Política

Léo Costa não será candidato à reeleição em Barreirinhas

O prefeito Arieldes Macario da Costa, o Léo Costa (PDT), não será candidato à reeleição em Barreirinhas, conforme informou o deputado federal Weverton Rocha, patrono do partido do estado. Rocha chegou a esse entendimento após realizar pesquisas eleitorais que mostraram péssimo desempenho do prefeito.

Segundo informou Weverton ao Blog do John Cutrim, “não foi uma decisão isolada. O Léo Costa (PDT) está mal nas pesquisas, não alcança dois dígitos, mostramos isso a ele, de forma muito respeitosa. Sendo assim, o entendimento que tivemos é que ou nos unimos lá em Barreirinhas ou perderemos a eleição para o candidato do grupo Sarney, o Albérico Filho”,

Léo Costa amarga números inexpressivos e seria derrotado com facilidade pelo candidato do grupo Sarney, o ex-prefeito Albérico Filho (PMDB). Albérico é uma grande liderança na cidade e deve disputar a prefeitura com o juiz aposentado Amilcar Rocha (PCdoB), candidato do Palácio dos Leões, que tem agora o apoio do PDT, inclusive, do ex-deputado Marcos Caldas (PSDB).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Auxiliar do prefeito de Barreirinhas ostenta nos alpes Chilenos

Enquanto o pais vive seria crise financeira, juntamente vive o município de Barreirinhas, administrado por Léo Costa, com atraso de pagamentos de fornecedores, dentre outros, o secretário de obras do município, se diverte em viagens pelo exterior.

Na ultima semana o mesmo esteve nos alpes Chilenos, brincando com a neve. Desde que assume a secretaria do município o mesmo já se ausentou do município, sem autorização da Câmara de Vereadores, chegando a passar um mês na Europa.

O secretário teria passado mais de 15 dias nos Estados Unidos, sendo que seus vencimentos nunca foram suspensos. Isso é um verdadeiro desrespeito com a população do município de Barreirinhas e ostentação pura.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito desmoraliza Câmara de Vereadores de Barreirinhas

A Câmara convocou na terça-feira (13), a secretária de Regularização Fundiária, a arquiteta Rosâgela e o Procurador do município. O motivo da convocação era para tratar sobre a Lei de Regularização Fundiária.

Mas, o prefeito Léo Costa teria ordenado para os mesmos não comparecerem a sessão e não dar explicação ao Poder Legislativo. O prefeito passou o dia trancado em uma pousada junto dos convocados.

Os vereadores classificam como inconstitucional a Lei de Regularização Fundiária.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Locação de impressoras custará mais de meio milhão para prefeitura de Barreirinhas

Prefeito Léo Costa (Foto: Mauricio Alexandre)

Prefeito Léo Costa (Foto: Mauricio Alexandre)

A cada dia que passa os absurdos na política tomam novas proporções. Administradores agem compulsivamente de olho no dinheiro público, como se fosse a única coisa que lhe restassem fazer quando tomam posse.

Um novo absurdo vem da prefeitura de Barreirinhas, mais um pode-se dizer, já que o prefeito Léo Costa está acostumado a cometer irregularidades, como nepotismo, fraude na merenda escolar e funcionários fantasmas.

Agora, para atender a demanda da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), a prefeitura vai pagar a empresa Ilha Departamentos Digitais Ltda, que está localizada na Vila Luizão, em São Luís, a quantia de R$ 584.040,00 mil para a prestação de serviços de locação de scanners e máquinas de reprografia.

A prazo vigente do contrato é de 12 meses, mas vamos combinar que o valor é absurdo e que por este preço daria para colocar um equipamento em cada casa no município e ainda sobraria verba para comprar as folhas, que como o extrato descreve, não serão fornecidas.

Certamente mais meio milhão será investido na compra de papel.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Prefeito de Barreirinhas cometeu crime com conivência da esposa

Léo e Sandra Costa em viagem à China

Léo e Sandra Costa em viagem à China

Nepotismo: termo utilizado para designar favorecimento de parentes ou amigos mais próximos, em detrimento de pessoas mais qualificadas para nomeação ou elevação de cargos. Todos sabem que a prática é ilegal nos poderes da união, dos estados e dos municípios e se for constatada, pode ser movida uma ação civil pública contra o gestor, por cometer improbidade administrativa, que consiste em um crime.

Acredita-se que o Brasil é um país sem lei quando políticos desafiam a ordem e passam por cima de qualquer lei para satisfazer seus caprichos. Ontem (19), falamos dos funcionários fantasmas que formam um “cabide de empregos” em Barreirinhas e hoje fomos surpreendidos com mais uma atrocidade de Léo Costa, que deixa a desejar, e muito, na administração do município.

