Maranhão

Prefeituras do Maranhão registrarão perda de recursos do FPM

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), fez um levantamento, com informações e previsões do Tesouro Nacional e constatou que até o fim deste mês, será registrada a maior queda de arrecadação das prefeituras, em relação ao primeiro semestre de 2015. Os municípios maranhenses deixaram de arrecadar exatos R$ 43 milhões.

Os recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujos repasses são feitos pelo Governo Federal, apresentou queda de 38 por cento referente às primeiras parcelas de cada mês neste primeiro semestre, de acordo com o valor depositado na última sexta-feira (10.)

A queda brutal de recursos do FPM no começo deste mês fez com que prefeitos e prefeitas não obtivessem nenhum fôlego financeiro, muito embora o Governo Federal tenha depositado a complementação de 0,5 por cento do Fundo. Ainda segundo o Tesouro, agosto e setembro, juntos, deverão registrar perdas de recursos ainda maiores e que poderão chegar a quantia de R$ 84 milhões.

A instrução é para que os gestores municipais mantenham-se atentos com relação a situação de crise ocasionada pela queda de recursos.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Agentes da Polícia Federal desembarcam em São Luís

Avião da Polícia Federal (foto ilustração).

Avião da Polícia Federal (foto ilustração).

A Polícia Federal do Maranhão deve realizar no início do próximo mês, uma megaoperação para prender prefeitos e ex-prefeitos acusados de desviar recursos destinados aos municípios através do Governo Federal.

Agentes da PF de estados vizinhos desembarcaram no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís e, segundo informações obtidas pelo Blog do Neto Ferreira, já estão patrulhando os que são considerados integrantes de organização criminosa (ORCRIM).

O superintendente da Polícia Federal do Maranhão, delegado Cristiano Sampaio, deve conduzir a Operação que vai combater crimes contra o erário público.

A movimentação da PF em torno do Maranhão é tão grande que assustou um ex-prefeito de uma cidade próxima à São Luís, do qual já tomou conhecimento que agentes estão no município acompanhando passo a passo.

O nome da Operação é mantida em segredo. Mas, a megaoperação deve provocar graves problemas a políticos importantes do Maranhão. Aguardem!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.