sede quanto da Zona Rural, e da supervalorização dos professores concedendo-lhes aumento de seus subsídios como forma de reconhecer o grandioso trabalho da categoria, mas lembrou de que ainda é pouco e que há muito para se fazer, pois orgulha-se ter nascido filho de professora e por isso não hesita de dar mais dignidade a essa classe que merece muito mais.

Em meio a seu discurso, Fred Maia disse ainda que mais uma novidade será feita em benefício da educação e que será anunciada amanhã quando se encerra a jornada pedagógica.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Educação é prioridade na gestão de Sydnei Pereira

IMG-20170315-WA0073

Educação do município de Anajatuba tem sido prioridade na gestão do prefeito Sydnei Pereira (PCdoB). Desde que assumiu a prefeitura, os índices da educação evoluem anualmente na sede e principalmente nos povoados.

A melhoria na qualidade do ensino é fruto dos investimentos do município e, especialmente, da dedicação dos professores. Hoje não há desvalorização de professores da rede municipal de ensino, não falta merenda escolar nas escolas e aulas estão em dias, conforme o calendário escolar.

O prefeito reforça a gestão que é feita para atender não só a educação, mas todos os setores como um todo. “Nós procuramos tratar todos os setores de maneira igual. Mas não medimos esforços para investir em educação e esperamos com isso criar oportunidades para que a população se desenvolva e cresça com o município”.

Maranhão Verdade

IMG-20170315-WA0074


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Educação

Justiça suspende processo seletivo em Lago da Pedra

m_09032017_1250

Uma decisão proferida nesta quarta-feira (9) pelo juiz Marcelo Santana, titular da 1ª Vara de Lago da Pedra, determinou a suspensão do processo seletivo simplificado de contratação temporária, regulado pelo edital 01/2017 ressalvada as contratações para Professores, Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Saúde Bucal, as quais por serem atividades essenciais e imprescindíveis continuam a ser reguladas pelo referido edital até o julgamento do mérito.

Por se tratar de obrigação de fazer, o Judiciário impôs, em caso de descumprimento, multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), nos termos do art. 537, do Código de Processo Civil.

Trata-se de mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público Estadual em face de ato do Prefeito de Lago da Pedra, Laércio Coelho Arruda, com a finalidade de suspender o processo seletivo simplificado regido pelo Edital nº 001/2017.

O MP, em síntese, argumenta que o referido seletivo visa ao preenchimento de 685 (seiscentos e oitenta e cinco) vagas, e que esse processo seletivo “tem por objetivo burlar os princípios do concurso público e da impessoalidade, já que o edital não atende ao requisito da necessidade temporária de excepcional interesse público e não possui critérios objetivos, consubstanciando-se em verdadeiro aparelhamento do município”.

“Por fim, com a finalidade de melhor instruir o feito em relação ao requisito da necessidade temporária, requisito de ofício ao impetrado todos os documentos necessários a comprovar suas alegações, em especial os editais dos processos seletivos ocorridos a partir de 2009 até a presente data, os quais deverão ser juntados aos autos no prazo de 10 (dez) dias”, sentenciou Marcelo Santana após determinar a suspensão do processo seletivo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.