A esposa do prefeito, a sra. Sandra Maria Torres da Costa foi contratada como funcionária da prefeitura em 2014, no cargo de Secretária de Gabinete, com salário de R$ 3.361,03 mensais, o que classifica a contratação como nepotismo.

O que falta para o Ministério Público iniciar uma investigação na cidade? Provas não irão faltar contra Léo Costa, que já desviou verbas da merenda escolar, sustenta funcionários fantasmas e agora mais essa.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeitura de Barreirinhas está cheia de funcionários fantasmas

Prefeito de Barreirinhas, Léo Costa

Prefeito de Barreirinhas, Léo Costa

Envolvido em diversos escândalos desde o início de seu mandato, o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, parece ter aprendido tudo o que não presta para não ficar de fora da cúpula da má gestão que domina o Maranhão.

Acusado de desvios e ilegalidades com a merenda escolar, o prefeito agora tem mais uma façanha para acrescentar em seu currículo. Entre uma das atitudes mais imorais que podem ser cometidas por um gestor, Léo Costa mantém na folha de pagamento do município pessoas que nunca cumpriram um dia de expediente.

O “cabide de empregos” tem nomes como o de Aziz Aboud, Aroldo Mandacaru, o ex-deputado Domingos Dutra, que tem salário no município de procurador e, Zé Maria do Sobradinho, que também não trabalha, além de outros funcionários fantasmas.

Os apadrinhados políticos, assim como o prefeito, desdenham da população que fica a mercê de um prefeito que não se preocupa com investimentos para cidade, que padece sobre sua má administração enriquecendo ilicitamente pessoas à custa do cofre público e do suor do contribuinte.

Fica o alerta para que o Ministério Público possa abrir um inquérito para apurar a denúncia e tome providências contra mais essa irregularidade de Léo Costa. Vale ressaltar que o artigo 12 da Lei de improbidade administrativa, ao falar dos atos que atentam contra os princípios da administração conceitua o desvio de poder, como um ato de improbidade administrativa. E neste caso fica claro que a autoridade pública responsável pela nomeação do funcionário fantasma responde administrativamente pela prática do ato.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Prefeito de Barreirinhas sela parceria com o Governo do Maranhão

LEOCOSTAEROSEANA

A governadora Roseana Sarney se reuniu com o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, na tarde desta segunda-feira (16), no Palácio dos Leões, para tratar de parceria institucional em diversos setores, como infraestrutura, segurança, meio ambiente e lazer. Participaram do encontro o secretário de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz; a deputada estadual Graça Paz; e o secretário municipal de Obras, Zequinha Mota.

“Foi um encontro muito positivo, principalmente para a população do município. O governo, por meio de cooperação com as prefeituras, está beneficiando comunidades em todo o Maranhão e em Barreirinhas também vamos trabalhar em conjunto para que mais obras e ações cheguem à cidade”, declarou a governadora Roseana. Ela assinalou, ainda, que o município recebeu diversos investimentos do governo estadual e destacou o Hospital de 50 leitos, que está em pleno funcionamento.

O prefeito Léo Costa confirmou os avanços na área da saúde e ressaltou a importância de contar com o apoio do governo para a execução de obras. No encontro, Léo Costa também observou o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), comandado pelo maranhense Gastão Vieira.

“É de fundamental importância para o presente e o futuro de Barreirinhas a consolidação de uma forte parceria entre o Estado e a Municipalidade, assim como já acontece entre Governo Federal e o nosso governo nas áreas do Turismo e do Esporte”, assinalou Léo Costa, que apresentou diversos pleitos à governadora.

Entre as solicitações do prefeito, estão a municipalização do trânsito, incluindo a criação de uma Ciretran e a sinalização das vias; a pavimentação em bloquete de ruas e avenidas da cidade; e a construção do acesso ao novo aeroporto (cerca de 2 Km de via).

Léo Costa solicitou, ainda, a abertura de estradas vicinais, ligando diversos povoados, com recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop); auxílio na elaboração de um projeto do Plano de Manejo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; regularização da Trilha de Motociclos nos Pequenos Lençóis; e a cooperação Estado-Município para consolidação do Parque da Cidade, na área do antigo aeroporto.

O secretário de Programas Especiais, Clodomir Paz, também avaliou o encontro como positivo. Ele assinalou que algumas das demandas feitas pelo prefeito já estão sendo atendidas e outras serão encaminhadas às secretarias pertinentes.

