Brasil

TCU fiscalizará transferência de recursos pela Caixa

tcuO Tribunal de Contas da União (TCU) analisará os contratos de repasse executados pela Caixa Econômica Federal. Serão verificados os processos de desbloqueio de recursos e de prestação de contas final. Esses contratos são instrumentos administrativos pelo qual a Caixa atua, como mandatária da União, para executar e fiscalizar transferências de recursos federais a estados, municípios e Distrito Federal. Os valores desembolsados somaram mais de R$ 4,9 bilhões entre 2010 e 2012.

Levantamento realizado pelo TCU constatou riscos como erro na documentação apresentada e em análises técnicas e inexecução das atividades pelo responsável. De acordo com a auditoria, o nível de probabilidade de ocorrência dessas falhas chega a 35%.

Para o ministro José Múcio Monteiro, relator do processo que autorizou a fiscalização, “a finalidade da auditoria é testar os controles internos e ressaltar os pontos em que há necessidade de melhoria na atuação da Caixa como mandatária da União nos contratos de repasse”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.