“Muito já está assegurado, como é o caso da pavimentação de ruas, da implementação da Ciretran e das estradas vicinais. Algumas serão avaliadas pela pasta, para que seja dado o encaminhamento devido”, afirmou Clodomir Paz.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Albérico passa “vexame” ao tentar cassar prefeito de Barreirinhas

“O povo não aceita golpe. O povo repudia violência política. Barreirinhas quer Paz”. Estas foram as frases estampadas em faixas e cartazes, empunhadas por dezenas de manifestantes que ocuparam a frente da Câmara Municipal de Barreirinhas para protestar contra a tentativa de golpe e cassação do mandato do prefeito Léo Costa, ontem terça-feira (12).

Em um movimento de total desespero articulado pelo candidato derrotado pela terceira vez no município, Albérico Filho, pelo ex-prefeito Miltinho Rocha – que teve o mandato cassado pelo próprio Albérico Filho -, e pela atual vice-prefeita, Conceição França, vereadores tentavam usar subterfúgios para tirarem o mandato do prefeito Léo Costa.

Um desses motivos seria denúncias de má aplicação de recursos no transporte escolar do município.

Ex-prefeito de Barreirinhas.

Ex-prefeito de Barreirinhas.

Porém, uma auditoria do Ministério da Educação (MEC), cujo relatório foi divulgado na semana passada, revelou que os recursos da educação foram desviados em gestões anteriores.

O ex-prefeito Albérico Filho, por exemplo, terá que devolver aos cofres públicos mais de 3 milhões de reais, e o ex-prefeito Miltinho Rocha, também terá que devolver recursos desviados da educação em sua gestão.

A tumultuada sessão com discursos vazios por parte dos vereadores de oposição, foi encerrada sem nenhuma decisão. A vice-prefeita Conceição deixou a casa legislativa debaixo de vaias e os manifestantes pró Léo Costa aproveitaram para fazer carreata pela ruas da cidade comemorando o desfecho da tentativa frustrada de cassação do prefeito.

O vereador Raimundo Bajuca, vice-líder do Governo na Câmara de Barreirinhas, desqualificou o esquema que queria cassar o prefeito Léo Costa, com um discurso categórico e objetivo.

A política de Barreirinhas, principal portão de entrada para os Lençóis Maranhenses, tem vivido este ano fatos, no mínimo, inusitados, onde o candidato derrotado pela terceira vez, Albérico Filho, sobrinho do ex-presidente José Sarney, chegou ao poder através da cassação do mandato do prefeito Miltinho e agora, o próprio Miltinho Rocha se une ao seu principal adversário para tentar um golpe contra o atual prefeito.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Opositor, prefeito de Barreirinhas buscará ajuda do governo Roseana

O prefeito da cidade turística de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), em entrevista concedida a Difusora, falou sobre a real situação em que se encontra um dos principais polos turístico do Maranhão.

Governo Roseana deve não ajudar Léo Costa.

Governo Roseana deve não ajudar Léo Costa.

O peemedebista e ex-prefeito Albérico Filho, nos últimos anos de mandato não realizou obras impactantes deixando a cidade totalmente abandonada.

A situação que se encontra Barreirinhas é tão desastrosa, que o prefeito opositor ao governo Roseana, pediu ajuda imediata ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

Ano passado, após investigações e determinação da Justiça, o concurso público que seria realizado foi cancelado.

Léo Costa disse que o concurso era “extemporâneo” e culpou o Albérico Filho pela suspensão. Para ele, a motivação da não realização do concurso se deu pela condução de um gestor em fim de mandato o que resultou no cancelamento.

O Blog do Neto Ferreira, noticiou como primeira publicação no dia 28/07/2012, data em que se iniciou o blog, o escândalo que ganhou repercussão nacional no Fantástico sobre a construção de mansões as margens do Rio Preguiças (reveja).

As mansões de luxo que aparecem nas imagens – do suplente de Senador, Clovis Fecury e o empresário dono da rede de Ótica Diniz -, foram construídas em áreas impróprias há dois anos, mais até hoje nada foi feito pela justiça maranhense. Uma vergonha!

De acordo com Léo Costa, será feito um mapeamento para saber se as localizações das mansões estão gerando impactos ambientas.

Ainda segundo o prefeito, a cidade está buscando preparo para receber os turistas, ampliando e capacitando quem atua na cidade no setor turístico.

Léo Costa já solicitou audiência com o secretário de Turismo, Jura Filho, e com o ministro do Turismo, o maranhense Gastão Vieira.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.